Qualidade de vida

Mobilidade = flexibilidade mais alongamento

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“Mobilidade é a capacidade e a característica do esportista de conseguir executar movimentos com grande amplitude oscilatório sozinho ou sob influencias externas em uma ou mais articulações, considerada uma capacidade motora em parte condicionada pela coordenação.” Essa á afirmação de Jurgen Wernick quando questionado sobre o que era movimento em 2000.

A flexibilidade é a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou em um grupo de articulações, flexibilidade implica na liberdade do movimento e na capacidade de uma articulação em mover-se com fluidez em sua amplitude de movimento.

Alongamento proporciona aumento na mobilidade e é resultante do aumento do comprimento de estruturas de tecidos moles e das características plásticas das fibras musculares.

Existem dois tipos de alongamento, o alongamento ativo e o alongamento passivo. O ativo são movimentos ginastico que ampliam os limites normais de mobilidade das articulações através da repetição dos movimentos.

O passivo: As forças externas são de grande importância, pois proporcionam um maior alongamento de um determinado músculo.

Benefícios da mobilidade:

  • Maior amplitude de movimento
  • Mais força
  • Aumento da fluência
  • Melhora da eficácia
  • Otimização da recuperação
  • Economia da corrida
  • Prevenção de lesões e alivio da dor
  • Relaxamento muscular e de estresse
  • Postura e simetria corporal

Referência: Martins, Henrique. Treinamento de corrida: Guia completo do iniciante ao avançado. 1ª edição. São Paulo: Editorama, 2008. 159 p.

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