Qualidade de vida

O que é mindfulness e como praticar a atenção plena?

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Estar focado é uma habilidade que basicamente todos desejam ter, pois pelo excesso de informação diário e o acúmulo de tarefas, procrastinar ou pensar em situações que não são os objetivos do momento é uma consequência de ter a mente ‘nas nuvens’. Para combater esses problemas, o mindfulness é uma técnica (e ferramenta) que qualquer pessoa pode ter na rotina diária.

A prática possibilita que você esteja no momento presente, além de aprender a focar e deixar questões do passado ou ficar projetando o futuro sem a necessidade, logo, divagar não será algo comum e você terá como um dos impactos, a produtividade no dia a dia.

Se interessou por essa técnica e deseja aprender um pouco mais sobre? Então fique aqui para descobrir mais e como iniciar na prática!

O que é mindfulness

Mindfulness é um termo de origem inglesa que tem a tradução para a língua portuguesa como ‘atenção plena’ ou ‘consciência plena’. Essa é uma técnica muito utilizada atualmente, pois é considerada uma habilidade ou estado da mente em que o praticante controla os pensamentos, emoções e tem a capacidade de estar livre de julgamentos, logo, ela traz paz, tranquilidade e mais qualidade de vida.

Muitos conhecem a atenção plena como um estilo de meditação, porém ela foge do tradicional, pois como é um estado da mente e do corpo, não é necessário estar parado e refletindo por certo momento. Ela é integral à rotina, então pode ser feita a qualquer momento.

Ela terá alguns sinônimos mais simples na rotina, como atenção, cuidado ou concentração. Sabe no dia a dia quando se tem muita coisa para fazer, mas você não consegue focar e fica com excesso de pensamentos, voltando em situações do passado ou com medo do futuro? O mindfulness vai ajudar a centrar a sua rotina, pois é uma prática de prestar atenção, de ficar em observação e saber o que fazer no agora.

Se você é uma pessoa estressada ou que sofre com ansiedade, a atenção plena ajuda a compreender essas questões, de forma que não exista o auto julgamento e uma cobrança por ainda não ter foco, pois ela está para entender os pensamentos, sentimentos e como é possível parar com muitos devaneios que impedem a produtividade, por exemplo.

Ou seja, se deseja estar presente, ter consciência dos atos e conseguir otimizar a qualidade de vida, o mindfulness é uma técnica de alto impacto na rotina, além de ser aliada em demais práticas, como as esportivas.

Benefícios do mindfulness

Agora que já conhece com detalhes sobre a prática da atenção plena, você confere abaixo alguns benefícios no seu dia a dia:

1. É para todos

É só escutar a palavra meditação que muitos fogem, pois acham que precisa ser calmo, ser positivo a todo momento e gastar horas em silêncio, mas o caminho não é esse. O mindfulness é uma técnica simples que não necessita de condicionamentos para a prática, logo, ele é para todos.

Esqueça essa ideia de que para focar, você precisa necessariamente estar parado. A atenção plena pode ser executada prestando atenção na respiração, em uma caminhada, numa prática esportiva como o yoga e por assim adiante. A mensagem é que não existe limitação e nem bloqueio para evitar a técnica!

2. Ajuda no dia a dia

Estresse, cansaço, ansiedade e falta de foco. Essas são algumas palavras que definem a rotina de muitos, então se deseja melhorar essas sensações e conseguir viver com mais tranquilidade e harmonia, o mindfulness é a opção correta na sua vida!

Por focar no presente e estar livre de julgamentos, a atenção plena vai trabalhar os turbilhões de sentimentos e sensações que estão no seu interior, logo, irá chegar na tão esperada paz de espírito, pois a ansiedade consegue ser controlada e você terá mais harmonia na vida, além de melhorar o bem-estar.

3. Reduz os anseios da vida

É bem provável que durante o dia você pense no futuro, o que deseja conquistar, mas ao mesmo tempo também pensa em coisas do passado, o que foi bom ou o que poderia ter mudado e esquece de viver o presente.

Os anseios do tempo têm um alto impacto na vida de todos, até porque todos são ensinados a pensar no futuro, a prosperar, e que só quando chegarmos nas conquistas que teremos realização, ou seja, esquecemos que isso é um processo, e que para chegar nos objetivos é preciso viver o agora.

Sendo assim, ao ter o mindfulness na sua rotina, os anseios serão reduzidos e você irá perceber a importância de aproveitar o momento, as pessoas e prestar atenção no que está construindo agora. O depois será uma consequência daquilo que planejou no presente.

4. Aumenta a produtividade

Trabalhar e conseguir ter fluidez é uma capacidade que todos podem ter, porém, com o acúmulo de informação que cada um recebe diariamente, é bem difícil parar e produzir algo sem ter muitas pausas para verificar as redes, andar, ou colocar a cabeça no lugar.

Se a atenção plena ajuda a ter foco, a produtividade será um impacto positivo na sua rotina, então não tem nenhum motivo para começar agora a prática!

5. Melhora a qualidade de vida

Por fim, um grande benefício do mindfulness é a totalidade que ele terá em você: a qualidade de vida. Seja por uma pequena prática, por conseguir se encontrar e executar seus objetivos, a atenção plena vai reduzir o estresse, tirar um grande peso das suas costas, além de poder ser feita a qualquer momento. Ou seja, é só dar o primeiro passo para conseguir ter as maravilhas que são os benefícios citados logo acima.

Mindfulness para iniciantes

Para colocar em prática o mindfulness, não precisa de altas técnicas ou um preparo completo como na meditação. São passos e situações simples no seu dia a dia que garantem uma grande eficácia de paz, tranquilidade e qualidade de vida. São elas:

1. Não tenha distrações: evite o uso do celular e tente prestar atenção nas tarefas da sua rotina. Aos poucos, você consegue eliminar a procrastinação e ganhar produtividade.

2. Faça exercícios saudáveis: todo exercício garante qualidade de vida, porém existem alguns específicos que ajudam a acalmar a mente e colocar a meditação no dia a dia, como pilates e yoga.

3. Descanse bem: para ter um dia com foco e não ter desânimo, é necessário dormir bem e evitar tempo com situações desgastantes, então pense na saúde do corpo.

4. Sinta as emoções: um passo importante para todos é perceber o que está sentindo e quais as sensações que pessoas e ambientes te passam, então não esqueça de praticar isso, pois a atenção plena irá agir.

5. Não se cobre em excesso: um dos pontos principais para não focar no presente é pensar no futuro e se está no caminho certo. Faça um planejamento da sua vida e não esqueça de viver o agora.

São situações simples, mas que garantem uma ótima eficácia na rotina diária. Coloquem como prioridade a prática do mindfulness e em poucos dias terá grandes resultados!

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