Práticas esportivas

Treinus Ensina: Metodologias para treino de natação

single image

Metodologias para treino de natação são necessárias.

Quando se fala de natação muita gente pensa que seja uma atividade instintiva ou natural, ou seja, uma atividade que não precisa de treinos ou aprendizado

Caminhar, correr, saltar são movimentos primordiais e naturais dos homens, que se desenvolvem por instintos desde antes do primeiro ano de vida.

A natação não é um hábito instintivo, nem uma tendência hereditária. A natação é uma habilidade adquirida através de um processo de aprendizagem.

Por isso é fundamental que exista uma metodologia para o ensinamento e a prescrição de exercícios dessa modalidade, é muito importante porque é uma atividade física das mais completas e saudáveis. Ela pode ser praticada desde a infância até a velhice.

Durante o ato de nadar a fluidez do sangue não deve sofrer maior dificuldade em oxigenar o cérebro.

Existem diversas vantagens na prática da natação, que são as amplamente reconhecidas: fortalecimento das funções cardíacas e respiratórias, o amplo desenvolvimento muscular, graças à participação de um número grande de grupos de músculos, desenvolvendo coordenação e ritmo.

Uma questão fundamental é : para alguém se tornar um praticante de natação é indispensável que esse processo seja feito com conhecimentos básicos sobre a técnica que permitirá a realização e um desenvolvimento fácil e econômico (no sentido do gasto de energia) no meio aquático.

Para que isso seja alcançado é necessário que a prescrição dos treinos esteja a cargo de um profissional especializado e capacitado .

Para isso é necessário que o treinador, no treino de natação, tenha todos os recursos técnicos e metodológicos apropriados para que a metodologia seja eficaz e positiva, eliminando os efeitos, os movimentos mal feitos e os maus hábitos ao nadar.

Garota participando de um treino de natação
A natação é uma das atividades mais completas que existem!

Metodologia para prescrição de treino de natação e seus objetivos.

O objetivo de uma metodologia para prescrição de treinos e ensino de natação é desenvolver um programa que envolve da prática do esporte e que poderá traduzir a tentativa de organização de atividades.

É importante saber que esse programa se deve estabelecer tendo como prioridade os objetivos que serão alcançados através de uma seleção de atividades, exercícios que são adequadamente utilizados e permitam que o objetivo seja alcançado.

De modo geral os processos de ensino e treino da natação tem como princípios básicos presentes:

  • A pessoa deve aprender natação, não apenas um dos estilos;
  • A noção de duração de aprendizagem não existe;
  • A ordem das etapas de ensino e treino de natação deve ser rigorosamente respeitada;
  • A ação deve ser dinâmica e permanente.

E os objetivos específicos podem ser os mais variados. Veja alguns exemplos:

  • Que as pessoas aprendam natação;
  • Que os alunos aprendam e dominem a técnica dos quatro estilos de natação;
  • Que os alunos tenham condições de praticar a natação como atividade esportiva;
  • Que os alunos alcancem, através da natação, uma atividade útil para sua saúde, segurança e objetivos dentro da vida de atleta;
  • Que os alunos melhorem seus tempos em provas que tenham a natação;
  • Que os alunos atinjam seus objetivos e melhore seus tempos.

Esses são apenas alguns exemplos. Cada objetivo vai depender dos desejos e possibilidades de cada aluno/atleta.

Para utilizar alguma metodologia para prescrição de treino de natação é fundamental que o treinador utilize os conceitos apropriados, tendo em consideração a idade e o nível do assessorado.

Pode ser interessante focar em uma habilidade por vez, pois isso permite que os nadadores dominem as habilidades antes de incluir elementos adicionais.

Assim que desenvolver uma metodologia uma das fases mais importantes é a demonstração. Mostrar aos nadadores como fazer algo é de fundamental importância.

Muitos podem já ter alguma base, mas mesmo assim ver uma demonstração ou uma imagem de como fazer é o melhor método de prescrever exercícios.

Aprendeu como melhorar a metodologia dos seus treinos? Agora o que acha de melhorar o seu desempenho nas piscinas? Aqui temos um artigo que vai poder te ajudar com isso, aproveite!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados