Práticas esportivas

Vivendo o esporte para além do hábito!

single image

Muito se fala em redefinir hábitos, mudar consumo e transformar a atividade física em rotina para se viver de forma mais saudável. Mas para além do estilo de vida mais leve, existe também quem descobre na prática diária bem mais que uma necessidade, uma paixão. Foi assim, despretensiosamente, o grande e apaixonante encontro entre Mércia Santos de Castro e o esporte.

Interessada por atividades físicas há muito tempo, aproximadamente 10 anos, a também professora de química se aventura em diversas modalidades, mas foi na corrida que a conexão realmente aconteceu. De acordo com Mércia, foi amor à primeira vista e esse sentimento inclui o esporte em suas mais variadas vertentes, seja nas ruas, na esteira ou nas trilhas. E foi assim, aos poucos, que o sentimento de principiante deu lugar à curiosidade por testar seus limites e evoluir na performance, levando-a ao status, como ela mesma se define, de uma “corredora de verdade”.

Correndo por aí

Com a vontade de desafiar seus limites em seu esporte do coração, aos poucos a atleta começou a se aventurar pelas ruas e ir além. O marco foi em 2015, quando entrou para o grupo “Correndo por aí” e por meio dele estreitou o elo tanto com a corrida, quanto com as pessoas que também compartilhavam dessa paixão. “Conheci várias pessoas, fiz novos amigos e comecei a participar de provas de corrida. Realizei minha primeira prova em dezembro de 2015, apenas 5 km… Mas seriam os 5km que transformariam a minha vida., comenta Mércia.

Hoje, os 5km iniciais que serviram de impulso para atleta, se multiplicaram a números incontáveis. Em sua rotina atual, a corrida está presente pelo menos três vezes por semana, bem como provas em sua cidade e também fora dela. “Hoje correr se tornou prioridade pra mim, então me planejo a cada semana para que os treinos não fiquem de fora da minha agenda. Na minha opinião, tudo é questão de prioridade e planejamento.”, conta animada ao constatar também todos os benefícios que a prática lhe trouxe, como mais energia, disposição e, é claro, os novos amigos.

Assessoria Esportiva e conquistas

Para cumprir todos os desafios que se propõe e ainda superar cada um deles, a atleta conta com um apoio muito importante: a assessoria esportiva.Acho de extrema importância ter alguém que é preparado para nos auxiliar e ao mesmo tempo nos incentivar.”, assume a professora.

Sua primeira experiência com o acompanhamento profissional foi a Steel Run, que, segundo ela, teve extrema importância na preparação para sua primeira maratona. Hoje, os treinos são feitos com o suporte da Assessoria Adrenalina. 

Desde que decidiu começar a vida na corrida as conquistas vieram naturalmente, mas também com muito empenho. Nessa jornada, Mércia participou de várias provas importantes, meias maratonas, duas maratonas e até mesmo a ultramaratona XTerra Estrada Real (50 km), também em 2018 e a maratona do Rio de Janeiro em 2019. “A mais importante pra mim foi a conquista de correr a minha primeira maratona em 2018. A maratona internacional de Florianópolis.”, conta orgulhosa.

O princípio de todo corredor é não parar

Para uma corredora tão apaixonada, parar não está nem de longe nos planos. Por isso, Mércia Santos estabelece metas esportivas e após cumprí-las não cansa de superar seus limites. O sonho mais próximo a ser conquistado é correr outra maratona no próximo ano e também participar dos 80 km da UD de Passa Quatro. Quanto aos seus maiores desejos, a atleta responde de pronto: “Quero superar sempre mais os meus limites, ter vida longa na corrida”.

Tanta força e empenho também fazem parte de sua rotina, mesmo nos dias em que a disposição resolve não aparecer. Quando isso acontece, o comando é um só: ir. “Dias de indisposição existem pra qualquer pessoa, e pra esses dias minha dica é: calce seus tênis e só vai… 100 metros de cada vez, num instante eles se transformam em quilômetros e seu treino tá feito.”, incentiva a atleta.

A busca por essa motivação deve ser feita dia a dia, tanto para os veteranos no esporte e principalmente para aquelas pessoas que gostariam de começar a treinar, mas ainda se sentem desmotivadas: “Não procrastine, comece hoje mesmo. Sua maior motivação é você mesmo. Vá por você e pra você.”

Para Mércia, o objetivo maior é tentar ser a sua melhor versão a cada dia e fazer com que os medos sejam sempre menores do que a vontade de vencer: “Lembre-se: todo dia é um bom dia para você começar ou recomeçar.”, finaliza.

Sobre a atleta

atleta mércia santosMércia Santos de Castro é pós-graduada em Licenciatura de Química, apaixonada pela corrida e todas as suas vertentes. Atualmente divide a rotina entre suas maiores paixões: corrida, família, amigos, trabalho e um novo amor, o pedal. A atleta também adora leitura e é adepta da meditação para equilibrar corpo, mente e espírito.

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados