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Como a memória muscular pode ajudar no processo de recuperação?

Você já deve ter escutado por ai a seguinte frase: nossos músculos tem memória. Por isso temos que saber como ganhar massa muscular, utilizando a nossa memória muscular de maneira correta.

Nosso organismo foi desenvolvido de uma maneira que alguns atletas mesmo depois de passarem muito tempo sem praticar uma modalidade, quando retomam tem maior facilidade de se acostumar, alcançar flexibilidade, rendimento e até atingir desempenhos melhores.

Mas não é só isso: a memória muscular pode ser uma grande aliada tanto em como ganhar massa muscular, quanto na hora da recuperação. E é isso que iremos te apresentar nesse artigo.

Como ganhar massa muscular, utilizando a nossa memória muscular de maneira correta

Como ganhar massa muscular, utilizando a nossa memória muscular de maneira correta?

O que é memória muscular?

A memoria muscular é o resultado da capacidade que nossa mente tem de aprender e gravar conceitos e rotinas para serem transmitidas aos músculos.

A memória muscular faz com que nosso corpo assimile rotinas e que nossos músculos se lembrem do que nosso cérebro comunica. Não podemos cometer um erro grave: mesmo nosso corpo tendo memoria muscular, ele não se lembra de tudo de uma hora para a outra.

Por isso, muitas vezes, quando retomamos a atividade do ponto que paramos podemos ter como resultado uma lesão corporal. Para tanto é fundamental sabermos utilizar a memória muscular para nosso beneficio.

Como utilizar na prática?

A temática da memória muscular é estudada há muito tempo.

O que se sabe até o momento é que a recuperação rápida tem sua origem ligada a quantidade de adaptações que se geram no sistema nervoso central enquanto se treina.

Essa memoria que em um momento posterior permitira esses avanços num período curto de tempo. Por isso, podemos pensar que essa é uma das principais razoes pelas quais a memoria muscular pode nos ajudar na recuperação.

De maneira simples e direta podemos pensar: é muito mais fácil lembrar de uma coisa que já sabemos do que aprender uma coisa nova. Essa ideia também vale para os músculos.

Utilize de maneira correta

Mas temos que ficar atentos: a memória muscular é uma faca de dois gumes. Nosso cérebro trabalha processando todo tipo de informação sem fazer distinção se ela é boa ou ruim.

Por isso, se te ensinam um movimento de forma equivocada é obvio que você criara um mal habito e isso pode ser muito difícil de corrigir. O mesmo vale para a recuperação: se sua memória muscular não estiver afiada com práticas corretas ela também poderá te atrapalhar muito.

Em vez de lembrar a forma correta para sua recuperação ela pode acelerar o aparecimento de uma nova lesão.

Mas afinal, como evitar utilizar a memória muscular na recuperação ?

  • Aumente seu tempo de aquecimento até que você esteja totalmente acostumado com a nova rotina.
  • Acrescente exercícios específicos como: corda, abdominais, step e pedalada.
  • Vá aumentando de forma gradual sua carga de exercício.

Não existe nenhum empecilho em retomar os exercícios depois de um período de tempo, mas a chave da questão é ajudar nosso corpo a recuperar o que perdemos.

Para tal também é fundamental estar acompanhado de um bom profissional. Isso acaba evitando erros recorrentes na hora do treino.

Conclusão

É importante lembrar que depois de ter uma lesão, ou mesmo para retomar as atividades físicas e alcançar os mesmos resultados se todo o processo para ganhar memoria muscular for feito de forma correta você não ira perder muito resultado.

Seus músculos voltarão e sua lesão pode ser recuperada sem todo o trabalho e custo das primeiras vezes.

Fique tranquilo, quando deixamos de treinar por alguma questão é mais que normal que a gente perca uma parte dos músculos que ganhamos.

Mas a memória muscular está ai para provar que o que pensamos que havíamos perdido não desapareceram completamente.

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