Práticas esportivas

Saiba qual a melhor roupa para correr em cada ocasião!

single image

Seja na rua ou esteira, a prática de corrida terá muitas variações, não só de solo, como também de clima, dependendo do dia. Com isso, é necessário saber qual a melhor roupa para correr em cada ocasião, pois além de ajudar na performance, garante conforto durante os exercícios.

Por acaso você sabe quais são as melhores opções para cada caso? Algumas peças já devem ser descartadas, como calça ou bermuda jeans, pois são pesadas e atrapalham o movimento. Porém, existem outras escolhas que são bem-vindas! Fique aqui para saber como escolher sua roupa para correr.

Qual a melhor roupa para correr?

Não existe apenas uma opção que será essencial! As roupas esportivas são um conjunto, então vão além de blusa e short. O tênis para corrida e meias também são acessórios necessários para o conforto do atleta, além de ajudar a evitar lesões.

Sim, ao investir em roupas para a corrida, você atleta garante a segurança nos exercícios, pois a vestimenta também é uma questão de proteção na hora de praticar atividade física!

São inúmeras possibilidades, e aqui ficam algumas opções que devem ser consideradas ao correr:

1. Roupas de malha leve

Em primeiro lugar, é legal ressaltar que a região dos treinos é feita em locais frescos. O Brasil é um país de clima agradável, então dificilmente terá uma temperatura baixa recorrente para treinar. Sendo assim, as roupas de malha leve devem ser a primeira escolha do corredor.

Além de facilitar a respiração do corpo, elas ajudam no movimento, o que tem como consequência auxiliar no desempenho da corrida.

2. Tênis para corrida

Outro ponto essencial é utilizar um tênis para corrida ideal para seu pé. Existem 3 tipos de pisada: pronada, supinada e neutra. Cada uma tem seu diferencial, então é essencial saber como seu pé funciona, pois assim você garante um investimento certeiro no esporte.

Além disso, o tênis para corrida é uma necessidade, pois ao correr na rua, por exemplo, a diferença do solo atinge as articulações, então o par de tênis precisa ser adequado para absorver o impacto e não lesionar seu corpo.

E vale lembrar que sempre é necessário valorizar o conforto e não estética! Invista na opção que cabe no seu bolso e que seja boa para praticar a modalidade.

3. Meias esportivas

Muitos pensam que a boa meia 100% algodão é a melhor saída para a corrida. Ela é uma opção, porém não é a mais recomendada. O tecido não é adequado para a prática, pois não oferece a devida proteção, o que pode, a longo prazo, deixar alguns machucados nos pés.

Invista em meias esportivas, pois além de proteger o pé, você garante que ele não sofra lesões durante a prática!

4. Camiseta térmica

Agora, indo para as opções quando a temperatura cair, a camiseta térmica é uma escolha que serve de segunda pele para o corredor. Elas ajudam a manter o corpo aquecido, além de ajudar alguns atletas após o treino, pois mantêm o calor corporal e também são uma ótima escolha para não ficar com uma roupa cheia de suor após a corrida.

5. Legging

Tanto para mulheres como para homens, a legging é uma opção confortável que ajuda na movimentação, além de deixar a região inferior aquecida. O tecido ajuda na respiração da pele, o que ajuda a secar rapidamente o suor.

A ressalva vai para o público masculino, pois eles ainda têm um preconceito com a peça, uma vez que o grande público são as mulheres. Porém, a roupa serve para ambos os sexos.

6. Luvas de corrida

Opção para manter a mão quente, as luvas servem para conseguir regular a região do braço e deixar a temperatura agradável, o que não gera incômodo na prática. É um acessório pouco divulgado, mas é muito útil para a maioria dos corredores.

O tecido tecnológico ajuda a proteger as pontas dos dedos, evitando assim a saída de calor, o que proporciona conforto ao correr no frio. 

7. Manguitos e pernitos

Por fim, os manguitos e pernitos são ótimas opções para o calor e frio! Eles são um par de mangas e meias longas que se aderem ao corpo nas regiões que não ficam cobertas por shorts e camisas. Eles são ótimos para aquecer e manter o calor do corpo, além de fácil utilização, tanto no início da prática até a sua finalização.

Adapte-se ao clima

Mesmo em clima tropical, é possível ter alterações no clima, e você corredor precisa estar pronto para as diversas variações. Para isso, adapte-se ao clima, ou seja, veja o que é viável para o dia, além de verificar a temperatura.

Em dias com 20 graus ou mais, é possível usar roupas leves, sem muita preocupação com equipamento térmico. Mas caso sinta frio com uma temperatura relativa aos 20 graus, tenha sempre consigo um par de manguitos e pernitos para cobrir as regiões expostas.

Agora, quando a temperatura cai para menos de 20 graus, já começam as preocupações com roupas térmicas, o uso de legging e luvas esportivas. O foco é usar a lógica de camadas, então use short com pernitos ou uma calça legging, uma blusa térmica e, se a temperatura estiver muito abaixo, um casaco impermeável ou corta-vento para não sofrer com o atrito do ar gelado na pele.

A corrida pode ser feita em diversos climas e condições, basta estar adaptado com a melhor roupa para correr em cada ocasião.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar ele nas redes sociais!

Posts relacionados