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Fartlek é um método de treino criado pelo treinador sueco Gösta Holmér, no final dos anos 30, na tentativa de superar a supremacia finlandesa nas corridas de longa distância (um dos maiores corredores da história era contemporâneo de Holmér e finlandês, Paavo Nurmi).

Ainda mais, as estruturas que ele encontrava para treinar na Suécia não eram lá essas coisas se comparadas com as que a Finlândia possuía.

Ao tempo que Gösta Holmér lançava o Fartlek, os treinos intervalados também começavam a ser introduzidos na Alemanha pelo treinador Dr. Woldemar Gerschler e o cardiologista Dr. Herbert Reindel.

Ambos os treinos têm o objetivo de maximizar o condicionamento, a eficiência e o tamanho do coração.

Mas o que é Fartlek?

Fartlek é o termo em sueco para “jogo de velocidade”. O método consiste basicamente em alternar a intensidade em uma corrida contínua.

Combinando, assim, um treino contínuo e de ganho aeróbio com ritmos mais fortes que o esforço para uma corrida longa.

No fartlek, o corredor vai “brincar” com a corrida (a palavra ‘fartlek’ em sueco quer dizer algo como brincadeira), ora correndo em alta intensidade, ora em uma intensidade leve.

Melhor local para treino

Num treino de fartlek, você pode variar o terreno.

De fato, os primórdios do método foi para ser utilizado nas trilhas e bosques onde os atletas costumeiramente treinavam. Geralmente, os treinos tinham 12km, sendo que 5 desses 12 quilômetros eram numa velocidade acima do que eles pretendiam impor nas provas.

É preciso lembrar que cada km desses 5 quilômetros era feito de forma alternada até que se completasse a distância dos 12km programada. Isso era repetido de 3 a 5 vezes por semana.

Variações

Com o tempo, o método foi ganhando variações e hoje em dia podemos ver uma série delas. Por exemplo, uma pessoa que está iniciando os treinos de corrida e precisa de uma adaptação, invariavelmente, faz Fartlek. Como?

A simples alternância entre caminhada e corrida já é um tipo de fartlek. Portanto, você que está iniciando nas corridas e se quiser dar um nome para o seu treino, pode chamá-lo de “fartlek” sem problemas.

O Fartlek também se consolidou em todos os outros esportes que têm a necessidade de estabelecer um ritmo e um certo condicionamento aeróbio.

No ciclismo, para citar um, é amplamente utilizado tanto por amadores quanto pelos atletas de elite como forma de vencer montanhas ou mesmo percursos com dificuldades externas (como vento ou uma topografia variada).

Na natação, o fartlek serve para os mesmos fins e é muito utilizado nas séries longas (por exemplo: 2.000m contínuos) como forma tanto de variar a intensidade quanto de ganhar uma melhor dinâmica e a distância ser percorrida com mais concentração.

O Fartlek é uma modalidade simples e versátil, que qualquer um pode aderir, basta você seguir seu ritmo.

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Por Breno Leal

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