Práticas esportivas

Conheça o treino de Fartlek e saiba seus benefícios!

single image

Todo corredor, sempre que possível, está colocando algum novo desafio para a sua rotina esportiva. Desde melhorar o condicionamento físico até impulsionar a performance, as metas e os variados tipos de treinos vão ser aliados do atleta neste momento. Para ajudar no desempenho e ganhar rendimento, uma técnica da modalidade que cresceu foi o Fartlek.

Por acaso já ouviu falar sobre a prática? O Fartlek vai ajudar o corredor, através da sua intensidade, no ganho de força e resistência. Para saber mais, é só continuar aqui e descobrir detalhes sobre o assunto!

O que é Fartlek?

Fartlek é uma palavra de origem sueca que virou um termo no mundo dos corredores. Seu significado pode ser traduzido como “jogo de velocidade”, pois impulsiona o atleta a chegar no seu limite. Por se tratar de um jogo, a prática tem como objetivo ser algo leve e descontraído, mas que proporcione muitos benefícios ao atleta.

A tradução da palavra também pode variar, significando também “brincadeira”, pois é para ser algo pessoal e sem regras fixas. Nessa atividade o corredor pode ir do ritmo forte ao devagar, mas sempre mantendo o movimento. O objetivo do Fartlek é não parar!

Além de ser uma prática fácil de ser executada, o corredor vai aumentar a sua intensidade e desgaste muscular, o que gera o ganho de força e resistência. Sendo assim, além da evolução, a modalidade entrega resultados que impactam o fisiológico.

Como funciona o treino de Fartlek?

O treino de Fartlek funciona de modo livre e pessoal, visando impactar o desempenho do atleta. Na prática o corredor vai lidar com picos de esforço, visando melhorar a ultrapassagem nas corridas e otimizar o sistema cardiovascular. Basicamente, o Fartlek vai ajudar na resistência do corpo para uma corrida longa.

Nas atividades o treino vai ter seu ritmo e terreno determinado durante a prática, então velocidade, pista e outras características serão improvisadas no momento que começar a corrida. Isso quer dizer que a modalidade terá características espontâneas, dependendo da vontade do corredor. Ele poderá tanto subir ou descer morro, ir para a grama ou para o asfalto e por assim adiante.

Idealmente, o Fartlek é feito em grupo, onde acompanham um líder rotativo que vai determinar o ritmo e guiar o trajeto. Porém, mesmo que feito sozinho, existem 4 tipos de treinos. São eles:

Fartlek original

Nesta categoria, o atleta é quem vai definir as distâncias e o ritmo da corrida, levando em consideração a sua disposição no atual momento. O único diferencial é que para o Fartlek original deve ser realizado o treino com variação de terreno.

Fartlek dirigido

Aqui existe um treinador que vai orientar e dar as indicações para controle do treino. As variações de ritmo e distância vão ser definidas para otimizar e ganhar resistência. Atualmente os treinos de Fartlek dirigidos são realizados na esteira, pois possibilitam um maior controle de velocidade, duração e inclinação.

Fartlek especial

Aqui a prática de Fartlek vai variar na distância de diferentes corridas, além de modificar os ritmos e durações. Outro ponto é que a modalidade acrescenta exercícios educativos e saltos ao longo do treino.

Fartlek líder

O Fartlek líder será uma prática que realiza a formação de grupo de corredores que estão no mesmo nível. A cada momento do treino um dos participantes será o líder e vai determinar a velocidade do estímulo. Para prosseguir, os outros corredores deverão ultrapassar o atual líder para ficar à frente da prática e indicar as novas modificações.

Diferenças de Fartlek e Treino Intervalado

O treino intervalado é caracterizado pela prática com intervalos de descansos, conhecido como recuperação passiva. Diferente do Fartlek, esta modalidade não é feita para ter descanso, haja visto que para ter alguma recuperação, o corredor apenas irá modificar a sua velocidade, impactando a sua sensação de esforço, mas nunca ficando parado!

Outra questão é que o treino intervalado será realizado com repetições, então todas as questões que envolvem esforço, tempo de recuperação, distância e velocidade serão definidos pelo educador, personal ou treinador do atleta em questão.

Porém, saiba que ambas as modalidades podem ser feitas na mesma rotina esportiva. Se o atleta vai participar de uma prova de longa distância, o Fartlek vai ajudar no preparo. Vale ressaltar que para incluir ambas, o acompanhamento profissional é necessário para não adquirir lesões e ter queda de rendimento. Não faça inclusões no seu treino sem supervisão!

Benefícios do Fartlek

E assim como a prática de corrida convencional, o Fartlek vai trazer muitos benefícios na vida do atleta, caso ele opte por colocar a modalidade na sua rotina esportiva. Desde vantagens físicas até o psicológico, o treino de Fartlek vai impactar de diversas maneiras a vida do corredor.

A começar pela variação de terreno, o Fartlek vai exigir que o corpo utilize grupos e comandos musculares de formas diferentes, melhorando a adaptação corporal e seus mecanismos, como o controle das articulações, principalmente da região do joelho.

Em quesitos psicológicos, o treino, por ser adaptado na intensidade que terá no dia, vai ser prazeroso, pois não vai exigir o mesmo esforço sempre. Sendo assim, o corredor entrega o melhor do dia, o que torna a prática agradável, e de certo modo terapêutica, pois ele já sabe que o rendimento vai variar diariamente.

Por fim, essa é uma ótima prática para a socialização, pois garante contato com grupos, o que é uma vantagem caso não goste de treinar sozinho. É um ótimo método para ter inspiração e ânimo no esporte, então ter o Fartlek na rotina pode impactar, e muito, a vida do atleta.

Outros benefícios que estarão presentes na prática:

  • Aumento de resistência e ganho de força.
  • Maior conhecimento corporal.
  • Adaptação para diferentes intensidades e terrenos.
  • Aumento na performance.

Deu pra perceber que a lista de vantagens do Fartlek é bem grande, correto? Para melhorar a qualidade de vida e otimizar a rotina esportiva, busque por novas modalidades que ajudem no desempenho geral, tanto para o condicionamento físico quanto para melhorar a saúde.

O Fartlek vem como uma opção prazerosa e simples para os atletas, basta conhecer e ter auxílio para ingressar com tudo na prática.

E você, gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Posts relacionados