Para treinadores

Já pensou em usar o Marketing Digital para alavancar a sua assessoria esportiva?

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Fazer um trabalho excelente é a base do sucesso das assessorias. Contudo, isso não é o suficiente para atrair a atenção de novos alunos e aumentar o alcance do trabalho dos treinadores.

Para crescer e atingir ainda mais atletas é preciso investir em estratégias de atração. Dentre elas, o Marketing Digital para assessorias é uma das alternativas mais importantes atualmente.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o nome dado para um conjunto de estratégias que têm o objetivo de criar valor e atender as necessidades do mercado, incluindo o esportivo, no meio virtual, como em redes sociais, e-mail e outros canais.

Em outras palavras, o Marketing Digital é utilizado para entender as dores (necessidades) dos consumidores (atletas) e selecionar os canais de comunicação adequados para criar um relacionamento entre uma empresa ou figura pública (no caso, a assessoria) e seus possíveis clientes (alunos).

Qual a importância do Marketing Digital para assessorias?

O Marketing Digital oferece os recursos para que qualquer pessoa ou marca possa conseguir um maior alcance online, se tornando referência em seu segmento e atraindo pessoas interessadas.

Uma assessoria que investe nessa presença consegue se destacar, chamando a atenção de mais atletas e conquistando um número maior de alunos. Mas não só isso: o trabalho de Marketing Digital bem feito também gera fãs, que divulgam o conteúdo que gostam e ajudam a promover ainda mais essa imagem no meio on-line.

Desse modo, o Marketing Digital é essencial para que a assessoria consiga crescer e ser encontrada por atletas interessados que podem se identificar com o trabalho feito.

Quais são as suas principais estratégias?

Como falamos, o Marketing Digital é um conjunto de estratégias. Para ficar mais claro como ele funciona, podemos conhecer cada uma dessas estratégias individualmente.

E-mail Marketing

O e-mail é uma forte ferramenta para melhorar o relacionamento entre a assessoria e os atletas. Ele pode ser usado tanto para reter alunos quanto para instigar pessoas interessadas a conhecerem mais sobre o serviço que é oferecido.

Como o e-mail é um canal de contato mais pessoal, ele permite que as mensagens sejam personalizadas e o contato entre assessoria e atletas tende a ser mais direto.

Redes Sociais

As redes sociais são a vitrine de qualquer marca. E como uma vitrine, elas precisam ser atrativas para que os atletas se interessem assim que olham para ela.

É nas redes sociais que o grande público das assessorias está: atletas postam suas vitórias, seguem treinadores, compartilham cada desafio superado e interagem. Logo, nada mais justo do que as assessorias também estarem presentes nesse espaço, correto?

Marketing de Conteúdo

Um dos pilares do Marketing Digital e, comumente visto como o mais importante deles, é o Marketing de Conteúdo.

Essa estratégia consiste na produção de conteúdo relevante para que a audiência (pessoas que seguem as páginas nas redes sociais, blog e site) conheça a expertise da assessoria e comece a entender o serviço oferecido.

O Marketing de Conteúdo é tão poderoso que pode fazer com que uma pessoa que nem mesmo sabia que existem assessorias passe não só a entender do assunto como também se inscrever naquela que mais chamou sua atenção.

Publicidade (mídias pagas)

Outra estratégia importante do Marketing Digital é a publicidade, também conhecida como mídias pagas (ou propagandas, como também é chamada).

Ao investir determinada quantia, a assessoria pode promover sua página nas redes sociais, divulgar alguma publicação para mais pessoas e até mesmo se posicionar no topo dos resultados do Google.

Nesse ponto cabe um aviso: a publicidade é realmente eficiente, mas ela tem um custo. Por isso a utilização de mídias pagas precisa estar dentro de uma estratégia de Marketing Digital completa, para que gere resultados.

Como criar um planejamento e executar?

Entendidas as bases do Marketing Digital, chegamos a outro ponto importante: o planejamento e a execução de uma estratégia. Existem alguns passos que precisam ser seguidos e falaremos sobre cada um deles.

Analisar situação atual

O primeiro passo é entender a situação atual. A assessoria precisa conhecer seus serviços, pontos fortes e fracos, bem como suas vantagens competitivas. Ela também deve analisar o mercado e o comportamento dos atletas no meio virtual.

Quanto mais informações de qualidade, melhor será o planejamento e a execução das estratégias digitais.

Conhecer as personas

Depois é necessário construir a persona da assessoria. Mas… o que é a persona? Ela é um personagem fictício que representa um cliente (aluno) ideal da sua consultoria.

Ao construir a persona a assessoria pode ter uma linguagem e uma produção de conteúdo mais direcionada, focada na melhor comunicação com aquele perfil de pessoa.

Definir os objetivos

Como qualquer projeto, o Marketing Digital também precisa de objetivos claros. As ações da assessoria devem ser voltadas para algum fim. As possibilidades aqui são quase infinitas e vão desde divulgar uma ideia até vender um curso, por exemplo.

Entretanto, separamos alguns objetivos que podem ser utilizados por qualquer assessoria:

Conquistar novos atletas

Para crescer, as assessorias precisam de mais pessoas matriculadas, correto? Logo, conquistar novos atletas é um objetivo importante, tanto para o retorno financeiro quanto para a consolidação do serviço oferecido. 

Ser mais reconhecido no mercado 

Outro objetivo importante é o aumento do reconhecimento no mercado. Qualquer assessoria que queira se destacar precisa encontrar um espaço e se posicionar como especialista nos serviços que oferece.

No meio digital esse reconhecimento é fruto do aumento da fama. Desse modo, quanto maior é o alcance da assessoria (mais seguidores, mais visualizações, mais alunos, etc.), maior é o reconhecimento que ela recebe do mercado.

Estudar os concorrentes

Antes de colocar em prática qualquer coisa é importante estudar a concorrência. Outras assessorias já podem fazer um bom trabalho de Marketing Digital e podemos usar a experiência delas para criar uma estratégia nova, imitando e adaptando aquilo que tem dado mais resultado.

O estudo da concorrência serve tanto para identificar as melhores práticas que precisamos adotar, como para entender quais estratégias não são tão interessantes e devem ser evitadas.

Definir as estratégias

Com todas as informações coletadas nos passos anteriores, a assessoria deve montar uma estratégia de Marketing Digital completa. É importante pensar nos canais que serão utilizados (quais serão as redes sociais, se será utilizado o e-mail, se terá blog ou não, entre outros) na forma de comunicação e na frequência das publicações.

Outro ponto relevante é a definição dos temas que serão tratados e da forma como a assessoria vai produzir conteúdos para atletas experientes e pessoas que estão começando a se dedicar com mais seriedade à prática esportiva.

Criar um cronograma de ações

Temas definidos, estratégia pronta, persona alinhada, o que falta? Um cronograma!

No meio digital a frequência de publicações é muito importante. Por isso, um calendário editorial, que basicamente é um calendário com as datas das publicações que a assessoria fará, tem papel fundamental.

Nele devem estar listados os temas, a data exata da publicação e as orientações para a produção de cada conteúdo. Sem esse planejamento é fácil perder o ritmo e atrapalhar o engajamento dos atletas que seguem a assessoria.

Monitorar as ações e resultados

Graças à tecnologia, tudo que acontece no mundo virtual é monitorado. A assessoria sabe quantos cliques cada publicação recebeu, quais foram compartilhadas, quais tiveram mais comentários, quais fizeram os atletas entrarem em contato e várias outras estatísticas relevantes.

Essas informações devem ser acompanhadas de perto. Ao monitorar os resultados das ações, a assessoria tem maior chance de investir no que está dando certo e evitar as comunicações que não atingiram o objetivo que deveriam.

Seguindo todos esses passos, a assessoria não só começará a ter presença digital, como ela também poderá aumentar seu alcance, atrair a atenção de atletas e se posicionar como uma especialista nos serviços que oferece.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Deixe um comentário e nossa equipe de Marketing irá responder.

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