Práticas esportivas

Desafio, surpresas e superação: saiba mais sobre a corrida de montanha com o treinador Lucas Fliegner

single image

Já pensou em se exercitar, ganhar performance e ainda tirar uma folga da urgência da vida urbana? O Trail Run ou corrida de montanha é uma alternativa para os atletas que querem manter a rotina ativa, mas desejam tornar a prática ainda mais agradável e relaxante.

A corrida de montanha é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo e apesar de ser essencialmente comum à corrida urbana, traz consigo alguns outros desafios, como relevo, inconstância, menos velocidade, mais esforço físico e, é claro, maior contato com a natureza e também com seus próprios limites.

Para o atleta e treinador Lucas Fliegner, a corrida de montanha é uma forma de se exercitar encarando percursos incríveis e desafiadores, tanto pelo visual das florestas, montanhas e campos, quanto pela imponência da natureza e da altimétrica. Isso quer dizer que o atleta irá correr, caminhar ou até mesmo trotar, transpondo alguns obstáculos marcados pela irregularidade de solo e charcos com médias, curtas e longas subidas. “A corrida de montanha é uma grande protagonista na mudança de estilo de vida das pessoas, ela te desafia, te integra a uma nova rede de amizades, faz esse grande elo entre a natureza, aliada a todos os benefícios físicos e mentais que a prática do exercício físico traz.”, incentiva.

Toda essa paixão e inspiração pela corrida em ambientes naturais não apareceu para Lucas à toa. Desde pequeno, incentivado pelo pai a estar em contato com o esporte, o atleta tinha como principal brincadeira correr de forma despretensiosa. Diversão essa que foi ganhando força e o levou, inicialmente, para pequenas competições e, mais tarde, grandes conquistas.

“Após o ano de 2009, quando já tinha paixão pela coisa, já estava formado em Educação Física e até com o sonho de ter meu próprio negócio, comecei a encarar novos desafios e então cheguei às Corridas de Montanha, na época pouco difundidas, já nos anos de 2012/2013 me inscrevi na primeira prova para ver qual era e, confesso, foi sofrência total, mas uma experiência incrível de grande aprendizado”, revela o atleta

A corrida como encontro

Muito além da chegada, a corrida foi para Lucas um encontro. Juntamente com as conquistas, o esporte lhe trouxe diversas oportunidades, desde a formação como pessoa, o respeito ao ambiente em que se está, até mesmo a formação profissional em educação física, transformando a prática em boa parte da sua vida, tanto no trabalho quanto em momentos de lazer.

Para viver essa paixão nas montanhas, o atleta e professor vence desafios diariamente, um deles é o bem-estar físico e mental, visto que as dificuldades do caminho são verdadeiros testes que o colocam sempre à prova. “Vivendo a corrida, posso sentir o que meus atletas sentem e, assim, transferir todas essas experiências de maneira positiva e agregar em meus ensinamentos. Nosso papel é multiplicar, promover a saúde e conhecimento.”, explica Lucas Fliegner, que enxerga o esporte como forma de alcançar as metas, com foco e propósito de vida. Para ele, se superar é o que faz com que a vida se movimente. “Eu entro para melhorar minhas marcas, mas acima de tudo, cruzar a linha de chegada, sem me arrepender. Na vida podemos ter várias oportunidades, porém nenhuma é igual a outra, então, cada uma delas deve ser aproveitada da melhor maneira possível: o que tiver de ser feito, faça hoje, faça agora, para não se arrepender depois”, incentiva.

Correr para alcançar suas próprias metas

Nessa prática tão intensa, o primeiro desafio é alcançar nossas próprias metas. A dica para isso, segundo Lucas Fliegner, é apostar em treinos específicos para a modalidade, pois eles exigem uma logística e planejamentos próprios. Tudo isso, é claro, requer organização e auxílio profissional para chegar à montanha ou trilha com a suplementação, equipamentos e preparação corporal ideais para o trajeto. É preciso também se atentar a peculiaridades que podem deixar esse esporte ainda mais desafiador: a distância e o desnível, dois fatores que, ao final, podem resultar em diversas horas de exposição ao esforço físico e mental.

O desafio, porém, é proporcional à alegria quando se completa a prova. “É uma grande vitória, você cruzar a linha de chegada sempre será o ápice, é o maior prêmio, um resultado de meses de preparação e abdicação de família, vida social e alguns prazeres que a vida pode oferecer”, comemora o educador físico que reforça a importância da força de vontade e do conhecimento sobre o esporte, ou seja, saber sobre as variáveis do percurso e se preparar para o bem-estar físico, nutricional e mental, prática essa que, aos poucos, se torna rotineira e automática.

Para se adequar ao esporte, Lucas também afirma que é essencial contar com apoio profissional. Além disso, a fórmula do sucesso para ele se resume em três palavras: treino, treino e treino. “Muito trabalho de força, potência muscular, muito volume e velocidade, esses são princípios básicos para um bom sucesso e para deixar bem claro, não estamos aqui tratando simplesmente de corredores de alta performance. Trata-se de qualquer pessoa que queira buscar uma melhora em seu rendimento.” , esclarece.

Por fim, a indicação do profissional é aproveitar o caminho. Certificar-se de ter uma boa assessoria esportiva para orientar e dar condições para sua jornada e desempenho e também viver cada nuance do esporte, desde o descobrimento de onde ele surgiu, até a sua chegada. “Viva intensamente essa energia que só a montanha te oferece, o Trail abraça a todos, todos os perfis de corredores e sonhos, basta se preparar para que você possa sempre evoluir. Lembre-se: tudo o que você faz é por você e para você”,  conclui.

Conheça o atleta

atleta Lucas FliegnerLucas Fliegner Gonçalves tem 33 anos e é empresário, professor de Educação Física, personal trainer,  treinador de corrida de rua e Trail Run. Formado há 12 anos, é especializado em lesões e doenças musculoesqueléticas, atualmente faz especialização em Fisiologia e Treinamento de Endurance. Também é ex-atleta da modalidade de Atletismo, com passagem pela corrida e atualmente praticante do Trail Run. Lucas é um ultramaratonista completamente apaixonado por desafios!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados