Treinus

4 dicas para lista de presença no grupo de corrida

single image

A lista de presença no grupo de corrida não é um procedimento antiquado, é uma forma de segurança para saber da presença tanto dos professores, como dos alunos.

Há quem opte por anular esse procedimento, muitas vezes se utilizando do argumento de uma presença geral perfeita, mas isso pode se tornar uma grande perda para a formação e o alcance dos objetivos dos atletas.

Nesse artigo vamos apresentar sugestões de como montar uma lista de presença no grupo de corrida.

Pode ser que seja complicado utilizar a lista de presença no grupo de corrida dos moldes antigos, por exemplo com Papel, caneta e a assinatura dos presentes.

Tanto porque na maioria das vezes que saímos pra correr, levar algum material pode ser incomodo e também porque muitas vezes os grupos de corrida não correm todos os circuitos nos mesmos dias e horários.

A saída é usar e abusar das ferramentas tecnológicas, inclusive para que a lista de presença no grupo de corrida também possa se tornar um banco de dados, um registro do acompanhamento e desempenho dos corredores.

Caso não dê para montar uma lista de presença no grupo de corrida tradicional veja algumas sugestões de como você pode verificar a frequência dos membros do seu grupo de corrida.

Check in para lista de presença no grupo de corrida

Criar uma localização para corrida, onde os membros possam fazer check in pelo smartphone é uma boa solução. Fica prático tanto para os corredores, como também para quem for conferir a frequência.

Os aplicativos que permitem check in já disponibilizam o horário e a data, isso facilita muito na conferencia.

Basta que os corredores estejam com o smartphone em mãos na hora que forem realizar o treino e tenham acesso a internet.

Planilhas online

As planilhas também podem ser uma ótima saída.

Além da verificação da frequência, podem ter outros campos onde os corredores podem colocar a distancia e o tempo que necessitaram para realizar o percurso.

Essa opção é interessante pois ultrapassa a função de apenas uma lista de  frequência e pode servir também para acompanhar o desempenho do grupo.

Aplicativos específicos de corrida.

Atualmente existem muitos aplicativos específicos de corrida e alguns deles permitem até mesmo criar os grupos dentro da plataforma.

Dessa forma ele já gera o percurso percorrido, o tempo gasto e muitas outras informações.

Para fazer a conferencia, os corredores do grupo podem enviar uma captura de tela para o responsável pela organização e conferencia das presenças.

Essa também pode ser uma boa opção, e fica prático para todos os envolvidos.

Grupo no Whatsapp.

Os grupos podem ser uma boa saída como uma opção de lista de presença. É só ficar acordado que deve ser postado apenas as informação necessária, para que o responsável possa conferir as presenças.

Deixe claro que o grupo como lista de presença não deve ser utilizado para bater papo nem trocar informações. Talvez seja interessante criar outro grupo para essas interações.

O grupo pode ser uma saída pois o whatsapp permite o arquivamento e download do histórico, e esse à partir desse histórico você pode montar as listas de presença.

____

É importante deixar bem claro para todos do grupo que a lista deve ser assinada, independente do modo como ela for feita.

Muitas vezes a gente esquece dessas questões “burocráticas”  quando pratica alguma atividade.

Por isso, até que a pratica de assinar a lista se torne um habito pode ser necessário ficar em cima dos participantes do grupo.

Ainda que seja um pouco chato estar nessa posição de cobrança, ela  é necessária, então, ínsita e lembre os membros sempre que possível.

Depois de algum tempo assinar a lista, fazer o checkin, preencher a planilha, ou avisar no grupo vai se tornar uma prática de todos.

O mais importante mesmo é ter o registro das corridas dos participantes, por isso, eles também podem ser perguntados sobre o modo como preferem utilizar a lista.

Estando todos de acordo fica mais fácil que o modelo escolhido seja funcional para todos.

Posts relacionados