Práticas esportivas

Afinal, o que é como participar de um Ironman?

single image

Entre correr, nadar e pedalar, você acha que algum desses esportes exige mais do atleta, ou seja, é desafiador e consequentemente mais difícil? Essa foi a pergunta inicial que inspirou a famosa prática do Ironman, a maior prova de triathlon de longa distância  do mundo!

Você conhece a história por trás dessa competição, quem pode participar e quais são os desafios que o Ironman carrega? Então fique aqui para conhecer um pouco mais desse desafio tão popular e que é considerado um grande objetivo no meio esportivo!

O que é o Ironman?

Ironman é um desafio muito importante para os triatletas, pois ele reúne 3 esportes em um única modalidade – natação, ciclismo e corrida – ou seja, é uma prova que o grande sinônimo é resistência, pois é necessário ter preparação física, além da mente fortalecida para aguentar a jornada que é o Ironman.

Esse esporte é famoso entre os atletas de elite, afinal, é necessário ter preparo para 3 esportes distintos que se unificam nessa modalidade, então de fato não é para qualquer um. Mas vale a ressalva que com garra e persistência, você pode chegar a participar desse grande desafio.

História

Todo atleta vai enaltecer o seu esporte favorito, e o Ironman surge exatamente com uma discussão semelhante entre amigos. Eles estavam se perguntando qual desses 3 esportes (natação, ciclismo e corrida) seria o mais desafiador, e para ajudar na consistência dessa pergunta, John Collins (comandante da marinha americana) criou uma prova que juntasse 3 desafios de cada modalidade.

Com isso, em 1978, no Havaí, aconteceu pela primeira vez um desafio da competição de Ironman. Ele contou com 15 participantes e o primeiro ganhador, conhecido como homem de ferro, foi o americano Gordon Haller, que finalizou o desafio em 11 horas, 46 minutos e 58 segundos.

Entre os 15 que estavam na competição, 12 conseguiram completar o desafio. Nessa primeira edição não houve participação feminina, mas na seguinte já havia uma mulher entre os competidores. A repercussão foi tanta, que no ano seguinte (1979), aumentou para 50 atletas!

Nos dias atuais, o Ironman acontece no mesmo local, porém, para quem deseja participar precisa se classificar em uma das provas do circuito mundial e em outras do Ironman 70.3 para ingressar no Mundial. Tanto atletas amadores quanto os profissionais podem participar, mas a diferença é que os esportistas de elite garantem a vaga por meio do sistema de pontuação anual – Kona Pro Ranking.

Características do desafio 

São 3 esportes no desafio e cada um possui certas características que estão de acordo com importantes provas havaianas. São elas: 

  • A natação que tem seu percurso pela travessia de 3,8 km em Waikiki.
  • O ciclismo que é ao redor de Oahu com 180 km.
  • A maratona de corrida em Honolulu com 42,195 km.

Existem competições ao redor do globo que levam de base essas distâncias, então para tornar-se um homem ou mulher de ferro, você precisa concluir todos os 3 desafios acima. É um desafio enorme que leva o atleta ao seu limite!

E uma curiosidade do desafio é que para ser oficialmente um finalizador, é necessário completar o percurso em menos de 17 horas.

Quais são os estilos de Ironman?

Com o passar dos anos, surgiram algumas variações do Ironman ‘original’, inclusive, até um modelo para as olímpiadas. Você confere abaixo 5 variações/ modalidades que são possíveis para praticar esse grande desafio.

infográfico com 5 estilos do ironman

  1. Ironman Olímpico ou Standard: variação que é utilizada desde 2.000 para os jogos olímpicos. Essa versão conta com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
  2. Sprint ou Short: é a metade de todo o percurso da versão olímpica, então terá 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Essa versão é uma das indicações para quem está começando no Ironman.
  3. Ironman 70.3: versão intermediária do Ironman convencional, então é um dos passos fundamentais para quem deseja encarar o desafio mais longo. A prova conta com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.
  4. Ironman: prova principal e o sonho de muitos atletas, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida.
  5. Ultraman: essa é para quem deseja levar a sobrevivência a sério, pois é mais de um dia de desafio. O Ultraman conta com 10 km de natação e 145 km de ciclismo no primeiro dia, 276 km de ciclismo no segundo dia, e uma dupla maratona de 84 km no terceiro dia. Ou seja, esse desafio realmente é para poucos!

Como participar do Ironman?

Antes de mais nada, você precisa ter aval médico para participar de um Ironman, afinal, o desafio vai testar seu corpo como um todo, então a prática é restrita para algumas pessoas. Pode ser que aguente algumas variações, mas o Ironman e até o Ultraman são modalidades fortes e que algumas pessoas de fato não poderão realizar.

Para além, é imprescindível um treinador para adequar um planejamento de treinos, até porque você estará exercitando o corpo com 3 esportes distintos, então não é algo que se possa fazer de forma isolada. Em conjunto é necessária uma alimentação regrada, até porque o corpo precisa de energia para suprir as necessidades dos treinos (e do desafio), ou seja, um(a) nutricionista não pode faltar!

Mesmo em nível amador a elite, é necessário todo um cronograma antecipado para conseguir evoluir, ter performance e chegar com garra e disciplina no Ironman. Tenha em mente que sobrevivência e superação são sinônimos presentes nessa prática, então crie consciência e saiba respeitar o seu corpo para alcançar o devido título de homem (ou mulher) de ferro!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados