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5 dicas para iniciantes na natação

5 dicas para iniciantes na natação

5 dicas para iniciantes na natação
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A natação é uma atividade física muito técnica e como a densidade da água é quase 1000 vezes mais densa que o ar, erros banais podem gerar menos eficiência e até diminuir o ritmo de quem escolhe a natação como esporte. Começou a nadar a pouco tempo? Tem interesse de iniciar as atividades na piscina?  Nesse artigo vamos falar de alguns conselhos para iniciantes em natação. Veja alguns conselhos básicos para melhorar sua técnica e progredir nesse esporte.

A natação é um esporte completo que trabalha quase que integralmente o corpo de forma equilibrada. Por isso, é uma prática escolhida por muita gente que deseja se iniciar no mundo das atividades físicas.

Antes mesmo de começar é muito importante ter ciência sobre o material básicos. Nem todos os óculos são ideias, só para citar o primeiro exemplo. É importante testar se estão de acordo com a proporção do seu resto para que não vazem água e gerem um incômodo nos olhos.

Aquecer e alongar antes de entrar na água.

Como as atividades praticadas fora do ambiente aquático na natação também será necessário realizar aquecimentos. Outra dica é: ao terminar a atividade espere um pouco para sair da piscina.

Os exercícios de aquecimento podem ser praticados tanto dentro, como fora da água.  Se resolver praticar fora dela alguns bons aquecimento são:

  • Girar a cabeça (movimento de rotação)
  • Girar os joelhos para um lado e para o outro
  • Mover os tornozelos
  • Rotação do pescoço para ambos os lados
  • Alongamentos dos braços e pernas

Já esquecemos aqui sobre a importância dos aquecimentos.

O coro deve deslizar pela água.

O ideal durante a natação é que nosso corpo se desliza pela água. Quanto maior for a velocidade maior será a possibilidade de que nosso corpo se mova de forma correta. Existem vários tipos de nado e de início é fundamental dominar a técnica chamada: crawl.

Braçada de forma correta.

Existem vários tipos de braçada para a natação e a técnica e o domino será um elemento fundamental em todas elas. Cada pessoa terá que encontrar um ritmo de nado que seja mais interessante para suas necessidades e possibilidades.

Vá com calma! Só se tem experiência de pouco a pouco, não é mesmo? Atingir técnica e velocidade é algo que não acontece de uma hora para outra. Por isso, quem começa a nadar de forma excessiva e rápida pode acabar se lesionando. Além disso, sem estar com o ritmo de respiração essa exaustão pode gerar perda de tempo no ritmo da atividade.

Por isso, é interessante realizar a pratica acompanhado de um profissional. Só assim haverá segurança de que estamos praticando o exercício de forma correta.

Trabalhar de forma correta o abdômen.

Ele será fundamental na natação, já que é a parte do corpo que permite que a gente se mantenha na horizontal e reduz a resistência provocada pela forma natural do nosso corpo. Nesse caso, para adquirir flexibilidade e força a realização de abdominais fora da piscina pode ser uma ótima saída. Além disso, os exercícios abdominais podem servir como um excelente aquecimento antes de cair na piscina.

Respiração correta.

Essa técnica é a que pode demorar mais para conseguir ser realizada, mas será fundamental para te auxiliar a realizar um nado constante . Enquanto seu rosto estiver dentro da água mantenha a boca fechada e quando estiver para fora colete o ar pela boca. A expiração pode ser feita com o nariz quando o rosto estiver dentro da piscina. Ou seja: na natação a técnica correta é respirar utilizando tanto a boca como o nariz.

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