Práticas esportivas

Entenda a importância de ter o devido acompanhamento profissional na sua prática esportiva!

single image

Uma das grandes pautas dentro das práticas de atividade física é o devido suporte de técnicos para evitar lesões. Isso ocorre, pois com o crescimento de hábitos saudáveis, também é necessário pensar na importância dos profissionais no esporte para otimizar a rotina de exercícios físicos.

São inúmeros profissionais que estão no mercado para garantir a segurança do atleta, seja ele amador ou de elite. Por acaso você conhece estes profissionais? Fique aqui para descobrir quais são e a sua importância no esporte!

A importância dos profissionais no esporte

Saber executar os exercícios de maneira adequada, ter exames em dia, fazer as refeições corretas e de acordo com o corpo são alguns fatores que precisam estar aliados para obter um bom desempenho esportivo. Para que isso aconteça, além de ser fiel àquilo que propôs com as práticas de exercícios físicos, é essencial dar a devida importância aos profissionais no esporte, pois são eles quem irão garantir essa eficácia.

São inúmeros especialistas que podem ajudar você atleta. Por acaso você sabe quais são? Segue uma lista com 7 profissionais para te auxiliar na rotina esportiva:

Profissional da Educação Física

O profissional da Educação Física é um dos mais importantes quando o assunto é esporte. Por ser o responsável pelo planejamento dos treinos e adequação da técnica para seu corpo, ele irá guiar a atividade escolhida de modo com que seu corpo não sofra uma sobrecarga, que é gerada como impacto de segurança, evitando lesões e demais problemas no organismo.

Além disso, ele vai estar ao seu lado no dia a dia, não apenas para verificar os exercícios e como você aplica a técnica, mas também para te incentivar semanalmente nos treinos, evitando carências de suporte e otimizando a rotina esportiva.

Se for analisar o caso de muitos atletas, alguns optam por realizarem seus treinamentos sozinhos, mas já sabendo que o ideal é ter um treinador, personal trainer ou assessoria esportiva acompanhando o treinamento. Sendo assim, devido a essa escolha, dificilmente irão perceber algum rendimento e performance, mantendo apenas o controle da saúde física, pois estão regulares no esporte e não estão no grupo de sedentários. 

Ou seja, se quer ter eficácia nos treinos e evoluir um pouco a cada dia no esporte, é primordial o acompanhamento de um treinador!

Nutricionista Esportivo

Agora com o foco em relação a alimentação, é ideal ter a quantidade suficiente de nutrientes, proteínas e carboidratos no corpo e, para isso, o nutricionista esportivo será a solução. Todos já sabem a importância da alimentação no dia a dia, pois qualquer ser humano precisa de energia para as tarefas diárias e ela será entregue com a alimentação.

Contudo, o cuidado e o controle de calorias é ainda mais importante para o atleta, pois o cardápio precisa seguir sua rotina esportiva. Horário correto e comer o suficiente antes e depois do treino são algumas observações que precisam ser entendidas para não prejudicar o organismo com falta de recursos, seja alimentício ou de suplementação.

Sendo assim, caso deseje não só ter otimização no esporte, mas também ter um diferença no corpo, como perda de gordura corporal, o nutricionista será a base para a evolução. Tenha em mente que todo apoio é necessário e este profissional também é essencial!

Fisioterapeuta

Se você tem histórico de lesão ou necessita de suporte para recuperar o corpo após atividades intensas e manter o físico intacto, o profissional da fisioterapia será seu melhor amigo dentro do mundo esportivo.

Ele, além de reabilitar o corpo de lesões que podem vir a acontecer durante a atividade física, vai inovar com métodos para que seu corpo esteja apto para novas atividades, prevenindo problemas ou lesões no futuro. 

Se você é aquele atleta que acaba sofrendo com dores no joelho, por exemplo, e percebe que o rendimento está baixo no esporte, o aconselhável é procurar por um profissional para verificar a situação do seu corpo e é bem provável que o fisioterapeuta seja o especialista indicado.

Médico esportivo

Fazer exames de rotina, de sangue, verificar questões do organismo como imunidade e demais problemas que possam surgir no corpo são algumas necessidades do atleta. Para verificar todos os pontos citados, o médico esportivo é quem será responsável por sanar as dúvidas e garantir que o atleta esteja pronto para praticar algum esporte.

Fora isso, caso seja atleta e já tenha o acompanhamento do médico esportivo, é ele quem irá garantir a segurança do corpo e verificar, sempre que possível, as necessidades do organismo, seja um exame, um retorno, ou repouso para não prejudicar o físico.

Muitos perguntam o que o médico esportivo difere de um comum e basicamente ele vai utilizar a rotina do atleta junto com os exercícios para analisar a qualidade de vida e otimizar a saúde, seja no combate de alguma doença ou na prevenção. Ele é bem importante para o esporte, pois intermedia muitas situações na vida do atleta.

Endocrinologista esportivo

É essencial saber como o organismo vai funcionar perante os estímulos da atividade física, e o endócrino tem um papel fundamental na vida do atleta: ver a ação hormonal e se sua composição corporal está favorável e ideal para o seu dia a dia, inclusive para analisar se está de acordo para participar de uma competição.

Sendo assim, se deseja verificar o seu perfil hormonal para entender se os estímulos esportivos estão dando resultados para seu corpo de acordo com a modalidade praticada, dê a devida atenção para o endocrinologista esportivo.

Ortopedista

Se o fisio cuida de lesões do corpo de forma externa para garantir a segurança do físico, o ortopedista será o profissional que também cuidará das lesões, mas de forma interna, como fraturas, luxações e lesões mais graves que normalmente ocorrem em atletas de alta performance.

Ele verifica questões cirúrgicas e clínicas, então é um profissional bem específico, mas que tem a atuação para qualquer atleta que busque seus serviços. Caso deseje uma atuação mais minuciosa e completa com algum problema no corpo que ocorreu devido a prática esportiva, procure um ortopedista.

Psicólogo do esporte

Por fim, um profissional que ajuda com apoio, mas também na manutenção da saúde mental do atleta é o psicólogo do esporte. Ele, através de conversas e metodologias, consegue centrar o atleta e suas emoções, fazendo com que tenha controle na rotina esportiva e que saiba também lidar com os outros, com a vitória e a derrota.

Esse profissional tem um impacto altíssimo no que diz respeito ao desempenho do atleta, pois o esporte não é apenas feito de evolução com a técnica da atividade escolhida, mas também se faz necessário o controle emocional e o entendimento de onde vêm as emoções, os sentimentos e as sensações que eles irão provocar ao viver o esporte. 

Como impacto, o atleta começa a ganhar inteligência emocional e fica preparado para lidar com mais cargas e responsabilidades, podendo até virar um profissional de elite pelo seu alto rendimento e dedicação.

Se você acha que precisa de suporte emocional, então não deixe de investir em um psicólogo, pois ele fará toda a diferença na sua vida!

Os benefícios do acompanhamento profissional

Já deu pra perceber a importância dos profissionais no esporte, não acha? Como dito em cada tópico, as especialidades vão trazer inúmeros benefícios na vida do atleta, independente do seu nível de treino.

Todos terão, no fim das contas, os mesmos objetivos: cuidar do atleta e regular sua saúde e qualidade de vida. Sendo assim, caso deseje otimização no esporte, você precisa dar valor a todos os profissionais que podem te ajudar neste caminho, além de garantir evolução e conseguir desempenho de forma segura, você respeita seu corpo e limitações, evitando, por exemplo, lesões no corpo.

Entre os demais benefícios que podem ser percebidos ao ter o devido acompanhamento profissional, temos:

  • Melhora no rendimento esportivo.
  • Melhora nas relações interpessoais.
  • Compreensão das limitações corporais.
  • Autoconhecimento.
  • E demais benefícios.

E você, por acaso tem o acompanhamento de algum profissional no esporte? Me diga aqui nos comentários!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados