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Qual a importância dos exercícios de aquecimento?

Atletas em um gramado verde, praticando Qual a importância dos exercícios de aquecimento para uma corrida
Qual a importância dos exercícios de aquecimento?
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Você realiza exercícios de aquecimento  antes de correr?

Muitas vezes os exercícios de aquecimento é deixado de lado, principalmente quando estamos iniciando os nossos treinos de caminhada e corrida, em alguns momentos ele é totalmente ignorado ou não é levado a sério.

Preparar o corpo e prevenir lesões. Essas são as principais funções do aquecimento para qualquer atividade física.

Ter uma boa rotina de aquecimento antes de sair correndo é o básico para alcançar os objetivos propostos sem que nosso organismo sofra qualquer dano.

No mundo da corrida tanto o aquecimento, como a recuperação (alongamento)  são necessários para melhorar nossas condições físicas, como também psicológicas. Já os alongamentos constituem uma parte importante e integram o treinamento.

Praticar alongamento depois dos exercícios permite relaxar os músculos e evita as dores e tensões musculares.

Atletas em um gramado verde, praticando Qual a importância dos exercícios de aquecimento para uma corrida
O aquecimento é importante para a execução do exercício.

Para que servem os aquecimentos.

Considera-se exercícios de aquecimento, uma série de atividades e movimentos suaves que devemos realizar antes de qualquer treino principal e que permitem ao corpo vá se preparando e adaptando as diferentes fases de da corrida, por exemplo.

Um dos objetivos principais dos exercícios de aquecimento é prevenir as lesões e restabelecer a mobilidade das articulações. É importante que o aquecimento inclua:

1)  exercícios de mobilidade, para preparar as articulações

2)  atividades que elevem os batimentos cardíacos, para preparar o aparelho cardiovascular

3)  alongamentos sustenidos, para preparar os músculos, ligamentos e tecidos conectivos

4)  movimentos relacionados a atividade que irá realizar, para preparar o aparelho neuromuscular.

É muito importante que o aquecimento seja realizado de forma ordenada e dirigido a todas as partes do corpo. Só assim você estará preparado para realizar qualquer tipo de atividade.

Os músculos aquecidos ficam menos propensos a sofres lesões, que geralmente ocorrem durante o exercício caso o corpo não esteja preparado para as atividades, ou se for feito de maneira insuficiente ou errada.

Muitas pessoas não fazem o aquecimento (muito vezes também esquecem o alongamento) antes e depois da corrida e isso pode gerar uma lesão ou contusão.

Esteja atento porque uma lesão grave pode demorar muito tempo para ser tratada, o que pode ocasionar a impossibilidade de seguir praticando os exercícios.

As dores fortes e o tempo parado podem desanimar o atleta para seguir com os exercícios, principalmente se for iniciante e não estiver consciente da grande importância de exercícios de aquecimento adequados e da preparação que o corpo precisa para o treino. Após o treino, faça alongamentos!

Benefícios dos exercícios de aquecimento  pós-treino.

Quando fazemos exercícios os músculos e articulações do nosso corpo trabalham pesado e se contraem e expandem varias vezes.

Já quando terminamos de realizar nossos treinos é de extrema importância realizar alongamentos para que os músculos e articulações reduzam as tensões geradas pelo esforço e possa voltar ao seu estado natural.

Além disso, alongar reduz a tensão muscular, melhora a postura e previne de lesões.

Os alongamentos contribuem para aperfeiçoar a coordenação e ajudam na fluidez de nossos movimentos e também de nossa circulação sanguínea. O recomendável é alongar cada parte da forma mais ampla possível, mas sem chegar a ser uma dor.

Também é importante manter a postura correta durante a ação e nunca encurvar-se de maneira errada, pois isso também gera lesões.

Não se esqueça: os alongamentos podem (e devem) ser incorporados em sua rotina de treino.

Mas o aquecimento não se baseia apenas em exercitar os músculos que vamos trabalhar na corrida, mas também é importante alongar todos os músculos de nossas pernas para que fiquem flexíveis e prontos para a atividade (seja no treino, ou no dia da prova).

Todos os exercícios do alongamento devem ser realizados de forma suave sem forçar em nenhum momento nenhuma parte do seu corpo.

Também é fundamental não se esgotar durante a prática do aquecimento, já que essa rotina de exercícios é uma preparação e não um esforço extra.

Uma rotina correta de exercícios melhorará sua resistência dia a dia para os exercícios, você tem alguma dica interessante sobre alongamentos?

Fique a vontade para compartilhar comigo nos comentários abaixo!

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