Práticas esportivas

Qual a importância dos exercícios de aquecimento?

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Fazer atividade física é um hobbie para a maioria da população, então sempre que possível alguém está movimentando o corpo, seja com uma simples caminhada ou andando de bicicleta. Porém, alguns vão além e começam a ter regularidade com alguma prática esportiva, mas não estão atentos a pequenos detalhes. Um deles são os exercícios de aquecimento, responsáveis por preparar o corpo antes de começar a se exercitar.

Por acaso você já sabe ou conhece quais são os exercícios de aquecimento e os seus benefícios? Então fique aqui para saber mais!

O que é aquecimento?

O corpo humano é uma grande máquina que funciona 24 horas por dia em diferentes níveis de intensidade e, para ter a sua manutenção, alguns cuidados precisam ser tomados para não o prejudicar. Quando usamos ele para o esporte, o aquecimento é a precaução básica para o corpo entender que estamos o utilizando para algo que demande esforço. E como isso vai acontecer?

O aquecimento vai ser caracterizado por uma série de movimentos e atividades em intensidade suave para que o corpo se prepare e se adapte para o principal objetivo, que nesse caso é a modalidade de sua preferência.

Ele auxilia a prevenir lesões e restabelecer a mobilidade das articulações, vez que muitas partes do organismo, como musculatura, sistema cardíaco e nervoso precisam ser avisados que o corpo vai focar em uma atividade específica, prevenindo machucados ou demais problemas.

Diferença de aquecimento e alongamento

No meio esportivo alguns nomes acabam se misturando e entre as confusões mais comuns, a que tem destaque é a assimilação de aquecimento e alongamento. Elas têm um significado popular parecido, então muitos pensam que fazer aquecimento é o mesmo que alongamento.

Mas o caminho não é esse. Enquanto aquecer o corpo é prepará-lo para a atividade, o alongamento vai ser responsável por parte da recuperação, estando concentrado em regiões específicas, diferente do aquecimento, que trabalha a musculatura como um todo.

Alongar o corpo está relacionado com a flexibilidade da região que está sendo exercitada, então, através dos movimentos lentos e suaves da prática, o alongamento vai ajudar na recuperação do músculo e diminuir a dor muscular pós-treino. O aquecimento pode ser considerado o oposto, vez que vai fornecer energia para o corpo e disposição para sua prática.

Sendo assim, ao definir a sua prática e ter o acompanhamento necessário, não se esqueça de realizar o aquecimento antes de começar e o alongamento após o treino.

O que pode influenciar no aquecimento?

Independente do seu estilo de vida ou tempo no esporte, o aquecimento vai ser influenciado por alguns fatores que envolvem o corpo, horário e treino. Os fatores são:

  1. Disposição Psíquica.
  2. Estado de Treinamento.
  3. Idade.
  4. Modalidade esportiva.
  5. Momento do aquecimento.
  6. Período do dia.
  7. Temperatura do ambiente.

Se o corpo é uma grande máquina, ele precisa de cuidados específicos para funcionar de acordo com as suas necessidades. Ou seja, cada organismo vai responder o aquecimento de uma forma, pois existem diferenças em cada pessoa dentro dos aspectos citados.

Ao olhar para a idade, o cuidado do aquecimento em uma pessoa idosa é diferente de alguém que é novo. A prática não pode ser intensa, então a adaptação precisa ser o foco nesse caso. E o mesmo vai para as demais questões, pois o aquecimento de um amador não chega nem perto de quem já é profissional ou bem treinado.

Influências externas também precisam ser analisadas, caso o atleta esteja com a saúde mental debilitada, o alongamento ou o esporte pode ser deixado de lado pela falta de ânimo. Para esses casos o acompanhamento profissional é recomendado, pois como a prática esportiva é um dos caminhos para a qualidade de vida e prevenção de doenças psíquicas, o importante é não ficar parado!

Vale ressaltar que além de influenciar na prática como um todo, o aquecimento é apenas um preparo para o esporte. Não esgote a energia do seu corpo ao aquecer!

A importância dos exercícios de aquecimento

Já ficou claro que aquecer o corpo é uma necessidade e não algo optativo. Além das precauções para fazer o exercício e evitar problemas, o aquecimento tem uma grande importância e impacto na sua saúde.

Quando estamos em repouso e começamos de imediato uma atividade física, o nosso corpo vai transitar para um maior estado de atividade metabólica, que vai exigir ajustes em várias partes do organismo. Tudo isso vai acontecer em um tempo relativamente curto, pois é um sinal que a prática vai demandar mais energia e usar ela para ocasiões específicas. 

Sendo assim, além de fazer o aquecimento para auxiliar neste processo, tenha uma alimentação balanceada para oferecer ao organismo a energia necessária para ser gasta na rotina esportiva!

Quais são os exercícios de aquecimento?

Dentro dos exercícios de aquecimento existem dois grupos para funcionalidades distintas, são eles os exercícios gerais e os específicos. Eles funcionam em conjunto, então o primeiro vai servir para avisar o organismo que ele vai funcionar de forma ativa como um todo (geral), enquanto o outro vai utilizar exercícios próprios para a modalidade (específico).

Cada um possui características e funções próprias para o corpo, por isso a fase do aquecimento deve ser bem observada de acordo com o esporte a ser praticado.

Aquecimento geral

O aquecimento geral tem muitos objetivos e um dos principais é o aumento da temperatura corporal para acelerar a velocidade do metabolismo, o que vai ajudar as reações fisiológicas e químicas do corpo a acontecerem mais rápido. O impacto é entregar maior desempenho, pois o corpo vai estar mais ativo e com o ânimo necessário.

Por outro lado, os exercícios de aquecimento geral vão ajudar na prevenção do corpo, pois ocorrerá uma redução na resistência elástica do corpo, o que vai diminuir a chance de lesões ou rupturas pelo músculo enrijecido. Outro ponto é que esse grupo de atividades vai preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para o desempenho do esporte e da atividade.

Aquecimento específico

O aquecimento específico é uma prática que será realizada após o geral, pois agora o foco é preparar o corpo para a modalidade que vai treinar. Os exercícios propostos se assemelham na técnica da prática escolhida, mas em uma intensidade reduzida.

O foco é preparar a musculatura específica que será trabalhada, para assim melhorar o direcionamento do sangue para as regiões que serão estimuladas. É importante que o aquecimento também inclua:

  1. Exercícios de mobilidade, para preparar as articulações.
  2. Atividades que elevem os batimentos cardíacos, para preparar o aparelho cardiovascular.
  3. Alongamentos sustenidos, para preparar os músculos, ligamentos e tecidos conectivos.
  4. Movimentos relacionados à atividade que irá realizar para preparar o aparelho neuromuscular.

É muito importante que o aquecimento seja realizado de forma ordenada e dirigida a todas as partes do corpo. Só assim você estará preparado para realizar qualquer tipo de atividade.  E não se esqueça de alongar o corpo após a prática!

Benefícios dos exercícios de aquecimento

A dedicação traz benefícios para sua vida, independente da sua escolha, e no esporte não vai ser nada diferente. Fazer os exercícios de aquecimento só vai otimizar seus treinos e melhorar a qualidade de vida, pois o corpo não será prejudicado.

Os benefícios mais comuns são:

Reduz lesões

Como dito nos exercícios gerais e específicos, o aquecimento vai auxiliar na queda de lesões, pois o corpo vai estar ativo e avisado que ele está em uma nova prática. Além disso, aquecer vai ajudar na consciência corporal, o que também evita má execução das atividades ao longo do treino.

Em termos mais técnicos, aquecer vai aumentar a liberação de líquido sinovial, que é responsável por lubrificar as articulações do sistema motor. O impacto é a redução de atrito entre as cartilagens e ossos, por isso a queda nas lesões durante a prática.

Melhora a prática

Muitos estão no esporte pela qualidade de vida, mas ao mesmo tempo estão por obrigação, para evitar problemas na saúde. O que pode ocorrer é uma falta de incentivo durante as atividades, pois não existe o ânimo necessário para a rotina esportiva.

Aquecer vai dar essa motivação, pois, como são processos graduais, o corpo vai estar estimulado, assim como a mente. O esporte fica mais prazeroso, além de ajudar na concentração no período de treino.

Aumento do desempenho

Se aquecer traz ânimo e força de vontade, um dos impactos vai ser a performance e desempenho. Contudo, ela não é aumentada apenas por questões externas, o organismo também vai ajudar. Com o aumento da temperatura corporal ao aquecer, o corpo vai diminuir a rigidez e estar apto para realizar os exercícios com mais qualidade, então o desempenho tem seu devido crescimento.

Percebeu que aquecer não pode ser deixado de lado e que isso vai beneficiar a saúde do corpo em diversos níveis? Espero que tenha ajudado explicando um pouco mais sobre esse assunto tão importante. 

E você, por acaso faz os exercícios de aquecimento na sua rotina esportiva? Me diga aqui nos comentários!

Referência

A importância do aquecimento

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