Práticas esportivas

Importância da pausa nos treinos intervalados

single image

Podemos dizer que existem dois tipos principais de pausa no treinamento de corrida: as pausas ativas e as pausas passivas. Quando usar uma e quando usar a outra?

A pausa ativa não é aconselhável em treinos com estímulos muito longos, isto é, tiros com ais de 2km ou 10 minutos. Esse tipo de treino requer maior grau de esforço, por isso devemos dar uma pausa passiva para que ocorra uma maior recuperação.

No caso da pausa passiva, dependendo do nosso objetivo, podemos usar qualquer tipo de estímulo, tiros longos ou curtos, principalmente em treinos de velocidade. A preocupação maior deve ser com a recuperação quase que total para que o próximo tiro seja dado com melhor qualidade.

Com relação ao tempo da pausa, ele será dado dependendo dos objetivos do próprio treino ou ainda dos objetivos do próprio treino ou ainda dos objetivos do período no qual o atleta se encontra.

Referência:

MARTINS, Henrique. Treinamento de corrida: Guia completo do iniciante ao avançado. 1ª edição. São Paulo: Editorama, 2008. 159 p.

Posts relacionados