Alimentação

A importância da água para os corredores

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Todo ser vivo precisa de água para sobreviver, desde as plantas até os animais, ou seja, a água é um líquido essencial para a manutenção da vida. Ela também será muito importante no esporte, então é possível relacionar corrida e hidratação, pois a água vai auxiliar a regular o corpo e evitar certos problemas durante a prática.

Ao pensar na prática da modalidade no verão, por exemplo, durante a corrida o atleta irá perder uma quantidade significativa de água que sai em forma de suor, o que é fundamental para manter a temperatura do corpo regulada. Então, para que o organismo continue funcionando de forma ideal, é necessário manter os níveis de hidratação corretos.

Percebeu a importância da água e a relação entre corrida e hidratação? Então continue aqui que logo abaixo irei falar um pouco mais sobre o assunto!

A importância da água no corpo

Você já deve ter escutado que somos em grande parte água, o que não é um mito, pois esse líquido compõe entre 50% a 60% da massa corporal de um adulto, então além de ser essencial para conseguir viver, ela vai influenciar diretamente no rendimento diário e esportivo, por isso é importante tomar água antes, durante e depois da prática de corrida.

Ela terá funções importantes no corpo, como por exemplo:

  • Regular a temperatura corporal.
  • Evitar a desidratação.
  • Manter a estrutura e hidratar as articulações.
  • Manter o equilíbrio hidroelétrico do corpo.
  • E muito mais!

Ou seja, invista na ingestão do líquido, não apenas na rotina esportiva e nos treinos de corrida, mas no dia a dia. Ela entrega qualidade de vida, além de ser uma ferramenta essencial para viver com bem-estar.

Relações entre corrida e hidratação

Quem tem o hábito de correr e participar de desafios sabe que o calor pode ser um inimigo durante provas e treinos, então a água tem um papel fundamental nos exercícios. Para correr, principalmente em altas temperaturas, a boa hidratação é a peça chave tanto antes, como durante e depois das práticas de corrida.

E para conciliar corrida e hidratação, o que pode ser feito? É importante ter sempre consigo uma garrafa d’água para repor os líquidos que são perdidos ao decorrer dos exercícios, além dela evitar que o corpo alcance um estado de desidratação.

Outro fator que importa é a parte externa, então fique atento se a pele estiver com algum tipo de sobreaquecimento. É de extrema importância refrescar e manter a temperatura do corpo estabilizada, então jogar um pouco de água nas regiões que estão quentes terá um efeito bom, pois isso mantém a pele fria e ameniza os efeitos do calor até que ela se evapore.

E fique atento caso apresente sintomas de desidratação. A água é muito importante para o corredor, então caso tenha queda de pressão, tonturas ou demais sintomas, pare imediatamente, procure ajuda e tente controlar a situação, vá para um local fresco com sombra e realize a ingestão desse líquido. Preserve a saúde do seu corpo!

Não pare de beber água!

Já ficou claro a relação entre corrida e hidratação, então sempre que possível, beba água. Muitas pessoas acabam se esquecendo da importância desse líquido, o que gera problemas no corpo, como a famosa pedra nos rins.

Logo, para além de uma rotina esportiva, mas para o dia a dia, tenha sempre consigo uma garrafa d’água. Ela é compacta, pode ficar na mão, bolsa ou mochila, então não há desculpas para não beber regularmente esse líquido.

E vale lembrar que a origem da água que tomamos é mineral, então quem toma o recomendado de aproximadamente 2 litros por dia, está fornecendo ao organismo todos os minerais que ele necessita. Invista em hábitos saudáveis!

A água no organismo

Dependendo da quantidade de água que irá ingerir de uma única vez, o seu corpo ganhará um peso e você vai sentir certos reflexos na hora da atividade física. E claro, isso vai variar de atleta para atleta, então alguns conseguem lidar com isso e outros precisam de uma adaptação para não prejudicar os treinos.

Por isso, correr com líquidos no estômago pode acabar afetando de forma diferente em cada pessoa. E como isso ocorre? Pode parecer contraditório, mas um dos fatores que acelera a velocidade do esvaziamento gástrico é o volume de líquidos consumido. Ou seja: quanto mais o volume de líquido no corpo, mais rápido ele percebe o peso.

Ou seja, uma das melhores coisas que você pode fazer no treino, além de treinar os músculos para correr, é treinar seu intestino para receber líquidos durante a prática. Comece bebendo água nos treinamentos em quantidades progressivas, assim você estará preparado para ingerir líquidos de forma correta em treinos ou corridas de competições importantes.

Adaptação sempre

Percebeu a importância da água na sua vida e como é possível relacionar corrida e hidratação? A quantidade de líquido a ser ingerida para um atleta vai variar de acordo com a intensidade, mas não se pode esquecer o básico: beber água com frequência.

Lembre-se que a hidratação é importante para todos, seja atleta ou não. Tenha hábitos saudáveis para conseguir evoluir na prática e ter qualidade de vida. Meu último ponto vai para os atletas de alta performance, pois a ingestão de líquidos deve ser mais regrada. Na maior parte dos casos, recomenda-se a ingestão de eletrólitos, conhecidos como isotônicos.

Converse com o profissional responsável pela sua alimentação e veja as condições e o que deve ser feito na caso, mas não esqueça de hidratar o corpo.

Espero que tenham gostado do conteúdo! E não se esqueçam de compartilhar com os amigos atletas nas redes sociais!

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