Práticas esportivas

Confira um pouco mais sobre hidroginástica e mergulhe na modalidade!

single image

Os esportes aquáticos são uma opção de lazer para muitos, pois além de serem de baixo impacto, conseguem trabalhar a totalidade do corpo e ainda ser feito em grupo. A natação é a modalidade mais comum, porém existe também a hidroginástica como escolha de modalidade.

Ela é uma atividade física excelente, contudo, é vista pela grande maioria como um conjunto de exercícios feitos para idosos, porém, o pensamento precisa ser modificado, pois a hidroginástica não é feita apenas para um grupo em específico de pessoas.

Quer saber um pouco mais sobre o esporte? Então fique aqui para conhecer melhor a prática de hidroginástica, para quem é, os benefícios e cuidados ao começar!

O que é hidroginástica?

A hidroginástica é uma modalidade esportiva aquática, então são exercícios aeróbicos feitos dentro de uma piscina. Muitos consideram ela semelhante a uma prática de ginástica, porém a superfície é totalmente diferente.

O ambiente precisa ser adequado e com a devida supervisão, afinal, em uma aula de hidroginástica contém vários perfis de alunos com diferentes níveis de condicionamentos e patologias, por exemplo. Por isso, o devido suporte de um treinador é essencial, pois ele irá saber lidar com todos no local da prática.

Essa é uma opção maravilhosa para quem deseja condicionamento físico ou fortalecimento muscular. Você pode estar surpreso agora, mas por ser baixo impacto, a hidroginástica trabalha grande parte do corpo e o atleta nem percebe dor ou desconforto pós-prática, o que a torna mais incrível ainda.

Para ser eficiente, o praticante precisa realizar os movimentos da aula com a água no nível da linha do tórax. Isso é extremamente necessário para que o atrito com o líquido potencialize os resultados e efeitos dos exercícios.

A aula na prática

As aulas de hidroginástica são coletivas, então, para ter uma sincronia e não ser algo monótono, os professores guiam as turmas ao som de músicas animadas, além de utilizar ou não alguns equipamentos e acessórios para realizar os exercícios. São diversos objetos como prancha, flutuador, bola, bastões e por assim adiante.

Por ser bem prático e dinâmico, o praticante não vê a hora passar, mas elas duram em média de 45 minutos a 1 hora. As turmas encontram-se de 1 a 3 vezes por semana, o que garante bons resultados. Pode parecer loucura, mas cada aula pode gastar em média de 400 a 600 calorias, por isso ela garante fortalecimento muscular e condicionamento físico!

Benefícios da hidroginástica

Agora que você já sabe o que é hidroginástica e como funciona a aula, está na hora de conhecer os benefícios que terá na sua rotina ao praticar a modalidade. São inúmeros impactos e você confere alguns deles logo abaixo:

infográfico com os benefícios da hidroginástica

  1. Relaxa corpo e mente: por ser coletiva, a hidroginástica prevê sociabilidade, o que ajuda na queda do estresse e aumento do bem-estar.
  2. Melhora a flexibilidade: como é feita na água, ela melhora a flexibilidade pela amplitude de movimento, pois os músculos estão mais relaxados.
  3. Ajuda na respiração: por precisar conciliar os movimentos e diferentes velocidades, a respiração é uma aliada para evitar cansaço, logo, no decorrer das aulas, você aprende a controlar o modo que respira.

Existem diversos outros benefícios que você irá experimentar no decorrer das aulas, então se deseja perceber no dia a dia, a melhor opção é ir em uma aula para ver como se adapta e o que muda na sua rotina. Mas, para saber com antecedência, conheça outros impactos:

Todos podem praticar hidroginástica?

Como foi dito no início deste artigo, muitas pessoas relacionam a hidroginástica como uma prática da terceira idade, porém, saiba que ela é para todos, sem restrições de sexo, idade ou doença. Ou seja, se você tem vontade de ingressar na modalidade, é só tentar.

Claro que para uma maior segurança, o devido acompanhamento é bem-vindo. Sendo assim, faça exames e tenha uma declaração médica para evitar qualquer problema, além de garantir um treino mais individualizado e adequado para o seu perfil. Vale também destacar algumas considerações.

Hidroginástica para idosos

A prática é recomendada para grupos da terceira idade, pois muitos especialistas recomendam este esporte como um modo de tratar algumas doenças nos ossos, como a osteoporose. Esse problema acaba atingindo mais a população adulta, por isso é comum ver um grupo específico de idade nas aulas, mas saiba que isso não é uma restrição!

Ou seja, quem é idoso costuma optar pela hidroginástica, pois ela auxilia na redução da dor, além de melhorar a densidade mineral óssea. Com isso, é possível prevenir e tratar a osteoporose. Outro fator é que a prática é muito segura, então o risco de lesão é reduzido, por isso chama a atenção do público mais velho.

Hidroginástica para gestantes

Outro grupo bastante comum na hidroginástica são as gestantes, pois além delas conseguirem manter o corpo ativo, vai ajudar no controle do peso e no fortalecimento muscular. Por isso existe também essa prática mais individualizada para as mamães.

A água vai ajudar no estímulo da circulação periférica, o que ajuda a reduzir inchaços nas regiões inferiores. Além disso, ajuda na melhora da respiração, o que garante uma otimização na rotina, bem-estar e qualidade de vida.

Hidroginástica emagrece?

Um dilema que sempre aparece nas práticas esportivas é o emagrecimento, afinal, muitos começam no esporte com o objetivo de diminuir o percentual de gordura e melhorar a estética corporal. Sendo assim, se o seu objetivo é emagrecer, saiba que é possível sim com a hidroginástica!

A prática regular vai auxiliar no dia a dia, além de ser uma atividade com uma média alta de queima de calorias. Porém, não pratique em excesso buscando resultados milagrosos e faça a atividade em conjunto com outros hábitos, como uma alimentação balanceada.

Entrando na água

Agora que você já conhece a hidroginástica, os cuidados para iniciar, benefícios e que ela é para todos, o que te impede de começar?

Dê o primeiro passo buscando um local adequado e que esteja de acordo com as suas necessidades, assim, você irá praticar com conforto e ter o devido lazer, além de gastar a energia necessária para não estar em quadro de sedentarismo.

Como visto, a hidroginástica é uma modalidade excelente, então tente ingressar em novos esportes e veja o resultado na sua vida. Espero que tenha gostado do conteúdo!

E não se esqueça de compartilhar esse artigo com os amigos e colegas atletas nas redes sociais!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados