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Hidratação no Esporte

Hidratação no Esporte
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h2oA água representa cerca de 70% do peso corporal e é um nutriente de fundamental importância para a sobrevivência.

Durante o exercício físico a produção de calor aumenta, elevando a temperatura corporal, nesse momento há perda de líquidos pelo organismo, principalmente pelo suor que é o mecanismo de defesa que o corpo tem para não deixar que essa temperatura se eleve muito. Entretanto para que o mecanismo não resulte em consequências negativas é preciso repor as perdas induzidas por esse processo. Tais consequências afetam principalmente a funcionalidade dos mecanismos responsáveis pelo termo regulação e o sistema cardiovascular. Isso torna o consumo de água ainda mais importante para evitar a desidratação.

A desidratação diminui a performance da pessoa durante o exercício. Estudos mostram que atletas desidratados apresentam um aumento na frequência cardíaca, e uma diminuição da pressão arterial, trazendo um estresse fisiológico assim diminuindo seu desempenho físico.

Durante o exercício, junto com a água, também são perdidos alguns eletrólitos fundamentais principalmente para a contração muscular, como o sódio e o potássio. Em exercícios intensos e de longa duração (a cima de uma hora) , além da água esses eletrólitos também precisam ser repostos. Para isso existem as bebidas esportivas para serem tomadas durante o exercício físico, mas em quantidades adequadas sempre com orientação de um médico ou nutricionista.

Deve-se consumir água durante todo dia, pois por várias maneiras o organismo a perde, mesmo quando não se está exercitando. Periodicamente, líquidos são perdidos pela urina, fezes, pela pele e respiração. Mas quando se está em atividade física, esse consumo deve ser aumentado. E como saber a quantidade de água perdida, que deve ser reposta durante o exercício?

O praticante de exercício físico, tem melhor rendimento se já começar a atividade bem hidratado, ou seja, meio litro de água 2 horas antes do exercício não tomados de uma só vez. Para saber a quantidade perdida durante o exercício a pessoa tem que se pesar antes do exercício e depois, sem consumir água no período da pratica nesse dia, para cada 1 kg de peso perdido equivale a aproximadamente 1 litro de água. Por aí se tem uma ideia da quantidade de água que a pessoa perde nessa atividade, facilitando a reposição adequada nos próximos treinos, sabendo que a hiper hidratação durante a atividade pode causar desconforto abdominal. Mesmo assim, o consumo de água após o exercício também é importante pois deve-se consumir mais água do que aquela perdida durante a atividade física pois na recuperação o praticante continua perdendo líquidos pela urina.

Rafael Leitão
Zona Alvo Assessoria