Qualidade de vida

Como começar a ter hábitos saudáveis e quais seus benefícios?

single image

Uma vida é completa quando está equilibrada com a mente em paz e a saúde física e emocional estabilizada. Isso acontece quando investimos em hábitos saudáveis, seja para o corpo ou mente, pois isso reflete em como lidamos com o bem-estar e buscamos a nossa qualidade de vida.

Assim, para ter a vitalidade na sua rotina, os hábitos saudáveis precisam ser construídos, pois eles que irão regular como nos sentimos e escolhemos o modo de levar a vida. Seja através do esporte, hobbies ou uma organização, ser saudável vai além de pensar no corpo, então é preciso entender como conciliar tudo sem ter desgaste.

Quer aprender como fazer isso? Então continue por aqui para saber o que são hábitos saudáveis!

O que são hábitos saudáveis?

Hábitos saudáveis são uma série de construções no dia a dia que são realizadas através de práticas constantes para gerar algum benefício na vida de cada um. Considerando a palavra hábito, é ter costume por determinado tempo com alguma tarefa, por exemplo. Já o saudável, é respeitar o organismo e seu tempo para não gerar estresse e nem problemas no corpo.

Ao juntar as duas palavras, temos um sentido de equilíbrio de boas práticas na rotina para otimizar resultados e conseguir aproveitar ao máximo. Como impacto o corpo responde melhor às atividades, a saúde mental fica equilibrada e o cansaço diminui. 

E vale comentar que hábitos saudáveis não estão relacionados diretamente com pessoas calmas e que fazem práticas mais relaxantes como yoga ou meditação. Ter hábitos saudáveis implica em como você busca o melhor para si dentro das suas condições e gostos. As práticas citadas auxiliam (e muito) na construção de hábitos, mas não são regras que devem ser praticadas para alcançar esse objetivo.

Como começar a ter hábitos saudáveis?

Para começar a ter hábitos saudáveis é necessário entender o que é saúde em primeiro lugar. Considerando a Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde pode ser definida como o “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”.

Assim, buscar saúde não diz respeito apenas ao corpo, mas estar em um ambiente e em condições sociais que não atrapalhem o seu desenvolvimento como pessoa. Isso também vale para o ambiente esportivo, pois ser saudável também implica no espaço em que está treinando.

Então, antes de buscar por hábitos saudáveis, procure saber se a sua saúde está no caminho correto, pois é preciso trabalhar uma coisa de cada vez. Quando estiver preparado, alguns passos podem ser seguidos para começar a ter hábitos saudáveis:

1. Fique de olho na saúde mental

Como dito, estar atento às condições mentais é importante para ser saudável e aplicar isso em novos hábitos. Saber como anda seu dia, quais as sensações e sentimentos você tem nas situações cotidianas, ajudam a saber o nível da sua saúde mental.

Caso seja possível, é bom ter o acompanhamento de um psicólogo para avaliar a situação, e caso tenha sentimentos ou comportamentos que levam ao estresse, uma dica é pensar no que está sentindo e como ressignificar para não causar dano a sua saúde mental.

Com o equilíbrio, você terá inteligência emocional para lidar com situações difíceis, além de conseguir evoluir como pessoa!

2. Crie hobbies (e oportunidades)

Outro ponto para ter hábitos saudáveis é criar hobbies e novas oportunidades. Muitas vezes, o bem-estar vem com algo simples, como ler um livro ou conversar com amigos, contudo, por não ser uma prioridade ou não ter um tempo definido, as práticas que trazem sensações boas para você são deixadas de lado.

Isso acaba sendo um problema, pois algumas pessoas esquecem do lado pessoal, não deixando um tempo livre para o lazer, sendo que o ideal é ter alguns escapes da sua rotina.

Como consequência, além de não ter práticas saudáveis, a rotina também não é uma das melhores.

3. Invista em uma alimentação boa

Outro fator que reflete no físico é uma alimentação balanceada. Se o assunto é sobre hábitos saudáveis, nada mais justo que ter um cardápio alimentar coerente para o seu corpo, então busque auxílio de um nutricionista para regular o que come.

Como impacto a disposição e um melhor funcionamento do organismo e da imunidade estarão presentes, então saber o que comer e o que pode ser evitado é um diferencial para construir novos hábitos!

4. Faça exercício físico com frequência

A Organização Mundial da Saúde estimula 150 minutos de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada na semana para não estar no sedentarismo

Estimular a atividade física, seja ela através de um esporte ou exercício prazeroso, muda a sua vida, pois além de criar novas habilidades e não ficar parado, o corpo responde de maneira eficaz, além de regular muitos quesitos de uma vida agitada, como ter o sono em dia.

Além disso, pessoas que passam por muito estresse podem ter o esporte como escape ou alternativa para amenizar o turbilhão de pensamentos diários, vez que ele vai ajudar no aumento da produção de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar.

5. Tenha um planejamento de rotina

Planejar significa organizar e tornar efetiva uma rotina que pode estar te atrapalhando. Também é uma forma para definir e conseguir controlar uma rotina comum de trabalho, não sobrecarregando sua mente, ainda mais se trabalhar em home office.

Para isso, organize um calendário com os dias e horários para as suas atividades e afazeres, pois assim terá um controle sobre isso, além de visualizar o tempo gasto e não extrapolar com atividades, tendo como justificativa estar sendo produtivo.

Prestar atenção nesses detalhes vai fazer com que você respeite seu horário certo de serviço, além de investir nas atividades em tempos livres e prestar atenção na sua saúde mental.

6. Busque ser sociável nos ambientes

A sociabilidade também é um pilar para os hábitos saudáveis, então tente ao máximo estar presente nos ambientes. Prestar atenção nos espaços e tentar interagir vai ajudar você a se sentir incluso neles, além de ter voz ativa e conseguir se comunicar em diversas situações.

Pode ser difícil para alguns começarem a aparecer nos ambientes, mas leve em consideração que isso é um processo. Esteja mais presente no time da empresa, tente pontuar opiniões e procure ter relações saudáveis e amigáveis nos espaços que frequenta.

7. Preste atenção nas suas emoções

Por fim, uma dica que diz sobre respeito pessoal. Quase todos vivem atualmente em rotinas agitadas, não permitindo pausas e nem o contato consigo. Como consequência o controle emocional cai e muita vezes distúrbios ou problemas como a ansiedade aparecem.

Com isso, preste atenção no seu dia a dia e em como andam as suas emoções, o que sente em determinada situação e se o seu cotidiano te dá prazer ou apenas consome o seu emocional. Essas percepções irão ajudar na sua reinvenção, além de colocar você em primeiro plano, tendo como impacto mais um hábito saudável!

Benefícios dos hábitos saudáveis

Agora que você já sabe como começar a ter hábitos saudáveis, é legal saber alguns benefícios que se tornarão presentes no seu dia a dia com essa nova realidade.

1. Melhora a disposição

Exercício físico, dieta, preocupação com a saúde mental e demais fatores já estão encaminhados e organizados na sua vida, logo, um dos benefícios que terá é um upgrade na sua disposição. Tempo livre, produtividade ativa e qualidade de vida, você vai conseguir experimentar novas habilidades e vivências, além de investir em novas produções, seja no trabalho ou em casa.

Ter hábitos saudáveis garantem uma melhor disposição para a vida, então saiba que isso estará presente!

2. Evita doenças mentais

Ter inteligência emocional requer maturidade, e um dos benefícios que você terá quando a saúde mental estiver em dia é a redução de doenças como depressão ou ansiedade. Essas doenças que podem ser causadas pelo estresse ou acúmulo de tarefas serão reduzidas, pois o planejamento garante quase 100% de eficácia na sua rotina.

Problemas podem surgir, pois nada é perfeito, contudo, você estará apto a resolver sem ter desgaste, o que vai ser positivo, pois estará cuidando de si em primeiro plano.

3. Regula o sono

Como dito no tópico da atividade física, ter regularidade no exercício garante melhor qualidade de sono e o mesmo pode ser potencializado com hábitos saudáveis no geral. Ao se alimentar bem, ter a sua rotina organizada e não estar sobrecarregado, quando chegar no horário de descanso sua mente vai estar calma e tranquila, com a sensação de que tudo foi cumprido, não gerando estresse ou desconforto.

Algumas pessoas podem ter problemas, como insônia, que podem ser melhorados com os hábitos, mas é essencial ter auxílio médico para questões específicas. Ser saudável também diz respeito ao sono, então invista em hábitos que ajudem a regulá-lo.

4. Melhora o humor

Se o estresse é reduzido com hábitos saudáveis, logo, um dos benefícios é a melhora do humor. Com a rotina organizada, seu dia será mais leve, momentos de descontração serão bem aproveitados e as suas horas poderão render mais, pois o mau humor e a procrastinação estarão longe.

5. Respeite os seus limites

Entender os hábitos saudáveis requer um cuidado pessoal muito grande, o que trás como benefício um respeito ao corpo e aos seus limites. Está tudo bem não ser produtivo todos os dias ou ter uma diferença de humor. Essas sensações fazem parte de ser uma pessoa que vive em sociedade, então lidar com essas questões vai ajudar a superá-las e não as deixar te consumir de maneira negativa.

Entenda que hábitos saudáveis requerem tempo, dedicação e maturidade, mas que todos podem tê-los na rotina. Espero que tenham gostado e entendido a relação entre hábitos e saúde e como é possível aos poucos começar boas práticas na sua vida.

E você, por acaso já tem uma rotina saudável? Conta aqui nos comentários!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados