Para treinadores

Como fazer a gestão financeira da sua assessoria esportiva?

single image

O acesso à internet facilitou muitas dinâmicas para seu uso comum, seja para manter contato ou manter-se informado, e isso não seria diferente para o mercado de trabalho, principalmente para o nicho esportivo. Com tecnologia de ponta em mãos, organização é uma habilidade que qualquer profissional pode desenvolver e, com poucos passos, fazer a gestão financeira para a sua assessoria esportiva.

Para isso, é necessário ter disciplina para cuidar do dinheiro que entra na sua empresa, conseguindo aos poucos chegar a novos resultados, seja em aumento de lucro ou investimentos em equipes e equipamentos para o seu negócio. 

Você já sabe como fazer a gestão financeira da sua assessoria esportiva? Continue aqui para entender como aplicar na sua marca!

O que é a gestão financeira? 

Para usar uma ferramenta é necessário entender o conceito por trás dela. Pensando em gestão, ela é uma técnica de planejamento que visa administrar tudo aquilo que envolve a aplicação ou controle de gastos em uma empresa. Em um exemplo fácil, fazer a gestão financeira é saber como andam os gastos, o que está gerando lucro, o que será necessário cobrar ou receber de quem compra o seu serviço.

No caso das assessorias esportivas, é utilizar o dinheiro que chega dos pagamentos dos atletas para pensar em novos processos, dinâmicas ou outras ferramentas que irão incrementar o seu negócio, visando sempre o cuidado e a organização com o dinheiro. Ou seja, é um conjunto de ações para você não ficar no vermelho no final do mês.

O ideal é entender um passo a passo de como a gestão pode ser aplicada de forma prática e didática. São 4 etapas para seguir:

1. Planejamento

O planejamento consiste em organizar as ideias, quanto dinheiro já existe e o que é necessário investir. Em adição, ele serve para mapear o que será feito no dia a dia, então fornece um controle para você não desviar do seu objetivo. Além disso, um planejamento de gestão financeira te auxilia a focar na sua meta, fazendo com que sua chance de risco diminua.

2. Execução

A parte prática do processo já está com o caminho desenhado, agora é hora de executar. Se a gestão financeira é sobre o dinheiro, a execução será sobre investir em ferramentas, aplicativos, planos atrativos e demais opções que forem discutidas para alavancar o seu negócio e cuidar do seu dinheiro.

3. Análise

Aqui fica mais uma parte estratégica que será focada em analisar dados. Algumas perguntas podem ser levantadas para fazer uma análise e ver qual o rumo a ser tomado:

  • O resultado foi obtido? 
  • As metas foram batidas? 
  • Conseguiu ter o desempenho esperado?
  • O que não funcionou?

Todos os questionamentos ajudam a decifrar o que foi obtido de resposta com a execução, então é um passo necessário para ver qual o efeito da sua gestão. Como impacto você gera o controle das suas atividades, assim terá algumas previsões para o próximo planejamento.

Nas assessorias esportivas, a análise, além de ver o pagamento dos atletas, é onde o feedback será importante, pois será possível saber do seu atleta como está a execução do seu serviço, se é necessário investir em algo mais atrativo e assim por adiante.

4. Controle

Por fim, o controle será a resposta de tudo que foi organizado. Será que está na hora de investir ou devo controlar mais os gastos? Basicamente, essa etapa será a renovação do planejamento, levantando as falhas, sucessos e o que deve ser feito para não fugir do próximo objetivo.

Com os passos acima, será fácil desenhar os seus processos, como aumentar os ganhos com a sua marca. Além da praticidade que a gestão financeira para assessorias esportivas vai te entregar, o conhecimento administrativo do seu negócio estará mais didático e sem confusões. Assim, investimentos ficarão mais fáceis, por exemplo.

Impactos da gestão financeira nas assessorias esportivas

Você, com seu pequeno negócio, já entendeu o porquê é necessário ter a gestão financeira na sua assessoria esportiva. Aliada à administração, conhecimento, tempo e dedicação, muitos impactos serão vistos na sua empresa. 

Isso será possível, pois a gestão financeira também trará alguma previsibilidade, então além das facilidades que ela fornece, alguns pontos como uma possível crise será prevista, te ajudando a tomar todo cuidado necessário caso a situação seja real. Além disso, 4 impactos podem ser vistos no seu negócio:

1. Organização

Normalmente as assessorias começam com poucas pessoas e a organização consegue ser um fator crucial para conseguir aumentar sua visibilidade. Assim, a gestão financeira vem auxiliar com custos fixos e custos variáveis que podem existir para o treinador, sejam pagamentos, investimentos ou anúncios.

Outro impacto com a organização é a facilidade do planejamento estratégico e criativo, então cada passo que a assessoria pode tomar estará detalhado e encaminhado. A organização vai além de um controle, serve também para facilitar as tarefas do dia a dia.

2. Melhora no planejamento

O planejamento é um dos 4 pilares para investir na gestão financeira, logo, o planejamento da sua assessoria, como um todo, deverá ser melhorado, desde a organização de planilhas até cronogramas de treinos, uso de redes sociais e afins. Em conjunto, estratégias a longo prazo serão mais orgânicas, então você não terá dificuldade em visualizar a situação da empresa daqui uns anos.

É bom lembrar que o planejamento de uma gestão vai garantir um controle de gastos, então questões como orçamentos, projeção de pagamentos, o que deve receber e quais os impostos devem ser pagos serão assuntos mais fáceis de serem resolvidos. 

Basicamente, na etapa final você terá um planejamento financeiro com as suas perspectivas e a realidade da assessoria, dessa forma a perda de dinheiro será mais difícil de acontecer. Além do mais, ele irá mostrar quais são as possibilidades de alcançar seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Planejamento e tecnologia

Por fim, o planejamento pode ser amplificado com uso de tecnologias, pois elas serão grandes aliadas na sua rotina. No caso das assessorias, prescrever planilhas personalizadas e rápidas é um fator crucial para atrair um atleta, então ter essa facilidade no seu negócio é essencial para crescer.

A plataforma Treinus oferece esse serviço. Nela você tem a possibilidade de prescrição personalizada para cada atleta, além de ter a opção para acrescentar imagens ou vídeos nos treinos, fazendo com que a dificuldade de execução fique menor e seu trabalho bem mais otimizado.

3. Crescimento Orgânico

O esperado por muitas assessorias é o crescimento e a gestão financeira vai ajudar, aos poucos, torná-lo orgânico. Mas antes, é necessário entender que um pequeno negócio não vai alavancar exponencialmente de forma rápida, isso é um processo que requer esforço e ação.

Sendo assim, o crescimento vem com a autoridade no nicho esportivo, visibilidade para assuntos relevantes que a marca se posiciona, além de experiência no mercado. Ou seja, isso será conquistado aos poucos, então saiba que investir na gestão é o primeiro de muitos passos.

Dessa forma, os atletas irão reconhecer a capacidade e impacto da sua assessoria, gerando rede de indicações e aumentando o seu crescimento. Para isso ocorrer, é bom ressaltar novamente o treino personalizado, pois seu atleta irá perceber o atendimento individualizado e especial.

Existem diversos benefícios com grandes impactos para o seu negócio. A pesquisa é crucial, além de ter em mente os pontos específicos para aplicar o seu dinheiro e ver o rendimento do trabalho fluir.

Como investir na gestão financeira?

O ponto final da gestão financeira para assessorias esportivas é saber onde investir o dinheiro. Toda teoria é muito eficaz quando colocada em prática de modo correto, sendo assim, a pesquisa é a sua aliada neste momento. 

Saiba qual plataforma pode ser utilizada para suprir as suas necessidades, além de oferecer as ferramentas ideais para tornar o seu negócio mais prático. Pensar na sua assessoria como um todo é essencial para saber onde investir, então não ache que apenas terá que entregar resultados para os atletas, pois você pode ter uma equipe que está te apoiando por trás. Investimento na equipe também é o foco para obter seu sucesso.

Para ter todos os recursos necessários, a plataforma na qual você pode investir é a da Treinus, pois ela irá te auxiliar com:

  • Prescrição de treinos personalizados
  • Facilidade de pagamento por boleto ou cartão de crédito
  • Loja de planos
  • Filtro de feedback.

Aqui ficam algumas das funcionalidades, além de ótimas dicas para otimizar seu negócio. Não perca tempo e corra atrás das novas oportunidades que você já sabe que precisa aplicar e investir!

 

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados