Quanto mais o trabalho do treinador é reconhecido e divulgado, maior é o número de atletas interessados em contratar os seus serviços. Nessa relação, gerenciar o fluxo de pagamentos é uma tarefa que não pode ser ignorada, afinal, a gestão financeira para assessorias esportivas é o caminho mais prático para controlar todos os recebimentos do negócio.
Por isso, se você está buscando por técnicas que possam te ajudar a lucrar mais, bem como manter o capital organizado, aprenda aqui a fazer bom uso da gestão financeira para assessorias esportivas e saiba como se destacar da concorrência!
Quais as funções da gestão financeira no mercado esportivo?
Destrinchando o conceito, gestão financeira é um grupo de técnicas de planejamento que visam administrar tudo aquilo que envolve a aplicação ou o controle de gastos de uma empresa. Na prática, é sobre:
- Administrar pagamentos.
- Aplicar o dinheiro em investimentos.
- Realizar cobranças do serviço ofertado, quando necessário.
Dentro do cenário esportivo, a gestão financeira para assessorias esportivas é administrar corretamente as mensalidades cobradas, investindo em tecnologias ou metodologias que melhorem o seu negócio, mas que também tragam bons resultados aos seus alunos.
Além disso, essa gestão consiste na aplicação do dinheiro recebido para elaborar novas estratégias comerciais, como campanhas ou eventos. Em um breve resumo, são conjuntos de ações que focam no controle e na retenção de gastos, para, assim, obter lucro com a mão de obra aplicada.
Para mais detalhes, veja as etapas de gestão financeira que podem ajudar sua assessoria esportiva.
Planejamento
O planejamento consiste em organizar o dinheiro de forma inteligente e estratégica, ou seja, é o levantamento constante de pagamentos e aplicações para mapear o que entra e o que sai do negócio. Assim, é possível visualizar o progresso dos objetivos, bem como enxergar momentos de intervenção para não desviar das metas de crescimento estabelecidas.
Execução
Se a gestão financeira é sobre administrar o dinheiro, a execução nada mais é que investir em ferramentas, aplicativos e demais tecnologias que podem alavancar a visibilidade da sua assessoria esportiva.
Análise de dados
Parte burocrática e estratégica, a análise de dados consiste em explorar o cenário de atuação do negócio para decidir quais caminhos a assessoria deve seguir.
Aqui, algumas perguntas podem ser levantadas para fazer uma análise minuciosa:
- O resultado foi obtido?
- As metas foram batidas?
- O desempenho saiu como esperado?
- O que não funcionou?
Para facilitar a análise, peça constantemente feedbacks dos alunos e funcionários da assessoria, assim é possível enxergar tanto o macro como o microambiente, e o que fazer para melhorar a atuação do negócio.
Controle
Por fim, o controle será a resposta de tudo que foi organizado. Será que está na hora de investir ou de controlar gastos? Basicamente, essa etapa será a renovação do planejamento, levantando as falhas, os sucessos e o que deve ser feito para não fugir do próximo objetivo.
Gestão financeira para assessorias esportivas
Se você está buscando visibilidade no seu negócio, e consequentemente deseja atrair mais atletas para a sua assessoria, já entendeu por que é necessário ter a gestão financeira como aliada. Além de facilitar o fluxo de caixa, ela ajuda a prever alguns cenários, evitando que a assessoria atue no vermelho.
Para fazer bom uso das técnicas de gestão financeira para assessorias esportivas, veja os três passos que você deve seguir para alcançar os devidos resultados:
1. Organize o fluxo de caixa
Normalmente, as assessorias começam com poucos alunos contratando os serviços ofertados. Porém, com o passar dos meses, o alcance do trabalho do treinador aumenta e, consequentemente, o dinheiro também.
Aqui, para fazer bom uso da gestão financeira, é importante organizar o fluxo de caixa e registrar o crescimento no decorrer do tempo. Outra necessidade é anotar os custos fixos e variáveis que podem existir no mês, assim, é possível visualizar lucro ou possíveis prejuízos, como também projetar o crescimento de acordo com a realidade em que se encontra.
2. Defina as prioridades do negócio
Depois de estabelecer o controle de gastos, o próximo passo é definir as prioridades do negócio. Nesse caso, é preciso anotar todas as ideias que podem te levar rumo ao crescimento e selecionar as melhores, as que vão trazer retorno financeiro. Também é o momento de definir o que você deseja alcançar e quais os caminhos possíveis para concluir seu objetivo.
A ideia por trás das prioridades é pensar em caminhos para automatizar o serviço e aumentar o engajamento da marca. Desde criar um funil de vendas até um canal de comunicação para orçamentos e adesões, são diversos meios que precisam ser analisados, e você quem irá decidir as melhores opções.
Para te ajudar, veja algumas prioridades que você pode definir para alavancar a sua assessoria esportiva:
- Pensar em campanhas para atrair novos atletas.
- Usar as redes sociais para ganhar visibilidade.
- Investir no marketing digital para consolidar o seu negócio.
- Fazer parcerias com marcas esportivas.
- Usar tecnologias de gestão para otimizar os resultados da sua assessoria.
3. Invista em tecnologias de gestão
Por fim, o último passo consiste em aplicar o dinheiro recebido em tecnologias para facilitar o seu serviço. E, nesse caso, os aplicativos de gestão são um dos melhores caminhos!
A Treinus é uma plataforma de gestão esportiva que ajuda diariamente o negócio de mais de 2.000 treinadores. Conosco, é possível realizar o controle financeiro de forma simplificada, com loja de planos e sistema de recebimento integrado.
Também oferecemos acesso ao módulo de gestão de recebimentos, em que é possível:
- Aumentar a venda dos planos de treinamento.
- Realizar a cobrança das mensalidades de forma automática, via cartão de crédito.
- Acompanhar os valores a receber dos seus atletas.
- Visualizar pendências de pagamentos.
- E muito mais!
Essa é uma ótima funcionalidade para evitar possíveis dores de cabeça ao ter que cobrar diretamente o aluno, uma vez que o valor da mensalidade é debitado automaticamente no mês.
Então, se você quer revolucionar ainda hoje a sua assessoria esportiva e deseja fazer bom uso da gestão financeira, converse agora com um de nossos consultores!
Como fazer bom uso da gestão financeira para assessorias esportivas?
O ponto final da gestão financeira para assessorias esportivas é saber usar o dinheiro de forma estratégica. Nesse caso, é para aliar teoria com a prática para obter bons resultados.
O crescimento, para ser constante, precisa de trabalho árduo e dedicação. Contudo, ele não deve ser complicado e cheio de dor de cabeça.
Uma gestão financeira eficiente é caracterizada por constantes organizações que ajudam a facilitar o dia a dia do treinador, então tire um tempo para estudar, entenda a realidade da sua assessoria e invista em tecnologias e ferramentas que possam te trazer bons resultados!
Também não se esqueça de que essa é uma tarefa contínua, então aprenda com os erros e busque, todo dia, ser a melhor versão profissional de si.