Posted in:

Feedback de Treinamento: 5 dicas para você se comunicar com seu aluno via e-mail

Atleta recebendo o feedback de treinamento depois de um treino
Feedback de Treinamento: 5 dicas para você se comunicar com seu aluno via e-mail
Este texto te ajudou?

Atleta recebendo o feedback de treinamento depois de um treino
Feedback é importante para o treinador e para o aluno.

Por que utilizar o e-mail para dar um feedback de treinamento para o aluno? Por vários motivos, mas os principais deles são: o email é uma forma direta e pessoal de estar em contato com os alunos, não é inoportuno e invasivo como algumas outras redes sociais (tipo o whatsapp e facebook) além de imprimir um grau maior de seriedade do que essas novas redes.

Ainda que muitos de nós estejamos acostumados a utilizar as redes sociais para tratar de assuntos sérios, ainda há quem prefira receber informações importantes por email.

Outra questão fundamental é: os serviços de email tem diversas outras funções que facilitam o processo comunicacional.

Como por exemplo a criação de lista de contatos, tabelas, drives online para armazenar arquivos e etc.

Resumidamente o email parece ser a melhor e mais organizada opção para a comunicação e organização de dados com e para o contato do profissional e de seus alunos.

A organização que ele permite facilita muito a vida de ambos, permitindo o acesso tanto pelo computador, como pelo celular.

Separei algumas sugestões de como utilizar o email para comunicar com seus alunos.

Clareza na escrita

Quando for dar o feedback de treinamento de alguma coisa, ou mesmo enviar algum tipo de arquivo é fundamental ser direto, objetivo e claro no proposito daquele email.

Mas o mais interessante é não perder a sua linguagem enquanto treinador. Ainda que o email seja uma ferramenta mais formal de comunicação é importante que seu aluno perceba que é você quem está escrevendo para ele, e não uma maquina.

Organização dos arquivos e anexos

Como foi dito anteriormente os serviços de email permitem muitas outras funções para organizar os arquivos.

É muito importante para facilitar a comunicação do feedback de treinamento. Cada coisa esteja organizada no seu devido lugar. As planilhas, os arquivos, os textos e as imagens.

Responsabilidade com a agilidade da resposta

Se organizar para estar sempre checando sua caixa de entrada é de suma importância.

Só com o acesso frequente ao email você poderá se organizar e entender quais são os que devem ser respondidos de forma urgente e os que podem levar mais algumas horas para serem respondidos.

Outra questão é: mesmo que a mensagem encaminhada pelo aluno não necessite uma resposta, é de bom tom atestar o recebimento dela, mesmo que seja com um simples “recebido”.

Planilha online treinamento

As planilhas de treinamento online são uma maneira prática e organizada de informar aos seus alunos as atividades e os treinos que eles devem realizar.

Existem modelos disponíveis na internet, mas a melhor maneira é criar a sua própria, para que seus alunos se identifiquem e reconheçam seu modo de trabalhar.

A melhor maneira é nomear as colunas de forma simples e organizar as atividades por cor também facilita a comunicação do feedback de treinamento e o entendimento.

Por exemplo: você pode optar por utilizar a cor azul para exercícios aeróbicos e o vermelho para anaeróbicos. As cores podem facilitar muito na sinalização de outras questões referentes ao treino, como a intensidade, o tipo de espaço que ela será realizada, etc.

É importante que a planilha seja clara. Só assim seus alunos não ficaram em dúvida ou praticarão alguma atividade de forma errada, o que também facilita o feedback de treinamento.

A planilha online facilita muito a comunicação:  coloque seus alunos com a possibilidade de editar a planilha e dessa forma, cada vez que ele realizar as atividades você terá acesso a essa informação.

É legal deixar uma aba para que ele possa escrever suas impressões e sensações sobre o treino também. Vale ressaltar que as planilhas de treinamento de corrida podem ser feitas separadas.

Desta forma o aluno pode informar também o tempo gasto e q quantidade de quilômetros corridos.

Pode ser interessante criar uma aba para sugestões: como o horário para realizar e qual a quilometragem, o tipo de pista (ou esteira) e também algumas questões de hidratação e alimentação na preparação e no pós-treino.

Feedback de treinamento
Feedback de treinamento

Feedback de treinamento

O feedback pode acontecer tanto nas próprias planilhas ou por meio de formulários e questionários que você pode criar para seus alunos.

Uma sugestão é definir uma periodicidade para que ele aconteça que pode ser diária ou mensal. Caso a opção seja receber um feedback de treinamento por mensagem de email e não por outros meios (como a planilha ou os questionários) é importante arquiva-los em pastas para que depois você possa criar um banco de dados sobre cada aluno.

A questão mais importante é que a comunicação com seu aluno aconteça, e você pode (e deve) entender quais serão os melhores caminhos para comunicar com cada aluno e como organizar o fluxo de dados e mensagens que irá receber.

O e-mail é muito interessante pois acaba se tornando um banco de dados em nuvem, ou seja: você e eles podem acessar de qualquer dispositivo em qualquer lugar que estejam.

Você curtiu este post sobre como conversar com seus alunos via e-mail? Lembrou-se de outras dicas? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!