Práticas esportivas

Faça a atividade física corretamente e evite as lesões

single image

Certamente correr e caminhar são as atividades físicas mais democráticas e acessíveis, exigindo apenas um bom par de tênis, disposição e disciplina. Seus benefícios se traduzem em melhorias o quadro físico e psicológico, além de contribuírem para a perda de peso. A facilidade com que praticamente qualquer pessoa pode iniciar seu programa de caminhadas ou de corridas regulares não deve ser confundida com a inexistência de cuidados que devem ser tomados para evitar riscos que também essas atividades oferecem.

A corrida leva muito mais gente aos consultórios do que se imagina. São muito frequentes lesões da unha, planta do pé, tornozelos, joelhos e quadril que podem ser evitadas de maneira fácil com ações preventivas e simples como realização de alongamento antes e depois da atividade, escolha do terreno apropriado e uso de tênis adequado. Para identificar uma lesão, é importante observar sua duração e intensidade. Ao sentir dores que interfiram no seu cotidiano por mais de dois dias é importante procurar um médico, evitando assim que o problema se agrave.

O médico especializado em Medicina Esportiva, de preferência ortopedista, é o profissional mais indicado para a avaliação dessas lesões e orientação sobre as medidas de prevenção e de tratamento mais indicadas.

Alguns cuidados simples ajudam a prevenir as lesões mais frequentes:

  • Prepare a musculatura. Faça um aquecimento com trote, por cerca de 5 a 10 minutos antes de iniciar a atividade.
  • Faça alongamento na parte posterior da coxa, da panturrilha, do quadríceps e dos músculos anteriores da perna, em três séries para cada grupo muscular de 30 segundos cada uma.
  • Os tênis devem proteger primordialmente os membros inferiores contra os impactos de repetição. As necessidades podem variar de acordo com a intensidade da atividade, mas sistemas de amortecimento de ar ou gel são importantes.
  • A roupa, embora não interfira diretamente nas lesões, pode gerar desconforto durante a atividade e interferir no seu desempenho. Prefira tecidos que permitam uma transpiração mais livre.
  • Posturas eretas, com balanço harmônico dos braços e passadas suaves, garantem a estabilização de toda a estrutura do corpo, evitando tensionamento e lesões.

Posts relacionados