Para se inspirar

Fabiana Fachini se conectou com o esporte na infância e hoje pratica duas modalidades!

single image

Conciliar a vida pessoal com duas modalidades esportivas diferentes é um desafio que poucos conseguem enfrentar com sucesso. Para Fabiana Fachini, essa jornada teve início com o atletismo durante sua infância, marcando o início de sua paixão pelo esporte. No entanto, foi na idade adulta que essa dedicação se expandiu para além das pistas de corrida, encontrando-se também no mountain bike.

Os seus primeiros passos no mundo esportivo foram trilhados com dedicação e empenho, destacando sua história inspiradora e mostrando como a persistência e o comprometimento podem levar a grandes conquistas. “Nossa vida não para até que ela nos pare. Portanto, fazer planos é algo que me movimenta. Vivo intensamente!”, conta a atleta.

Os primeiros passos no esporte aconteceram logo na infância

Desde pequena, Fabiana foi introduzida ao esporte. Como muitas crianças, ela encontrou sua paixão durante as aulas de Educação Física na escola. No entanto, para ela, esses momentos foram mais do que simples brincadeiras: eles foram os primeiros passos em uma jornada que moldaria sua identidade e suas conquistas futuras. 

No decorrer das aulas, o atletismo surgiu como uma oportunidade única. “Meu professor de Educação Física era adepto ao atletismo e, consequentemente, por influência dele, acabei aderindo a esse esporte. Iniciei participando de uma integração esportiva, nos anos 90, entre as escolas da minha região. Queria estar em tudo!, recorda.

O que começou como uma simples aula na escola logo evoluiu para participações em provas de atletismo. “Aos poucos iniciei os treinos e, aos 11 anos, já fazia parte de uma equipe. As competições foram consequência, e o esporte começou a ser levado mais a sério, mas sem muita noção do que realmente significava esse mundo. Só sei que fazia com dedicação e disciplina, sendo bem competitiva”, compartilha Fabiana.

Durante esse período, o que marcou sua trajetória esportiva foram as anotações feitas para acompanhar sua evolução. “Tenho um caderno com todos os registros com a data, o tipo do treino, tempo, até o clima do dia, além das competições com os resultados. Desde o início anotava tudo, já que queria sempre acompanhar meu desenvolvimento”, conta.

Contudo, mesmo sendo uma atleta dedicada, imprevistos aconteceram na sua vida pessoal, mas que não a fizeram deixar de lado seu amor pelo esporte. “No mundo do atletismo, precisei de duas paradas por conta do estudos: na época da graduação em Química (e, consequentemente, na especialização), e na época do mestrado. Foram cerca de 18 anos parada. Ao todo, entre o início e o retorno, são quase 20 anos (talvez mais) de corrida de pista na veia”, comenta a atleta.

O equilíbrio entre duas modalidades e a vida pessoal

Inicialmente envolvida no atletismo, Fabiana também encontrou no mountain bike uma paixão. Essa segunda modalidade surgiu como uma forma de aliviar o estresse e o cansaço mental. 

“O mountain bike entrou na minha vida em 2013, já que rodar pela minha região era uma distração pra mim. Com o tempo, o esporte começou a ficar mais sério. Comprei uma bike nova, daquelas bem básicas mesmo, e comecei a focar mais na modalidade. Treinos e competições foram se encaixando nos tempos livres, e isso se transformou num vício saudável e divertido. Desde então, revezo entre as duas paixões: atletismo e mountain bike, compartilha.

Apesar do apego pelas duas modalidades, o processo de encaixá-las na rotina não foi fácil. “Durante minha trajetória esportiva como atleta amadora, encontrei algumas dificuldades. No início, ainda quando criança, entrando nesse mundo das corridas de atletismo, o desafio foi a aquisição do tênis, porque o meu não era nada adequado (lembro-me de que ele tinha aquele solado duro). Já no caso do mountain bike, a aquisição da bicicleta foi algo mais demorado, consegui só após terminar a faculdade, a mais simples e básica”, confessa.

Mesmo com o amor pelo esporte, Fabiana Fachini reconhece os momentos em que se sente desmotivada durante sua trajetória. “Minha profissão requer 100% de dedicação mental. E conciliar com as duas modalidades em determinados períodos do ano letivo se torna mais cansativo. Então, a fadiga mental recai sobre o físico. Faz parte, afinal, tenho a minha profissão, e treinar é um hobbie que faz parte da minha vida, mas que não posso deixar que se transforme em algo desgastante e que perca a essência do bem-estar”, relata a ciclista.

Para ela, o esporte tem sido uma escola da vida, ensinando-lhe lições preciosas. “Essas duas práticas me ensinaram, ao longo dos anos, que amigos estão ao nosso lado para nos incentivar a alcançar o que poderia ser impossível, que podemos realizar conquistas com a nossa determinação e disciplina diária, que um resultado veio a partir de uma soma de treinos e suor. Olhar para trás e relembrar a trajetória é uma motivação que não tem preço!”, afirma.

Para Fabiana Fachini, a plataforma Treinus tem TUDO que ela precisa!

Conciliar os treinos e as competições com as responsabilidades profissionais exige disciplina e organização. E Fabiana Fachini sabe muito bem disso. “Dizer que aliar o esporte às outras áreas da vida é fácil seria mentira e uma utopia. Mas, ser disciplinada acho que é a base. No meu caso, tudo começa um pouco antes das 5h da manhã. Como sou professora, tenho períodos intercalados, então, quando estou em casa, aproveito esses momentos. Aos finais de semana, consigo um tempinho extra, mas tudo começa sempre cedo”, explica a atleta.

Olhando para o futuro, ela mantém viva a sua motivação e vontade de se superar cada vez mais. Com objetivos claros e planos bem definidos, ela continua sua jornada em busca de novos desafios e novas conquistas. “O que almejo é literalmente uma trail run (tenho uma paixão por esse tipo de prova). O que impede, na maioria das vezes, é a questão financeira. Mas está nos meus planos e é uma meta que sei que conquistarei, destaca Fabiana Fachini. 

O registro detalhado de seus treinos e de suas competições sempre foi uma parte essencial para o treinamento. E seu caderno de anotações evoluiu para a plataforma Treinus. “A plataforma surgiu para auxiliar 101% em tudo: evolução dos treinos, resultados atingidos, comparativos entre dias, semanas e treinos de mesma distância, enfim, tudo. Adoro acompanhar e analisar os gráficos. Para mim, a Treinus é impecável nesse quesito: tem tudo de que eu preciso!, recomenda. 

Por fim, para a atleta, o esporte é indispensável em todas as áreas de sua vida. “Minha profissão, minha vida, meu lazer, minha família estão todos conectados ao esporte. Ele me conecta com a vida! É um hobbie que complementa minhas 24 horas diárias de forma saudável e que me faz bem em plenitude comigo e com o outro”, finaliza.

Sobre a atleta

Atleta Fabiana Fachini

Fabiana Fachini é uma professora de Química que ama a profissão e leciona com dedicação e sabedoria. Aprende a cada dia com as turmas de novas gerações, que vão e vem, com suas habilidades e dificuldades. Atua no magistério há quase 30 anos, e algo que a ajuda a ter energia todos os dias é acordar cedo para realizar seus treinos diários. Tem como hobbie os treinos de corrida e de bike