Práticas esportivas

Esses 5 exercícios vão te ajudar a MELHORAR a postura!

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É bem provável que você esteja lendo esse artigo sentado. Talvez seja provável que também esteja com má postura, pois essa é uma consequência ao trabalhar na frente do computador. Arrisco dizer que, se a sua coluna estava curvada, você já arrumou para continuar lendo esse texto. É assim que te convido a buscar boas práticas para a qualidade de vida, então, que tal conhecer alguns exercícios para melhorar a postura?

Rotinas agitadas, o dia inteiro fora de casa e provavelmente uma vida sedentária, a era digital trouxe muitos fatores que impactam diretamente no bem-estar de todos. A constante preocupação com produtividade deixa o lazer e cuidado pessoal de lado, dessa forma, algumas consequências podem surgir.

Problemas na coluna, artrite, artrose, tendinite e assim em diante, esses são os problemas que podem surgir a partir da má postura. E para te ajudar a ter uma vida mais saudável, veja a seguir 5 exercícios para melhorar a postura!

5 Exercícios para melhorar a postura!

Infográfico com 5 exercícios para melhorar a postura

1. Alongamento

Os alongamentos são ótimos exercícios para melhorar a postura, uma vez que trabalham todas as partes do corpo, mas também podem ser específicos para as regiões que estão relacionadas com a coluna. Sendo assim, é possível realizar alongamentos para a coluna, cabeça, pescoço e ombro.

Todos os exercícios vão aliviar tensões, possíveis dores, além de melhorar a flexibilidade e alinhar o corpo inteiro. Essa opção de exercício é a mais fácil de realizar, pois pode ser feita em casa, no trabalho ou em qualquer momento que precisar.

2. Musculação

A musculação não é uma opção de exercício exclusiva para a hipertrofia. A prática pode ajudar em diversos níveis na vida de cada pessoa, dependendo do objetivo estabelecido. E se você deseja melhorar a postura, saiba que pode investir nela!

Seja reforço muscular, exercícios para as costas e até levantamento de peso, cada atividade ajuda a criar consciência corporal, além de manter o indivíduo com a postura correta. Tudo isso porque é necessário se manter alinhado para realizar os exercícios com perfeição, logo, o corpo estará no eixo!

3. Pilates

Outra modalidade que ajuda a tonificar e fortalecer os músculos das costas é o pilates. Os exercícios ajudam a criar consciência corporal, logo, é possível evitar desvios na coluna e melhorar a postura sem lesionar o corpo.

Ainda é possível ter outros benefícios, como flexibilidade, equilíbrio e queda dos desconfortos diários. Se você quer algo mais prático e deseja exercícios físicos diferentes em cada sessão, a prática pode te ajudar, pois existem variações da modalidade. Esse é o caso do cross pilates, que também contém ótimos exercícios para melhorar a postura!

4. RPG

É um método da fisioterapia que consiste em tratar das desarmonias do corpo de acordo com as necessidades individuais de cada um. Se você está querendo melhorar a postura, buscar um profissional qualificado e realizar a reeducação postural global (RPG) será uma ótima opção!

Isso porque a prática ajuda você a encontrar equilíbrio, além de reduzir dores na coluna. Para além, caso a pessoa apresente um quadro mais grave, é possível, através do RPG, melhorar a capacidade de movimentação normal das articulações e auxiliar na manutenção da boa postura.

É importante ressaltar que esse é um método preventivo, ou seja, independentemente das condições de saúde, se você tem acesso ao RPG para melhorar a postura, invista na modalidade. Além de ser um meio para a recuperação da boa postura, também é uma atividade física.

5. Yoga

Por fim, uma prática maravilhosa, que relaxa e ainda tem exercícios para melhorar a postura é o yoga. Considerada uma das modalidades mais eficazes para combater desvios posturais, é possível utilizar os diversos asanas do yoga para que a coluna fique reta.

Isso porque é possível trabalhar a respiração em conjunto com a consciência, sem contar que é necessário manter o corpo reto para se estabilizar nas posturas. Ou seja, aqui o equilíbrio é a base para que seja possível realizar os exercícios propostos.

E por trabalhar bastante o foco, após algumas aulas você já terá noção dos possíveis desvios e sempre irá arrumar a postura sem a menor dificuldade. Em adição, é possível usar as posições do yoga fora do treino, sendo assim, se sentir dor ou desconforto, terá um asana específico para te auxiliar.

EXTRA: dicas para melhorar a postura

Existem algumas alternativas simples que podem te ajudar a melhorar a postura. São práticas diárias que, de alguma forma, podem te auxiliar a evitar corcundas ou demais problemas na região. Vale frisar que os exercícios são os mais indicados pela frequência e por estarem no seu planejamento do dia, assim, você não terá desculpas para evitar a prática. Mas, em adição, é possível:

  • Alongar o corpo diariamente
  • Verificar a postura durante o trabalho
  • Controlar o peso corporal
  • Adequar os equipamentos de trabalho para ter ergonomia

E o principal: tenha acompanhamento profissional! É importante se consultar com o médico ortopedista para ver as condições da coluna, e também ter o devido auxílio de um profissional da educação física, pois ele será o responsável por adaptar os exercícios para o seu corpo. Como consequência será possível realizar de forma segura e saudável os exercícios para melhorar a postura.

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