Práticas esportivas

Quais exercícios físicos que mais queimam calorias?

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Enquanto os treinos de força constituem uma parte fundamental de qualquer plano de atividades, os exercícios físicos que mais queimam calorias são os que fazem o coração bombear mais rápido o sangue pelo nosso corpo.

Por isso, quem quer perder peso tem que investir na prática de atividades aeróbicas, pois é o tipo melhor de exercício para emagrecer.  Mas não só neles, o ideal é a combinação de atividades.

Nesse artigo você vai descobrir quais são esses exercícios e como faze-los. Aproveite!

Qual exercícios físicos que mais queimam calorias?

Os Exercícios podem ser divididos em duas categorias: aeróbicos e anaeróbicos. A definição se refere a forma como o organismo obtém a energia durante a atividade.

É simples: se precisa de oxigênio, são aeróbicos, caso não, anaeróbicos.

Os aeróbicos ajudam a queimar mais colorias e por isso também perder mais gordura.

Exercícios aeróbicos pode ser caracterizados por realizar com uma constância a atividade com certa intensidade.

Para obter bons resultados o recomendável é realizar uma rotina de no mínimo 20 minutos por sessão, mas o melhor mesmo é combinar com os exercícios anaeróbicos, que incrementam a musculatura

Na realidade todas as modalidades de exercícios físicos que mais queimam calorias intervém no organismo durante a realização de qualquer atividade física, mas a mais correto seria dizer que um exercício e predominantemente aeróbico ou anaeróbico.

Os aeróbicos servem melhor para trabalhar a resistência e a capacidade pulmonar, mas ambos modalidades (aeróbicos e anaeróbicos) trabalham o sistema circulatório e o coração.

Mulher tirando suas medidas para descobrir quais exercícios físicos que mais queimam calorias
Quais exercícios emagrecem mais?

Enquanto praticamos exercícios anaeróbicos estamos obrigando o coração a bombear sangue rapidamente durante um curto período de tempo, e é isso que favorece o fortalecimento do sistema circulatório.

Desta forma, combinar os tipos do exercícios físicos que mais queimam calorias trazem beneficio para o organismo.

Caso a maior intenção seja perder peso o ideal a se saber e que ainda que os exercícios aeróbicos queimem mais gorduras o conveniente e a combinação deles com os anaeróbicos, já que esses incrementam a musculatura.

Quando exercitamos o corpo com musculação, por exemplo, o organismo também precisa queimar calorias para gerar mais musculatura, ainda que a perda de peso aconteça de forma mais tardia.

Melhor dizendo: num longo período de tempo o aumento de massa muscular contribui também para eliminar o excesso de gordura e controlar o peso.

É muito comum associar a perda de peso aos treinos aeróbicos, que também podem ser chamados de cárdio.

Da mesma forma o treinamento com pesos está comumente associado ao crescimento muscular. Ainda que basicamente todos trabalhem a queima de calorias, por isso, o emagrecimento pode ser alcançado tanto nos exercícios físicos que mais queimam calorias, ou seja os cardiovasculares como na musculação.

A grande questão é: nos cardiovasculares (aeróbico) há mais chance do corpo se acostumar aos desafios propostos pelo treino.

Por exemplo: você começa correndo 20 minutos no inicio, logo terá que correr trinta ou quarenta para alcançar os resultados que tinha quando corria 20. Nesse sentido o treino com pesos, por exemplo, sai na frente já que são muitas opções disponíveis de ciclos e programas de treino.

Os exercícios com peso, como a musculação também tem seus contras.

Muitas vezes não é recomendável realizar esse tipo de treino mais de três vezes na semana, porque os músculos podem relaxar do estresse causado pelo treino de forma correta.

A questão é que muitas vezes quem quer perder peso não pode “se dar ao luxo” de ficar dois dias sem treinar.

Seja qual for o tipo de treino que você decida fazer é sempre bom lembrar da importância de consultar com um medico e ter a ajuda de profissionais da área para escolher os melhores exercícios físicos que mais queimam calorias. Eles vão levar em consideração sua condição de saúde, seu organismo e seus objetivos.

Emagrecer correndo.

A corrida pode ser uma das melhores atividades físicas para quem quer perder peso. Os resultados são surpreendentes e além disso, seus benefícios para a saúde são enormes.

Se você deseja emagrecer pare de preguiça: chegou a hora de trocar quilos por quilômetros.

Dentre as atividades físicas a corrida é uma das mais indicadas para quem quer emagrecer porque produz os seguintes efeitos: modela o corpo de um modo efetivo, ativa o metabolismo, tonifica os músculos, queima gordura enquanto modifica o corpo e é uma das principais atividades para ativar o metabolismo.

Combinar corrida com uma dieta e um plano de treino adequado facilita para que as mudanças apareçam rapidamente.

Essas mudanças vão estar no corpo e na mente, e nos levam alcançar uma vida saudável e equilibrada para os que desejam baixar de peso combinar a corrida com um plano alimentício não só faz perder gordura corporal, mas também massa muscular.

Por isso, a incorporação de novos hábitos e condutas (como acontece quando começamos a praticar a corrida com frequência) permite alcançar resultados muito bons e nos levam a uma mudança profunda de nosso estilo de vida.

A chave é ter perseverança e paciência e perder peso correndo requer isso, mais ainda nas primeiras semanas. Fazer uma atividade física de forma regular melhora o consumo de energia e faz atingir um equilíbrio na balança. Sem dúvidas a corrida possibilita certas condições fundamentais para alcançar o objetivo de perder peso.

Esportes que mais emagrecem.

Natação.

A natação é um esporte excelente para quem quer perder peso. Seu beneficio se da porque ao nada trabalhamos todos os músculos do corpo.

A quantidade de calorias vai depender da velocidade com que cada um realiza suas atividades na piscina, mas a média varia de 400 a 500 calorias perdidas em uma hora de atividade.

Bicicleta.

A bike é um exercício cardiovascular excelente, graças ao que exige de resistência e velocidade, e isso pode ajudar muito na corrida contra a balança.

O recomendável é pedalar por no mínimo 30 minutos diários. Em média são queimadas de 200 a 500 calorias nesse processo.

Corda.

Pular corda pode ser um exercício simples e eficiente, mas um dos exercícios físicos que mais queimam calorias, além de ser um grande aliado graças a sua eficácia nos treinos das pessoas que desejam perder peso e queimar calorias.

Saltar corda é uma das atividades físicas que mais queimam gordura, além de ser ideal para quem deseja aumentar a resistência e o rendimento para praticar outras atividades físicas.

Em média, dependendo do tempo que passamos pulando, podemos queimar 500 calorias.

Dança.

Dançar é uma atividade muito eficiente para quem deseja perder peso.

Por incrível que pareça a dançar nos ajuda a queimar uma grande quantidade de gordura, ainda mais se praticado com frequência.

Por isso, dançar com periodicidade, ao menos três vezes na semana, vai te ajudar muito a diminuir seu peso. Sem sombra de dúvidas as melhores danças são aquelas que precisam de maior esforço para ser praticado.

Dançar pode ser uma ótima saída para as pessoas que não gostam do ambiente das academias de musculação.

Exercícios hidro aeróbicos.

Os exercícios dentro da água são muito positivos para a saúde, melhor ainda se você praticar uma série de aeróbicos. Além de divertidos, auxiliam de forma eficaz na perda de peso.

Muita gente prefere esse tipo de atividade pois, por estar dentro da água, diminuem os incômodos que muitos sentem ao praticar atividades fora dela (como o suor e o calor, por exemplo).

Exercícios elípticos.

Não importa se na academia ou em sua casa, se exercitar utilizando a elíptica pode ser uma ferramenta muito útil para queimar gordura.

O aparelho simula os movimentos da corrida e das escadas e mesmo sendo um exercício de baixa tensão (o que é perfeito para os que tem algum tipo de problema nos joelhos) ajuda quem quer perder peso. Se você puder, utilize um aparelho com braços móveis, pois isso te fará praticar movimentos extras.

Independente de qual atividade você escolha é importante ser perseverante no seu objetivo.

Busque ajuda profissional e combine as atividades com uma dieta adequada, isso fará com que os resultados apareçam mais rápido.

Existem muitas outras atividades que vão te ajudar a perder os quilinhos extras, o importante mesmo é escolher uma que seja eficiente e te de prazer.

Não deixe de estar em dia com os exames médicos e não pratique atividades sem o acompanhamento profissional.

O mais importante é deixar a preguiça de lado, mude seus hábitos e os resultados aparecem.

Mais que finalidades estéticas, estar com o corpo em dia traz muitos benefícios para a saúde e pode aumentar consideravelmente sua sensação de bem estar.

*Esse post é um conteúdo informativo e não substitui uma consulta com nutricionistas, médicos e profissionais de educação física.

 

Agora você sabe quais exercícios físicos que mais queimam calorias? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “14 Receitas saudáveis e baratas para o seu dia a dia” e alie os exercícios com uma dieta saudável!

3 Comentários
  1. Avatar
    sandra fatima 6 mesesatrás

    Nossa muito bom adorei ! Esses tipos de artigo tem me ajudado muito 🙂

  2. Avatar
    Franciele Gassy 4 mesesatrás

    Nossa Muito boa as Dicas parabéns eu amei seu artigo!

  3. Avatar
    Laécio 4 mesesatrás

    Faço faculdade de Educação física, prático musculação, ciclismo e corro. Achei excelente tudo que foi dito.

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