Práticas esportivas

Saiba agora os 10 exercícios que mais queimam calorias!

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A resistência do organismo pode ser adquirida por diversos fatores. Sabemos que os treinos de força são fundamentais para qualquer plano de atividade física na rotina esportiva do atleta, mas existem outras escolhas viáveis para melhorar as capacidades físicas. Conhecidos como exercícios que mais queimam calorias, eles são opções de atividades que chamam a atenção de muitos.

Isso ocorre, pois são exercícios aeróbicos que acabam exigindo bastante esforço do praticante, que além de elevar os batimentos cardíacos e fazer o coração bombear mais rápido o sangue pelo corpo, vai ajudar na resistência corporal.

Para ter os devidos benefícios e ser um atleta regular no esporte, fique aqui para conhecer os exercícios que mais queimam calorias!

Exercícios que mais queimam calorias

Os exercícios terão diversas categorias, e uma das características que estará presente naqueles que queimam mais calorias é a oxigenação do corpo. Por exigir movimentação, resistência e controle corporal, seu corpo precisa captar ar para manter o corpo ativo e, consequentemente, gastar energia durante a prática esportiva.

Esses exercícios são chamados de aeróbicos, pois obtêm energia a partir da oxigenação do corpo. Sendo assim, se você já fez alguma prática intensa que deixou sua respiração ofegante e precisou dar uma pausa, ela está enquadrada nesta categoria.

São diversos os exercícios que mais queimam calorias. Os mais conhecidos são:

1. Ciclismo

Podendo utilizar a bicicleta comum ou a de spinning, a prática do ciclismo é uma das opções que irão queimar muitas calorias. Além de ser relaxante e trabalhar toda a região inferior dos músculos, utilizar a bicicleta por 30 minutos pode chegar a gastar cerca de 200 a 500 calorias.

2. Corrida

Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias e perder peso. Além de relaxar a mente e aproveitar a paisagem (caso seja feita na rua), a prática de corrida ajuda no processo de autoconhecimento, além da percepção dos limites, pois o atleta é quem controla tempo, ritmo e frequência.

Esta prática consegue ser tão eficiente, que é um dos exercícios que mais queimam calorias. Caso consiga manter o ritmo de 1 hora de treino em velocidade moderada, é possível gastar em média 600 calorias.

Sendo assim, caso deseje todos os benefícios citados, como modelação corporal, perda de gordura e metabolismo acelerado, a corrida vai ser a melhor opção para a sua rotina esportiva.

3. Dança

Por incrível que pareça, a dança também é uma opção para queimar calorias. Isso ocorre, pois as aulas são diretas e exigem não só a coordenação para manter o corpo em coreografia, mas também um tempo dedicado para exercícios de aquecimento e demais práticas para ‘acordar o corpo’.

Só após o preparo que começa a dança de modo efetivo. Com o corpo pronto e a aula no ritmo, o praticante consegue ao final de 1 hora de aula gastar até 600 calorias em um treino. Além de combater o estresse e ser uma atividade coletiva, será bem difícil perceber o tempo passando devagar. Ou seja, é uma opção dinâmica e que tem a possibilidade de fazer com amigos e conhecidos.

4. Exercícios elípticos

Os exercícios feitos no elíptico são uma junção entre corrida e pedalada. É um aparelho comum das academias, mas que também pode ser feito em casa, caso tenha o equipamento. Ele trabalha muito os membros inferiores, o que garante uma tonificação da região muscular, mas ele também pode ser feito em sincronia com treino de membros superiores, então ele é bem completo.

Pode ser uma alternativa para quem cansou da bicicleta ergonômica ou da esteira, pois não deixa a desejar para ajudar no condicionamento físico. Não existe restrição de idade, desde que seja supervisionado por um profissional, ele chega a queimar por treino cerca de 400 calorias.

5. Hidroginástica

A hidroginástica conta com exercícios de baixo impacto, o que garante segurança e uma maior abertura para os praticantes. Se pensar, por ser eficaz e confortável, é um estilo que a maioria dos idosos acaba praticando. Além disso, ajuda a perder peso.

Serão atividades feitas na água, então o ambiente será diferente. E mesmo com todas as condições e um público mais velho, os exercícios são eficientes e chegam a queimar até 500 calorias em uma aula. Ou seja, se desejar algo novo e que possa ser um desafio, a hidroginástica é uma opção.

6. Natação

Outro esporte aquático, a natação é uma opção para quem deseja perder peso e trabalhar a harmonia do corpo. Além de gerar mais consciência, o exercício trabalha inúmeros membros, o que garante a tonificação muscular do corpo todo, basicamente.

A quantidade de calorias pode variar de acordo com a intensidade do treino, mas em média, é possível gastar de 400 a 500 calorias no período de 1 hora de atividade. Fora isso, o esporte ajuda na queda do estresse, melhora a concentração e ajuda na força muscular.

7. Pular corda

Aqui vai uma opção de um dos exercícios que mais queimam calorias, mas que a maioria não dá a devida atenção. Pular corda é um exercício fácil, simples e eficiente, porém que poucos utilizam como treino próprio.

Pular corda trabalha a concentração, foco, além de exigir do corpo a sincronia para não errar o pulo. Essa atividade aumenta a resistência e é uma grande aliada dos exercícios de treino de força, principalmente no aquecimento. Caso invista na prática, é possível, em um treino de corda, gastar mais de 700 calorias, sempre dependendo do tempo e intensidade.

8. Tênis

Uma prática pouco divulgada, mas que ajuda e muito na queima de calorias. O tênis é um esporte que vai exigir bastante da musculatura do braço, então além da definição e aumento de força, é uma atividade que vai queimar muitas calorias.

É uma escolha que também exige controle e concentração, pois existem objetivos que necessitam estar em sincronia – raquete e bola. A prática pode chegar a queimar até 700 calorias!

9. Vôlei

Uma prática em time que exige não só comunicação, mas também controle da técnica para não se machucar, o vôlei é uma ótima opção para aqueles que gostam de um esporte coletivo, mas que também desejam queimar algumas calorias.

Esta é uma prática comum no período escolar, porém muitos adultos também buscam como saída para a rotina esportiva. Em um treino comum, é possível gastar aproximadamente 400 calorias, o que é bastante para um treino que não terá uma constância intensa na movimentação.

10. Yoga

Por fim, uma prática mais calma, porém que mesmo assim vai gastar muitas calorias é o yoga. Focada no controle da respiração, essa modalidade entrega não só paz momentânea, mas o controle do corpo e da mente. Sendo assim, caso deseje um esporte que tenha uma carga alta de treino (normalmente 1h30), mas que mesmo assim o praticante ficará imerso, o yoga é a solução.

São muitas vertentes, e a maioria terá sim um gasto calórico alto, mas sempre irá depender de quem guia a aula. Se considerar, por exemplo, o power yoga, a prática pode gastar de modo fácil 400 calorias.

Benefícios dos esportes aeróbicos

Como percebeu, os esportes citados vão entrar nas categorias de aeróbicos, então o gasto energético será alto, o que proporciona a perda de peso, por exemplo. Sendo assim, além de trabalhar o corpo, ajudar na tonificação muscular e na melhora da qualidade de vida, existem outros benefícios importantes que os exercícios citados irão entregar.

A começar pelo corpo ativo, o praticante, independente do seu nível de habilidade e tempo no esporte, não estará no grupo dos sedentários, pois o corpo não está na inércia e ele está gastando o mínimo de energia durante um dia comum.

Outro fator é a saúde do organismo, pois ter regularidade no esporte garante uma queda significativa em doenças do corpo. Ou seja, exercício físico também é sinônimo de qualidade de vida. Ao ter uma rotina ativa, existem problemas que também podem ser evitados:

  • Doenças do coração;
  • Osteoporose;
  • Redução da ansiedade e depressão.

Vale ressaltar que toda e qualquer atividade necessita de um acompanhamento de profissional, seja de um médico, nutricionista ou profissional da educação física. É necessário saber as condições do corpo, o que deve comer e como executar os exercícios, pois assim serão evitados problemas e é fácil conseguir uma evolução corporal, de acordo com a sua necessidade.

Assim, você terá os benefícios citados, além de queimar as devidas calorias, que deve ser o seu foco. Mas lembre-se: foque em qualidade de vida e não estética!

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3 Comentários
  1. Avatar
    Laécio 1 anoatrás

    Faço faculdade de Educação física, prático musculação, ciclismo e corro. Achei excelente tudo que foi dito.

  2. Avatar
    Franciele Gassy 1 anoatrás

    Nossa Muito boa as Dicas parabéns eu amei seu artigo!

  3. Avatar
    sandra fatima 2 anosatrás

    Nossa muito bom adorei ! Esses tipos de artigo tem me ajudado muito 🙂

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