Práticas esportivas

5 exercícios para fortalecer o joelho

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Você já parou para pensar que até mesmo as pessoas que realizam atividades físicas com frequência podem sofrer de dores nos joelhos?

Isso acontece porque não realizamos o aquecimento de forma correta e dessa forma acabamos permitindo alguns tipos de lesões nessa parte tão fundamental do corpo. Ou quando praticamos esporte de alto rendimento, que de fato exigem mais do nosso corpo.

É importante estar atentos aos joelhos, já que eles são a base de muitos exercícios que realizamos no nosso dia-a-dia dentro e fora dos horários de treino.

Por isso, é fundamental saber que a própria atividade física pode ser a saída para resolver a questão. Nesse texto separamos exercícios para fortalecer os joelhos.

Os joelhos são as articulações mais complexas das pernas e as que mais utilizamos.

Antes de mais nada é importante analisar as razões que fazem as dores aparecerem e as necessidades do nosso cotidiano que nos fazem precisar dos joelhos firmes e fortes. O fortalecimento dessa parte do corpo é importante pois afeta desde o atleta de elite ,que treina diariamente de forma extrema, até mesmo as pessoas com quadro de obesidade e falta de treinamento regular.

O primeiro passo para proteger os joelhos é fortalecer a musculatura que está em volta dele. Afinal, é ela que suporta a maior parte da tensão que estamos submetidos a cada dia e atividade realizada.

A saída é sempre se manter ativo e consciente dos exercícios realizados. Deixar a vida sedentária e realizar atividades físicas de forma consciente são sempre a melhor saída.

Exercícios que fortalecem o joelho:

Flexões inferiores. Você pode fazer esse exercício perna por perna ou com as duas ao mesmo tempo. Para realizar esse exercício é preciso estar deitado, por isso pode ser interessante ter alguma superfície para que você possa se recostar.

Mantenha a respiração e dobre seus joelhos, levando-os até a altura do peito.

Existem variações desse exercício e elas também vai ajudar a fortalecer seu joelho.

Agachamentos. São fundamentais para o fortalecimento dos joelhos. Existem vários tipos e você pode variar ou realizar o mesmo sempre. Abra as pernas mais ou menos na distância do ombro. Flexione um pouco os joelhos e abaixe até onde conseguir. Repita o movimento.

É importante ter atenção com os limites e velocidades do corpo.Por isso, é sempre aconselhável realizar qualquer atividade física acompanhado de profissionais.

Alongamento de quadríceps em pé. Segure com uma das mãos a ponta do seu pé e leve-o o mais alto que puder. De modo que seu joelho esteja dobrado e o braço que o sustenta reto. Lembre-se de manter a outra perna o mais esticada possível. Lembre também de manter o corpo ereto e a outra mão solta.  Mantenha-se nessa posição por algum segundos, troque de perna. Repita a série.

Bicicleta. Os exercícios com a Bike são uma atividade aeróbica de baixo impacto. Elas proporcionam maior resistência dos ligamentos e músculos que formam o joelho. Além disso é um exercício fundamental para queimar calorias e aumentar massa muscular magra. Ou seja: com os exercícios de bicicleta além de fortalecer os joelhos estaremos trabalhando todo o resto do corpo.

Já escrevemos aqui sobre como dominar o ciclismo em 3 passos.

Exercício na água. Os exercícios feitos na água, como nadar, ajudam a fortalecer e também são de baixo impacto. Ou seja: eles colocam menos pressão nas articulações sem deixar de seguir trabalhando com elas. Pra quem gosta e pratica a natação a interessante nadar com mais frequência. Seus joelhos ficarão mais resistentes e ainda aproveitar os benefícios para sua saúde.

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