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5 exercícios para fortalecer o joelho

Melhores tipos de exercício para fortalecer o joelho e evitar lesões

5 exercícios para fortalecer o joelho
Este texto te ajudou?

Você já parou para pensar que até mesmo as pessoas que realizam atividades físicas com frequência podem sofrer de dores nos joelhos?

Isso acontece porque não realizamos o aquecimento de forma correta e dessa forma acabamos permitindo alguns tipos de lesões nessa parte tão fundamental do corpo. Ou quando praticamos esporte de alto rendimento, que de fato exigem mais do nosso corpo.

É importante estar atentos aos joelhos, já que eles são a base de muitos exercícios que realizamos no nosso dia-a-dia dentro e fora dos horários de treino.

Por isso, é fundamental saber que a própria atividade física pode ser a saída para resolver a questão. Nesse texto separamos exercícios para fortalecer os joelhos.

Os joelhos são as articulações mais complexas das pernas e as que mais utilizamos.

Antes de mais nada é importante analisar as razões que fazem as dores aparecerem e as necessidades do nosso cotidiano que nos fazem precisar dos joelhos firmes e fortes. O fortalecimento dessa parte do corpo é importante pois afeta desde o atleta de elite ,que treina diariamente de forma extrema, até mesmo as pessoas com quadro de obesidade e falta de treinamento regular.

O primeiro passo para proteger os joelhos é fortalecer a musculatura que está em volta dele. Afinal, é ela que suporta a maior parte da tensão que estamos submetidos a cada dia e atividade realizada.

A saída é sempre se manter ativo e consciente dos exercícios realizados. Deixar a vida sedentária e realizar atividades físicas de forma consciente são sempre a melhor saída.

Exercícios que fortalecem o joelho:

Flexões inferiores. Você pode fazer esse exercício perna por perna ou com as duas ao mesmo tempo. Para realizar esse exercício é preciso estar deitado, por isso pode ser interessante ter alguma superfície para que você possa se recostar.

Mantenha a respiração e dobre seus joelhos, levando-os até a altura do peito.

Existem variações desse exercício e elas também vai ajudar a fortalecer seu joelho.

Agachamentos. São fundamentais para o fortalecimento dos joelhos. Existem vários tipos e você pode variar ou realizar o mesmo sempre. Abra as pernas mais ou menos na distância do ombro. Flexione um pouco os joelhos e abaixe até onde conseguir. Repita o movimento.

É importante ter atenção com os limites e velocidades do corpo.Por isso, é sempre aconselhável realizar qualquer atividade física acompanhado de profissionais.

Alongamento de quadríceps em pé. Segure com uma das mãos a ponta do seu pé e leve-o o mais alto que puder. De modo que seu joelho esteja dobrado e o braço que o sustenta reto. Lembre-se de manter a outra perna o mais esticada possível. Lembre também de manter o corpo ereto e a outra mão solta.  Mantenha-se nessa posição por algum segundos, troque de perna. Repita a série.

Bicicleta. Os exercícios com a Bike são uma atividade aeróbica de baixo impacto. Elas proporcionam maior resistência dos ligamentos e músculos que formam o joelho. Além disso é um exercício fundamental para queimar calorias e aumentar massa muscular magra. Ou seja: com os exercícios de bicicleta além de fortalecer os joelhos estaremos trabalhando todo o resto do corpo.

Já escrevemos aqui sobre como dominar o ciclismo em 3 passos.

Exercício na água. Os exercícios feitos na água, como nadar, ajudam a fortalecer e também são de baixo impacto. Ou seja: eles colocam menos pressão nas articulações sem deixar de seguir trabalhando com elas. Pra quem gosta e pratica a natação a interessante nadar com mais frequência. Seus joelhos ficarão mais resistentes e ainda aproveitar os benefícios para sua saúde.

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