Práticas esportivas

Um novo jeito de treinar. Conheça os esportes radicais!

single image

É comum pensar que todos os exercícios elevam a adrenalina no corpo, afinal, ao correr, pedalar ou nadar, você fica ofegante e com as batidas do coração aceleradas. Porém, e se for possível ir além e sentir fortes emoções com a rotina esportiva, você toparia? É com essas características que surgem os esportes radicais!

Tais particularidades dessas modalidades fazem com que o atleta viva condições extremas durante o treino, como altura e velocidade elevada, a possibilidade de algum risco físico e até novas sensações de prazer, mesmo que esteja com medo.

Para conhecer um pouco mais sobre os esportes radicais, quais as modalidades disponíveis, benefícios e cuidados ao começar a se levar ao limite da rotina esportiva, confira abaixo um pouco mais sobre o assunto!

O que são esportes radicais?

Os esportes radicais, ou esportes de aventura, são aqueles que vão colocar o atleta em novas condições de treino, normalmente com a adrenalina elevada e com a possibilidade de eventuais riscos físicos, logo, eles exigem muitos cuidados e um bom preparo para que possa ser devidamente praticado.

Eles são caracterizados por terem desafios geográficos, ou seja, acontecem na natureza e podem ser para lazer, turismo ou, de fato, para competições esportivas. Eles trazem muitas emoções, além de gerar prazer e bem-estar, sendo assim, é bem provável que exista uma prática ideal para você!

Quais são os esportes radicais?

Existem algumas divisões quando o assunto é esportes radicais, dessa forma, é possível ter modalidades nos centros urbanos, no ar e na água. Todos irão proporcionar o autoconhecimento, além de colocar você no limite. Abaixo, você confere um pouco sobre cada nicho

Esportes radicais urbanos

Os esportes radicais urbanos são mais voltados para o lazer, mas é possível ter competições dentro das modalidades. Eles são caracterizados pelo equilíbrio, velocidade e movimento. Em adição, é possível ser praticado por quase todas as idades, seja por recreação ou competição. Abaixo, você confere algumas opções:

  1. Ciclismo.
  2. Escalada.
  3. Parkour.
  4. Rapel.
  5. Slackline.
  6. Skate.

Esportes radicais no ar

Os esportes radicais que são praticados no ar são sinônimos de adrenalina, até porque são responsáveis por tirar o conforto do praticante. Nesses casos, é possível sentir os nervos à flor da pele, além das doses extras de adrenalina.

Quem deseja ter sensações únicas e sentimentos diversos, os esportes de aventura no ar serão os melhores, porém, é necessário ter em mente que é preciso ter coragem para praticar!

Abaixo, você também confere algumas práticas:

  1. Arvorismo.
  2. Asa Delta.
  3. Balonismo.
  4. Base Jump (ou apenas Jump).
  5. Parapente.
  6. Paraquedismo.
  7. Wingsuit (Traje Planador).

Esportes radicais aquáticos

Já os esportes radicais aquáticos são voltados para aqueles que desejam ter mais confiança, aumentar resistência física e força muscular, ou seja, podem investir como uma prática esportiva frequente, desde que tenha alguma superfície de água por perto.

Além do prazer e bem-estar, é possível se sentir mais feliz e em paz, vez que estão em contato com a natureza. Existem opções mais simples e até mais complexas. Abaixo você pode conferir as melhores opções:

  1. Bodyboard (vertente do Surf).
  2. Canoagem.
  3. Esqui Aquático.
  4. Flyboard.
  5. Kitesurf.
  6. Mergulho.
  7. Rafting.
  8. Surf.
  9. Wakeboard.
  10. Waveski.

Como se preparar para praticar esportes radicais?

Antes de tudo, é importante verificar as condições de saúde, sendo assim, busque um profissional qualificado para ter aval para qualquer esporte. Em adição, é importante ter um instrutor para não fazer os exercícios de qualquer jeito.

Já nas considerações técnicas, é imprescindível o uso de equipamentos adequados e aparelhos certificados, vez que alguns dos esportes podem causar danos físicos. Sendo assim, invista na qualidade para uma boa prática.

Outro fator é ter a mente preparada, já que as modalidades exigem uma cabeça firme. Em exemplo, ao saltar de paraquedas, você precisa estar consciente e disposto para o desafio, caso contrário, irá desistir no ato.

Por fim, vale ressaltar a necessidade de uma alimentação balanceada e predisposição para os esportes, pois de nada adianta querer ingressar nas modalidades de aventura, mas se encontrar em quadros de sedentarismo.

Terei benefícios ao praticar esportes radicais?

Os esportes radicais podem ser feitos ocasionalmente ou com frequência, porém, em ambos os casos, é possível ter inúmeros benefícios. Desde a melhora da qualidade de vida e disposição até a sensação de liberdade. A prática vai melhorar a sua vida em diversos aspectos.

Se você deseja ter sociabilidade, quer melhorar a relação consigo e ainda reduzir os riscos de doenças, escolha uma das diversas opções disponíveis. Em adição, é possível ter outros benefícios:

  • Aprender a lidar com situações estressantes.
  • Trabalhar diversos grupos musculares.
  • Melhorar a autoestima e autoconfiança.
  • Ajudar a lidar com medos e inseguranças.
  • E muito mais!

Como escolher um dos esportes radicais?

Agora que você já conhece os diversos esportes radicais e os benefícios ao ter uma das modalidades na sua rotina, fica a seguinte pergunta: “como escolher o esporte ideal?”.

Para responder essa pergunta, você pode buscar apoio de praticantes das diversas opções disponíveis, pode testar as modalidades que têm afinidade, ou simplesmente colocar na balança os seus objetivos e quais esportes podem te ajudar a alcançá-los.

Vale ressaltar que o devido acompanhamento profissional também é importante, então realize uma avaliação física para verificar as condições do seu corpo e quais esportes se adequam à sua realidade.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Posts relacionados

Carregue Mais