Transpire | Blog Treinus

Dicas sobre treinamento esportivo, saúde, qualidade de vida e muito mais

10 benefícios dos esportes em quadra para sua saúde

Todo mundo que quer sair do sedentarismo pensa em entrar na academia. Muitos desistem por conta de não se adaptar, achar chato. Você já pensou em praticar um dos esportes em quadra?

A maioria das pessoas associam as atividades físicas para fugir do sedentarismo à corrida, musculação e dança e esquece que esportes em quadra são uma alternativa para você se movimentar e trazem uma série de benefícios.

Além disso, a atividade é muito mais dinâmica e divertida, o que com certeza vai te proporcionar mais prazer em praticá-la. Vamos conhecer alguns dos benefícios que essas atividades trazem para você.

 

Jogador de futsal exemplificando os esportes em quadra.

Jogador de futsal exemplificando os esportes em quadra.

 

Condicionamento físico

Você não precisa correr 10 KM por dia para adquirir um bom condicionamento físico. Os esportes em quadra são dinâmicos e aeróbicos.

Vôlei, tênis, futsal, entre outros, são esportes em quadra que exigem que você esteja condicionado fisicamente para ter um aproveitamento satisfatório. Por esse motivo, quando você os pratica regularmente, o seu condicionamento físico melhora de forma natural.

Bom para seu coração

Os esportes em quadra não são apenas importantes para seu coração bater mais forte por conta da emoção. Isso também ocorre, afinal, quem não se empolga em disputar uma partida de futsal ou vôlei ponto a ponto?

Entretanto, a intensidade dessas atividades faz seu sistema cardiovascular trabalhar e você consegue trazer uma série de benefícios para seu coração, diminuindo o risco de doenças cardiorrespiratórias.

Melhora a sua coordenação motora e habilidade

Já percebeu que você tem vários movimentos nos esportes em quadra? O chute para o gol no Futsal; a manchete para receber uma bola no vôlei; toda a movimentação do corpo para rebater em uma jogada de tênis; todos esses são movimentos que exigem certa habilidade e coordenação para serem executados.

Isso faz com que você seja beneficiado com a disciplina que esses esportes em quadra exigem, levando isso para seu dia a dia. Com isso, é normal que você fique mais esperto para melhorar seu desempenho em outras áreas da sua vida como trabalho e faculdade por exemplo.

Esportes em quadra para emagrecer

Aposto que esse é um dos benefícios que a maioria das pessoas gostariam de obter. O emagrecimento é algo que com certeza acontece com quem pratica esportes em quadra com regularidade e frequência.

Em uma hora de jogando basquete, é possível queimar entre 500 e 800 calorias, mais do que muitas outras atividades. Essa perda de peso também ocorre em outros esportes de quadra. Isso quer dizer que, aliado à uma boa alimentação, você pode perder aqueles quilos indesejados sem precisar ir à academia ou fazer exercícios monótonos.

Ajuda a manter o peso

Mais difícil que perder o peso é manter. Como sempre exigem agilidade e movimentação intensa, os esportes em quadra ajudam você a se manter dentro do peso.

Portanto, se você emagreceu e acha que não vai conseguir manter o que perdeu, comece a praticar alguma atividade em quadra. Assim, você vai manter o seu peso e ainda perder mais uns quilinhos que estejam te incomodando.

Ganhe massa muscular

Ao contrário do que muitos pensam, praticar esse tipo de esporte não traz benefícios apenas para emagrecer. Os esportes de quadra também fazem você ganhar massa muscular.

O vôlei é focado nos membros superiores, já que trabalham muito braços e ombro; O basquete trabalha principalmente os grupos musculares localizados nas regiões abdominal e lombar; futsal e tênis são esportes que exigem muito de vários grupos musculares, pois são esportes de explosão, movimentos rápidos.

Faz bem para ossos e articulações

Como todos nós sabemos, quando a idade chega, acabamos sentindo aquela dorzinha no joelho e em outras articulações. Quando praticamos este tipo de esporte, estamos pensando a longo prazo.

Os esportes em quadra são importantes para que você fortaleça seus ossos e as articulações, o que pode evitar problemas futuros como desgaste excessivo dos ossos.

Diminui a ansiedade e estresse

Quem prática esportes, seja lá qual for, consegue diminuir a ansiedade e o estresse. Os esportes praticados em quadras acabam ajudando ainda mais nesse quesito.

Devido a maioria ser praticado de forma coletiva, além da parte física, você acaba trabalhando o seu psicológico, já que você está em uma equipe, querendo buscar a vitória. Isso faz de você uma pessoa mais calma e com senso de altruísmo que você pode levar para sua rotina.

Melhora seu humor

As atividades físicas provocam muitas sensações no nosso corpo. Uma delas é a de bem-estar. Sempre que praticamos alguma atividade física, saímos mais leve, com um humor elevado.

Isso acontece porque, quando você pratica uma atividade física, acaba produzindo serotonina, o hormônio do bem-estar. Dessa forma, você acaba se tornando uma pessoa muito mais de bem com a vida.

Combate a insônia

Quem tem problemas com o sono e não gosta de ir à academia para treinar vai encontrar, nos esportes em quadra, um modo de trabalhar o corpo para diminuir a insônia. Os benefícios são percebidos a longo prazo, por isso a prática deve ser regular.

Bater aquela bola horas antes de cair no sono cansa o corpo e relaxa a mente, que muitas vezes  está frenética devido a rotina. Há estudos que indicam que você consegue aumentar em 37% seu tempo de sono se pratica alguma atividade física.

Não esqueça de procurar um médico

De um modo geral, as atividades físicas podem ser praticadas por qualquer pessoa, porém é sempre importante que, antes de iniciar uma prática regular, você procure um médico e um educador físico. Assim você vai estar apto para poder aproveitar todos os benefícios que essas atividades podem proporcionar.

Ficou empolgado? Então chegou a sua hora de se movimentar. Agora que você conhece muitos benefícios que os esportes em quadra podem trazer à sua saúde, não tem mais desculpa, é hora de ganhar saúde!

Então compartilhe esse post para que outras pessoas saibam também desse benefício!

 

Guest post escrito pela equipe do Learncafé.