Práticas esportivas

Conheça os esportes em quadra e quais são os seus benefícios

single image

Praticar atividade física é um dos meios para ter qualidade de vida, sendo assim, caso deseje melhorar condições corporais e ter mais saúde e disposição, investir em exercícios físicos é uma das soluções. Para trazer opções que saiam um pouco do senso comum, os esportes em quadra são investimentos possíveis e com diversas possibilidades.

Por acaso você sabe quais são os esportes em quadra e seus benefícios? Fique aqui para descobrir!

O que são os esportes em quadra?

Provavelmente você já esteve em uma quadra específica para algum esporte, ou em um espaço que fosse adaptável para diversas atividades físicas. Os esportes em quadra são caracterizados por utilizar um espaço demarcado e que esteja apto para realizar diversos tipos de atividades aeróbicas.

Normalmente são práticas coletivas, seja por dupla, equipe ou time, mas nunca isoladas. É comum utilizar o espaço para atividades que visam trabalhar a coletividade, como acontece em escolas ou eventos. Você deve conhecer elas como gincanas, que são pequenos desafios entre pessoas ou equipes que visam trabalhar o corpo, a mente e a socialização.

Porém, elas não são limitadas a esse tipo. Existem vários outros esportes que utilizam a quadra como espaço. Os mais comuns são:

  • Vôlei;
  • Basquete;
  • Futsal;
  • Tênis;
  • Handebol;
  • Entre outros.

É bem provável que ao longo da sua vida você já tenha feito a prática de alguma dessas atividades. Elas não servem apenas para recreação, como acontece no ensino básico, elas também são práticas comuns para atletas, tanto que existem competições e desafios no mundo esportivo. Além disso, todas agregam muitos benefícios na vida de quem pratica.

10 benefícios dos esportes em quadra

Os esportes em quadra vão impactar a vida em diversos níveis, desde a redução do estresse até a melhora do condicionamento físico. Para perceber os benefícios, basta buscar a melhor prática que está de acordo com seu perfil. Conheça os 10 mais comuns:

1. Ajuda a emagrecer

Praticar esportes em quadra garante uma otimização no organismo, e como impacto o atleta terá um alto gasto calórico. Se feito com as refeições do dia em ordem e de acordo com a prática, um dos grandes benefícios é a queima de calorias, o que tem como consequência o emagrecimento.

Mas, claro, o esporte deve ser feito com frequência e com o devido acompanhamento de um cronograma. Tendo como exemplo o basquete, caso opte por essa opção, 1 hora de treino equivale ao gasto de 500 a 800 calorias.

2. Auxilia a ganhar massa muscular

Outro fator que chama atenção ao praticar esportes em quadra é o ganho de massa muscular. Muitos pensam que as modalidades feitas neste espaço vão apenas queimar calorias e perder peso, mas o pensamento não deve ser esse.

Muitos esportes terão foco em regiões específicas do corpo, então, pelo trabalho contínuo e repetição, a região cresce e fica tonificada. Ao praticar vôlei, você irá trabalhar a região dos braços e ombros. Caso foque no futsal ou tênis, as opções irão exigir de várias regiões musculares, pois exigem movimentos rápidos e fortes. Eles também são conhecidos como esportes de explosão. 

3. Combate a insônia

Um problema comum atualmente é a insônia, seja pela rotina agitada, por ter muitos pensamentos em mente ou por não conseguir investir no tempo ideal para descansar. Como consequência, a insônia cresce, atingindo em grande parte a população adulta.

Praticar esportes já auxilia neste problema, contudo, a maior parte de quem busca ter o corpo ativo não gosta de ficar em espaços como a academia. A quadra é uma alternativa para manter o corpo saudável, além de auxiliar também na queda da insônia.

Além de gastar muitas calorias, os esportes feitos neste espaço vão ter como impacto o cansaço do corpo, pois normalmente são práticas intensas ou que demandam um tempo longo. Além disso, por focar apenas na atividade, também ajuda a aliviar o estresse. Ou seja, se deseja combater a insônia, invista nos esportes em quadra.

4. Condicionamento físico

Ter um bom condicionamento físico não é apenas resultado de atleta de elite ou de pessoas que frequentam a academia. Caso tenha regularidade no esporte e consiga evoluir na prática, ter melhoras no corpo será inevitável.

Isso ocorre, pois os esportes em quadra são dinâmicos e aeróbicos, ou seja, treinar vôlei, basquete, futsal e demais modalidades irão exigir muito do corpo para que consiga executar os exercícios. Sendo assim, investir nas práticas citadas vão melhorar o condicionamento físico, seja pela definição ou tonificação muscular.

5. Diminui ansiedade e estresse

Como dito, muitos enxergam o esporte como uma ferramenta para diminuir o estresse diário. O mesmo vai acontecer com os que são feitos em quadra, pois o foco são os exercícios e não os problemas ou acontecimentos do dia.

Todos os esportes feitos em quadra serão praticados em time ou de forma coletiva, então além de regular a saúde mental do atleta, será um momento e espaço para socializar com demais pessoas. Como impacto, você conhece novas pessoas, novas histórias, além de conseguir trabalhar o esporte em forma de time e não apenas no individual.

6. Faz bem para ossos e articulações

Uma parcela da população sofre de problemas nos ossos e articulações. Entre as mais comuns temos a osteoporose, que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Para evitar problemas nessas regiões, o ideal é buscar por exercícios e esportes que consigam fortalecer os joelhos, além de ter o acompanhamento médico e de um fisioterapeuta para evitar danos.

Os esportes em quadra são importantes, pois são modalidades que conseguem trabalhar bastante as regiões dos ossos e articulações, o que garante o fortalecimento, além de poder evitar problemas futuros, como desgaste excessivo dos ossos.

Vale ressaltar a importância do alongamento ao final das práticas. Como os exercícios exigem muito do corpo, é necessário cuidar das regiões que usou após treinar. O alongamento é essencial, pois vai evitar dores e proteger as áreas do corpo que foram treinadas.

7. Fortalece o coração

Os exercícios em quadra também são cardiovasculares, sendo assim, a região do core será protegida e fortalecida. Além disso, por serem práticas que movimentam muito o corpo, o coração vai acelerar pela emoção, concorda?

Como impacto, além da resistência corporal, você terá benefícios para o coração, como evitar o risco de doenças cardiorrespiratórias.

8. Mantém o peso

Além de ajudar na perda de peso, os esportes em quadra também auxiliam a manter o peso. Como a prática é algo com muita movimentação, agilidade corporal e resistência pelo tempo dos exercícios, você, ao longo da sua rotina esportiva, vai conseguir manter o peso, pois qualquer modalidade que a base seja a quadra vai exigir muita energia para executá-la. 

Sendo assim, se começou a perder peso e deseja manter o corpo que tem, invista na prática de esportes em quadra, pois eles te deixarão no padrão que deseja.

9. Melhora a coordenação motora

Se movimentar o corpo requer atenção, o mesmo será aplicado para qualquer prática. Em situações de executar os exercícios na quadra, o corpo precisa se adaptar com a grande quantidade de movimentos, o que gera a consciência corporal.

Se pensar no vôlei, por exemplo, para preparar toda a região do braço para receber a bola e rebater para o lado do time oponente, é preciso saber a técnica e ter preparo com o corpo. Ou seja, são movimentos que exigem uma certa habilidade e coordenação para serem executados.

Como impacto, ao melhorar essas percepções, quer dizer que a sua coordenação motora está otimizada, então a disciplina em executar corretamente os movimentos do esporte escolhido impacta no seu dia a dia, seja ao andar melhor e até ter uma boa postura.

10. Melhora o humor

Por fim, um grande benefício ao praticar esportes em quadra é a melhora do humor. No decorrer dos exercícios, o organismo de cada um vai liberar uma série de hormônios que irão regular o corpo, e dentre os produzidos, temos a serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar.

Sendo assim, ao fazer a sua rotina esportiva, o humor é afetado, a mente fica calma e seu corpo começa a responder as atividades no dia a dia de uma maneira melhor e de modo eficaz.

Comece a prática!

Deu para perceber que os esportes em quadra são ótimas opções para o seu dia, seja para lazer ou qualidade de vida. Pode ser vôlei, basquete, futsal ou tênis, são muitas opções que você pode escolher de acordo com o seu perfil.

Praticar atividade física é uma saída para manter o corpo ativo e buscar por esportes prazerosos é o caminho a ser seguido. Sendo assim, busque a melhor opção e comece a se exercitar. E como sempre, não esqueça de buscar apoio profissional para verificar tanto as condições de saúde quanto para evitar lesões.

E você, gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais!

5 Comentários
  1. Avatar
    Carla peres 3 semanasatrás

    com certeza fazer atividades físicas é muito bom para melhorar a felicidade.

  2. Avatar
    lohhan 10 mesesatrás

    top

  3. Avatar
    lohhan 10 mesesatrás

    otimo

  4. Avatar
    lohha 10 mesesatrás

    otimo

  5. Avatar
    Anônimo 1 anoatrás

    Otimo

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados