Qualidade de vida

Existe alguma relação entre esporte e autoestima?

single image

Existem muitos objetivos que podem ser alcançados com a prática de exercício físico, seja aumentar a disposição, participar de uma competição ou apenas para sair do sedentarismo. Porém, sabia que é possível relacionar esporte e autoestima, ou seja, trabalhar a qualidade de vida como um todo?

Os atletas em geral colocam como metas a tonificação muscular e a perda de gordura corporal, afinal, com uma rotina equilibrada, o organismo responde de maneira eficaz e transformações ocorrem, seja uma boa noite de sono ou estética mesmo.

Com isso, o esporte acaba tendo um papel terapêutico importante, pois além de melhorar a aparência e disposição física, doenças são prevenidas, a imunidade aumenta e você se sente melhor consigo, então impacta diretamente na autoestima. Sendo assim, confira abaixo um pouco da relação entre a prática esportiva e confiança pessoal.

O que é autoestima?

O esporte impacta positivamente na qualidade de vida, pois transforma a rotina com novos hábitos saudáveis. O que muitos não percebem é que ele vai além de manter o corpo ativo, pois está ligado com o aumento da confiança, do autoconhecimento e até do equilíbrio emocional, ou seja, está em contato constante com a autoestima.

Esse termo acabou sendo popularizado apenas com o objetivo de falar da estética, então se eu estou bem com a minha aparência, terei autoconfiança. Contudo, a autoestima abrange outras áreas como:

  • Comportamento interpessoal.
  • Imagem pessoal.
  • Opiniões positivas e negativas de si.
  • Equilíbrio emocional.
  • Entre outros.

Basicamente, a autoestima é um pilar que constrói as atitudes e ações do dia a dia, além de estar  conectada com as experiências da rotina, seja por algo que faz ou falam de você. É uma autoavaliação que reflete o físico, mental e emocional.

É por isso que cada pessoa tem um grau de autoestima e ela varia de acordo com o estado das emoções, a rotina e demais fatores que foram anteriormente citados. E saiba que ela pode ser otimizada com a prática regular de atividades físicas.

Quais as relações entre esporte e autoestima?

Muitas pessoas começam um esporte com o objetivo de mudar de vida, normalmente para perder peso ou para sair do sedentarismo, porém, elas ganham outros benefícios, como controle emocional, queda do estresse e ansiedade e melhora a relação consigo.

Ou seja, o esporte vai impactar o bem-estar e dar um gás para a rotina, além de manter a harmonia com as situações, pois o autocontrole e autoconhecimento estarão no eixo. Assim, é interessante pensar em como a atividade física está relacionada com a autoestima.

Para além disso, é importante ressaltar que a saúde como um todo é beneficiada pelo esporte, então a autoestima faz parte de um efeito dominó, pois não é o único benefício ao movimentar o corpo. É possível sentir outras diferenças na rotina:

  • Melhora a disposição.
  • Combate a insônia.
  • Melhora os hábitos.
  • Investe mais em si.
  • Tem controle das atitudes.
  • Visão mais positiva da vida.
  • Entre outros benefícios.

Com isso, saiba que investir em um esporte trará muitos impactos positivos na sua vida, e um deles será a autoestima. Grande parte dos atletas percebem a disposição, mas acabam não tendo ciência que estão satisfeitos consigo e com paz interior.

Se você deseja mais qualidade de vida e ir além de uma rotina ativa, comece a perceber os impactos internos que o esporte está te proporcionando. Espero que tenham gostado do conteúdo!

Referência

Atividade física aumenta disposição e autoestima

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados