Práticas esportivas

Saiba escolher um tênis para corrida!

single image

Seja na corrida de rua ou esteira, não podemos negar que o tênis para corrida pode influenciar diretamente no resultado de uma prova ou treinamento. Seu impacto é tão perceptível, pois aliado às características do seu corpo, seu rendimento melhora e ainda evita lesões. Além disso, ter conhecimento sobre o calçado auxilia no conforto que terá no decorrer das práticas, ajudando a potencializar seus resultados!

Começou a entender a importância de um tênis adequado para corrida? Continue lendo esse artigo para ficar por dentro do assunto e ter algumas dicas para escolher o par ideal para você!

Preparação para escolher um tênis para corrida

Antes de sair procurando insanamente por calçados nas lojas físicas e na internet, é necessário algumas preocupações para entender a sua real necessidade. Para além, esses questionamentos ajudam a pensar na melhor maneira de investir seu dinheiro, sem sair prejudicado (fisicamente como financeiramente).

Um fato importante para se levar em consideração é que ninguém precisa do melhor tênis do mundo para correr! É lógico que ele é super importante no desempenho, mas nada adianta ter um super tênis se a sua musculatura e treino não estão de acordo com as especificações do calçado. Levando isso em consideração, vamos aos pontos necessários para que você faça uma excelente escolha:

Conheça seu histórico

Não basta comprar um tênis de corrida. É essencial saber seu histórico de lesões, se possui alguma deficiência, como também alguma limitação. Ter esses fatos consigo auxilia na hora de adequar seu pé para o exercício.

Da mesma forma que existem inúmeros tipos de lesões, existem muitas ofertas de tênis adequados para cada estilo de corredor. Um exemplo: se o atleta teve alguma complicação no joelho, o mais indicado é procurar um modelo de tênis que possibilita maior estabilidade para essa parte do corpo.

Sendo assim, para cada tipo de lesão existem sapatos com características concretas para suprir essa carência. O modelo adequado não soluciona o problema, mas certamente irá contribuir para que não agrave ou o faça retornar.

Esses dados são relevantes, e ambas características precisam ser observadas na hora de identificar e decidir por que tal modelo deve ser comprado, e não outro.

Preze pelo conforto e funcionalidade

O tênis para corrida deve ter a dimensão correta para o corredor. Esqueça um pouco os atributos estéticos e foque na funcionalidade! De nada adianta ter um tênis caro e extremamente bonito, se não entrega o desempenho que precisa.

É isso mesmo! Estética nesse momento não importa, pois lesões e acidentes podem ser causados pela escolha errada do calçado. O máximo que o corredor pode fazer é escolher um modelo mais neutro, para assim não ter a preocupação com o estilo e não ‘enjoar’ dela nas atividades diárias.

8 dicas para escolher um tênis para corrida ideal

Agora tendo uma pequena base do que é necessário entender antes de escolher seu tênis, vamos listar 8 dicas que são essenciais para a escolha do mesmo.

Peso e Altura

A condição física deve ser levada em consideração, como peso e altura. Para além, o desenvolvimento muscular e a flexibilidade devem ser observadas na escolha do tênis para corrida.

Isso é importante, pois cada modelo de tênis possui taxas de peso recomendáveis em função da estabilidade e amortecimento. Então não esqueça de verificar esses requisitos na hora da compra!

Tipos de pisada

Para ter o conforto na hora da prática, o modelo do tênis deve estar adaptado à forma que o seu pé pisa. Pode parecer um pouco estranho, mas existem sim formas diferentes de pisar. São 3 tipos que devem ser observadas na hora de escolher. E caso não saiba a diferença, te explicamos aqui!

Pronada

Cerca de 50% da população mundial apresenta esse tipo de pisada. A pisada pronada é referente quando corremos e o pé gira para dentro. Ela começa com o lado externo do calcanhar e finaliza próximo ao dedão. Os tênis para corrida mais comuns para esse tipo de pisada são os de amortecimento, por exemplo.

Supinada

Cerca de 5% da população mundial apresenta esse tipo de pisada. A pisada supinada é referente quando os pés se movimentam para fora durante a corrida. Ela começa pelo lado externo do calcanhar e termina no dedinho. Os tênis para corrida para esses corredores precisam ser mais rígidos, então é necessário reforço no amortecimento como em molas e em gel, além de controle de estabilidade.

Neutra

Cerca de 45% da população mundial apresenta esse último tipo de pisada. A pisada neutra é referente quando se realiza a pisada central. Essa é a mais correta! Ela começa a pisar com o lado externo do calcanhar e finaliza no centro da planta do pé. Por ser a mais ‘ideal’, os tênis para corrida não possuem muitas restrições na hora de escolher.

Palmilha

Pode parecer estranho pensar nas palmilhas, haja visto que os tênis quando são comprados já possuem esse suporte. Contudo, as palmilhas são necessárias para adequar o tipo de pisada ao calçado, não prejudicando os treinos, por exemplo.

Ao olhar as palmilhas ‘ideais’, é comum (e também bom) procurar pelas ortopédicas, vendo a necessidade individual do corredor. Neste cenário, elas vêm com força total para complementar a necessidade do atleta, caso a sua pisada seja pronada ou supinada.

Considere o local

A superfície onde a atividade irá ser realizada também é um elemento fundamental! Saber sobre o terreno e as condições ajudam na hora da escolha do tênis, pois cada tipo de solo produz impacto diferente no aparato motor. Em outras palavras, questões como estabilidade e choque no terreno devem ser levadas em consideração. Não é a mesma coisa correr na terra, no asfalto ou na esteira.

Tendo como exemplo os tênis para tracking: eles são desenvolvidos para ter maior estabilidade. Isso acontece porque em provas de tracking, os terrenos costumam ser mais instáveis. Contrário a eles, os tênis para corrida de asfalto costumam ser mais rápidos e tem um design mais flexível. Sendo assim, pesquise o tênis correto para a sua necessidade!

O tamanho

Por mais que estejamos acostumados a usar um determinado tamanho de calçado, é interessante escolher um número maior na hora de comprar um tênis.

Em relação ao tamanho, é importante saber que o recomendável é deixar a distância de um dedo da mão entre o seu dedo maior e a ponta do tênis de corrida. Isso evita lesionar seu pé e, em algumas situações, caso não tenha esse espaço, o corredor pode perder a unha do dedão pelo impacto e atrito entre calçado e pé.

Prove com atenção

Para saber qual é o tênis para corrida correto, o recomendado é provar com atenção. Uma boa dica é realizar uma prova de passada. Quase todas as lojas especializadas em material esportivo têm em sua equipe profissionais que podem ajudar nesse tipo de prova.

Caso você não tenha uma loja dessa perto da sua casa você pode realizar essa prova em casa mesmo. Esse tipo de cuidado é necessário para manter a sua mecânica de corrida.

As meias

Quando for correr, é importante experimentar o calçado com o tipo de meia que normalmente usa. Esse tipo de recomendação é necessária para evitar que o pé fique com incômodos. Para além, alguns materiais não são recomendados, como as meias de algodão para corrida.

Muitos atletas preferem fazer o uso das meias de compressão pois se sentem mais confortáveis e seguros com elas. Porém, o tênis é um equipamento predominantemente pessoal. Logo, o que traz melhores resultados para um atleta não necessariamente trará para outro. Portanto, recomendamos a escolha consciente para não se arrepender com o investimento.

Mude de tênis periodicamente

A vida útil de um tênis esportivo varia entre 600 e 800 quilômetros. É importante saber que a duração é ainda menor nos casos de competições. 

Outros fatores que influenciam na durabilidade são as condições nas quais corremos e o peso do corredor. Por isso o recomendável é ficar de olho e trocar seu tênis de corrida no período correto. Além disso, é bom saber investir em toda a sua vestimenta, indo além do calçado ideal.

Assessoria para Corrida

Como última dica, é bom investir em uma assessoria esportiva, como as especializadas para corrida. Essa recomendação é interessante, pois aqui você terá o acompanhamento de um bom profissional, que pode te ajudar na avaliação da melhor escolha de tênis e outros acessório.

O treinador esportivo também será responsável por indicar o melhor tipo de treino para fortalecer a sua musculatura e evitar lesões. Além de conseguir visualizar a evolução dos seus treinamentos, ele te ajudará a melhorar o seu desempenho emocional e físico. Busque alguém especializado que consiga te indicar uma boa assessoria, como aqui na Treinus!

Case de Sucesso: Eliud Kipchogemaratonista queniano Eliud Kipchoge

Todos ficaram surpreendidos com o desempenho do queniano Eliud Kipchoge na maratona de Berlim que aconteceu no ano de 2018. 

Foram 42 km percorridos em incríveis 2h01m39s. Além de todo esforço e treinamento que o queniano dedicou, ele também contou com um equipamento diferenciado para acompanhar os seus passos durante a maratona, o tênis Vaporfly Elite da Nike.

Para além, Eliud não para de surpreender, pois em 2019 ele quebrou o próprio recorde, realizando uma maratona em menos de 2 horas, utilizando outro modelo Nike ZoomX Vaporfly Next%.

Sendo assim, para bater seus recordes, fica bem claro que um tênis ideal para as suas especificações é essencial. Não espere e não hesite em buscar a escolha perfeita para seu pé!

Afinal, existe tênis para corrida perfeito para todo mundo?

Provavelmente, não. Já que não existem dois pés iguais, também não existem pisadas iguais no mesmo tênis. Um modelo pode ser perfeito para uma pessoa e péssimo para o outra. O mesmo vale para cada segmento de corrida! 

Atualmente, com a popularização do esporte, existem muitos modelos e tecnologias para esse calçado. Eles cabem em todos os estilos e bolsos, contudo não existe perfeição.

O mais seguro é identificar quais são as suas características e escolher entre todas as opções possíveis. Com um pouco de esforço e atenção não será difícil escolher o tênis ideal para você. Além disso, é recomendado um acompanhamento para seus treinos terem uma maior evolução, como as assessorias esportivas.

Gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários qual o seu tênis preferido e não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados