Transpire | Blog Treinus

Dicas sobre treinamento esportivo, saúde, qualidade de vida e muito mais

6 dicas incríveis na hora de escolher seu tênis de corrida

Escolher o tênis de corrida para seu exercício diário é uma tarefa importante. Além de garantir uma performance melhor essa escolha pode evitar lesões, por exemplo.

Antes mesmo de escolher o tênis é necessário fazer algumas reflexões: Corro com técnica apurada? Estou com a musculatura preparada?

Identificar seu peso corporal é fundamental.

Pessoa amarrando seu tênis de corrida numa rua pavimentada

Escolher o tênis correto melhora seu desempenho e não atrapalha sua saúde

Isso é importante porque os tênis de corrida tem taxas de peso recomendáveis em função da estabilidade e amortecimento.

Em relação ao tamanho é importante saber que o recomendável é deixar a distancia de um dedo da mão entre o seu dedo maior e a ponta do tênis de corrida.

Os tênis de corrida são como os aros dos carros, ou seja, são um elemento muito importante na hora de correr. Por isso, é muito importante saber escolher seu tênis para praticar exercícios diários.

Nesse texto separamos algumas dicas dicas para te ajudar!

Preze pelo conforto e funcionalidade

O tênis de corrida deve ter a dimensão correta para o corredor. Esqueça um pouco os atributos estéticos e foque na funcionalidade.

Não adianta nada escolher um tênis que seja lindo, mas que não seja para aquela atividade. Se você escolhe mal seu tênis pode acabar se colocando em risco.

É isso mesmo: lesões e acidentes podem ser causados pela escolha errada de um tênis de corrida. Uma outra dica é: tente optar por modelos mais neutros, assim você não fica enjoado de uma cor ou modelo especifico, já que esse tênis será usado no seu exercício diário.

Prove com atenção.

Para saber qual é o tênis de corrida ideal o recomendado é provar com atenção, uma boa dica é realizar uma prova de passada. Quase todas as lojas especializadas em material esportivo têm em sua equipe profissionais que podem ajudar nesse tipo de prova.

Caso você não tenha uma loja dessa perto da sua casa você pode realizar essa prova em casa mesmo.

Utilize o tênis correto para cada atividade.


O mais recomendável é usar o tênis correto para o terreno e o esporte que irá praticar.

Por exemplo: tênis para tracking são desenvolvidos para ter maior estabilidade, isso acontece porque em provas de tracking os terrenos costumam ser mais instáveis.

Ao contrario os tênis de corrida de asfalta costumam ser mais rápidos e tem design mais flexível. O ideal então é utilizar o tênis correto para cada solo .

Mude de tênis periodicamente.

A vida útil de um tênis de corrida varia entre 600 e 800 quilômetros.

É importante saber que essa vida útil é ainda menor nos casos de competições. Outros fatores que influenciam na durabilidade são: as condições nas quais corremos e o peso do corredor.

Por isso o recomendável é ficar de olho e trocar seu tênis de corrida no período correto.

Escolha de acordo com seu rimo de corrida.

O ritmo de corrida que vamos adotar é importante na hora da escolha.

Existem muitos tênis de corrida que estão projetados para rodar 5,30min/km e não irão corresponder bem aos de 4min/km.

Isso vale tanto para corrida quanto para provas. É muito importante determinar qual será o tênis exclusivo para corridas e qual será o de treinos.

Existe tênis de corrida perfeito para todo mundo?

Provavelmente não. Já que não existem dois pés iguais, também não existem pisadas iguais no mesmo tênis.

Um modelo pode ser perfeito para um usuário e não ser para outro. O mesmo vale para cada segmento de corrida: quem compete pode preferir um modelo, diferentemente de quem irá utilizar somente para treinar.

Atualmente com a popularização da corrida existem muitos modelos e tecnologias de tênis de corrida. Eles cabem em todos os estilos e bolsos, mas não existe perfeição.

O mais seguro mesmo é identificar quais são suas características e escolher entre todas as opções possíveis. Com um pouco de esforço e atenção não será difícil escolher o tênis ideal para você.

 

Ficou alguma dúvida ou tem alguma outra dica para escolha do melhor tênis de corrida? Deixe um comentário nesse texto e compartilhe com a gente e com os demais leitores informações sobre tênis de corrida.