Práticas esportivas

Elina Fádell e o Ironman, uma grande atleta na maior competição do mundo

single image

Dedicação, empenho, superação, força e muita, muita distância. Se o Ironman pudesse ser resumido em algumas palavras, com certeza todas essas estariam presentes. Considerado o maior circuito de triathlon do mundo, a competição conta com mais de 170 provas distribuídas ao redor do mundo e, é claro, inúmeros atletas que fazem dela seu objetivo principal. Uma delas é Elina Fádell, formada em educação física, triatleta, campeã e também treinadora, encontrou no Ironman tudo que mais desejava: se desafiar e conquistar algo ainda maior do que até então já tinha conseguido.

A partir daí, o encontro com a superação por meio do esporte aconteceu naturalmente e, junto com ela, diversos outros benefícios também foram percebidos pela atleta.  “O esporte é uma das direções da minha vida. Sou treinadora de corrida e triathlon, então, ele impacta totalmente. Com ele, ganhei as melhores amizades, conquistei bens materiais, ganhei conhecimento intelectual, ganhei um aporte social que facilita muitas coisas na vida, mas o melhor e mais substancial foi me transformar em um ser humano melhor, pois ele pede que busque entregar o melhor que eu puder ser.”, comemora.

Cada modalidade, um desafio

O Ironman é conhecido pelo seu estilo “endurance”, ou seja, de longa duração. Suas três modalidades compreendem 3.860 metros de natação, 180.25 km de ciclismo e 42.2 km de corrida. Além disso, existem também provas com distâncias médias e curtas. Para cada uma delas, a chave, segundo Elina, é ter organização, planejamento e comprometimento. Pois são essas 3 variáveis as responsáveis para que o treinamento flua muito melhor. “É uma logística louca: treinar na hora do almoço, treinar de madrugada, nos horários que se tem brecha no trabalho, no horário do sol forte, treinar sozinha, tudo pra poder encaixar as três modalidades.”, desabafa a atleta que tem o ciclismo como sua modalidade preferida graças a sensação de liberdade, o vento no rosto e a adrenalina da velocidade que esse esporte carrega consigo.

Mesmo seguindo à risca suas próprias dicas, a atleta também passou por dificuldades, uma delas foi o fator financeiro, visto que o Ironman mesmo sendo uma prova que todo triatleta sonha em fazer, é preciso planejamento, pois os custos ainda são altos. “O lado financeiro pesou, mas fui muito abençoada porque tive muito apoio dos alunos e amigos, tive apoio da Secretaria Estadual de Esporte na época e também foi fruto de muito trabalho. Meu dia começava às 4hs e terminava às 22h.”, comenta a atleta.

Todo esforço foi brilhantemente recompensado e Elina foi a segunda mulher do Estado a fazer a prova, ganhando uma notoriedade ainda maior e melhor destaque como treinadora e atleta, o que, segundo ela, foi sua maior conquista.

Uma atleta de ferro

A prova mais visada do Triathlon não carrega à toa em seu nome a alusão a alguém imbatível. Para Elina, a cada vez que consegue completar um Ironman a sensação é realmente de que sua força é inabalável “Parece que sou de ferro mesmo e que sou capaz de enfrentar todas as dificuldades e desafios que a vida me impor”, revela.

Por esse motivo também, a treinadora acredita que a competição tenha se firmado mundialmente, tanto pela dificuldade e pela vontade de se superar cada vez mais, quanto pelo histórico e a mídia que reforçam cada vez mais o desejo dessa conquista. Além disso, para ela, participar de uma das provas mais difíceis do mundo, que testa os limites pela sua distância extrema, traz sensações únicas de superação. “Eu me sinto a mulher mais forte e valente do mundo quando estou no processo de treinamento para o triathlon. Ali, somos obrigados a vencer todos nossos medos, somos obrigados a vencer a dor, somos obrigados a nos conhecer intimamente.”, desabafa Elina.  

Para os que também desejam experimentar a sensação de ser de ferro, a atleta manda a real: “É preciso ter dinheiro, coragem e comprometimento”. A partir desses 3 pilares algumas outras dicas também se fazem necessárias como enfrentar as dificuldades, se dedicar ao treinamento e treinar com profissionais integrados: nutricionista e professor que entendam tudo que a competição envolve, para além do lado teórico. Nesse último ponto, a assessoria esportiva entra com tudo “Ela é fundamental pro sucesso do Ironman, com ela você terá um acompanhamento dos treinos, a individualização do programa, ajustes adequados do seu objetivo com seu dia a dia. Não treine sem assessoria”, alerta a campeã que também tem palavras de incentivo para quem está começando e sonha em um dia participar do Ironman: Suba cada degrau do triathlon pacientemente. Não comece com um Full, nem por um meio, comece pelo Sprint e vá aumentando as distâncias aos poucos. Viva as dores e a bonança de cada distância”, finaliza.  

Conheça a atleta

atleta Elina FádellElina Fádell é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Pará e pós-graduada em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício. É treinadora de Triathlon pela Cbtri, Triatleta desde 2005, Campeã Paraense de Triathlon 2009, Campeã Brasileira de Triathlon Sprint Categoria 25-29 anos e Campeã Paraense de Duathlon 2006.

4 Comentários
  1. Victor Côrtes
    Victor Côrtes 1 mêsatrás

    Que essa profissional maravilhosa continue transformando vidas e que impacte mais pessoas, assim como fez com você!

  2. Avatar
    Priscila Assis 1 mêsatrás

    Quanto orgulho de ser treinada por essa atleta! Esqueceram de colocar no currículo que ela é uma transformadora de vidas!

  3. Avatar
    Cris Aleixo 1 mêsatrás

    Eu tenho grande orgulho em fazer parte do grupo de Assessoria que a Elina Fadell criou. Ela é uma grande referência de força e determinaçao, eu como aluna, muitas vezes nos momentos de dificuldade e superação durante os treinos sempre lembro das suas palavras, sendo eles elogios ou necessarios puxões de orelha.
    Só elogios pra essa grande mulher, atleta, e professora.

  4. Avatar
    Monica Figueiredo 1 mêsatrás

    Orgulho da nossa professora!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados