Qualidade de vida

Conheça as possíveis causas de dor no quadril

single image

A rotina diária pode ser cheia de surpresas, e uma delas é o aparecimento de dores ou desconfortos em regiões localizadas. Uma comum para uma parcela da população é a dor no quadril, que normalmente não é um sintoma grave e consegue ser tratada com alguns tipos de exercícios físicos, ou até com o uso de analgésicos.

Porém, todo cuidado é pouco, então é preciso estar atento à frequência e intensidade da dor, pois casos mais graves necessitam de um acompanhamento médico, sendo um ortopedista o profissional mais indicado. Entre as causas comuns, é possível ser alguma infecção ou problemas como artrose, o que necessita de um tratamento específico realizado por um profissional!

O que causa dor no quadril?

Uma das possíveis causas de dores na região do quadril é a fratura, sendo mais comum na população de idosos, pois eles apresentam uma fragilidade nos ossos e doenças como a osteoporose. Tais problemas ocasionam desconfortos localizados nessa região do corpo, o que acaba afetando a qualidade de vida de muitos. E não pense que isso atinge apenas os mais velhos, pois pessoas novas também podem apresentar dores no quadril.

Ou seja, independente da idade, é muito importante cuidar do seu corpo, afinal, quem gosta de ter dor? O quadril é uma articulação importante para todos, principalmente para movimentar o corpo com segurança. Logo abaixo você confere as principais causas da dor no quadril, mas lembre-se: caso apresente qualquer sintoma, o ideal é realizar um diagnóstico com um médico para saber a origem do problema!

1. Inflamação no nervo ciático 

Se você é um atleta que realiza exercícios de impacto ou treino dos membros inferiores, é possível que a dor no quadril possa ter origem com a inflamação no nervo ciático. Os mais velhos também podem apresentar desconfortos na região devido à compressão do nervo por parte da coluna. A inflamação tende a ser mais forte na parte traseira do quadril, perto do glúteo, o que traz sensações de queimação e dificuldade ao movimentar o corpo.

Nos casos, é possível aliviar com massagens na região das costas, além de não se esquecer de realizar exercícios de aquecimento e alongamento, pois eles são extremamente importantes antes e depois de treinar. Dependendo do caso, algumas sessões de fisioterapia serão indicadas.

2. Luxação

A luxação acontece quando a articulação sai do lugar, logo, quando alguém tem uma dor intensa ou certa dificuldade para andar, além de ser difícil ficar sentada, há suspeita dessa doença. Essa causa de dor no quadril pode surgir com uma fratura ou por algum acidente com veículo.

Neste caso, consultar um ortopedista é o mais indicado para tratar a dor ou realizar a cirurgia, caso necessário. E, se a dor vier de um acidente, é importante buscar um hospital ou uma unidade de saúde para verificar as condições do seu corpo!

3. Artrose

Problema comum nos idosos, a artrose  é uma dor que ocorre ao andar, pois movimentar a região inferior ou realizar qualquer movimento com ela acaba mobilizando a região do quadril. Isso pode acontecer, pois a cartilagem da articulação está desgastada, então pode afetar outros locais do corpo, como coxa e joelho.

Neste caso, o ideal também é consultar um ortopedista e iniciar o tratamento com anti-inflamatórios e investir na fisioterapia para amenizar a inflamação na articulação.

4. Osteonecrose

A osteonecrose é caracterizada por uma falta de suprimento sanguíneo para a cabeça do fêmur, o que causa a morte das células ósseas, deformação e perda de movimento e por assim adiante. Algumas das possíveis causas desse problema são:

Não é fácil identificar o que ocasiona a osteonecrose, mas a dor no quadril é o primeiro sintoma. Se não for tratada, a doença pode produzir uma artrose como evolução. Para combater o problema, o mais indicado é realizar uma cirurgia específica.

5. Tendinite

Se você é um atleta que utiliza muito os tendões ao redor do quadril, deve ter sentido uma dor na região. Essa sensação é normal nas articulações dos corredores e é bem comum que apareça após a prática esportiva, o nome desse problema é tendinite!

Para tratar, coloque uma compressa de água morna no quadril por 15 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia. Você também pode utilizar uma pomada anti-inflamatória, mas em todos os casos, busque auxílio profissional.

6. Bursite

A bursite é um problema de dor no quadril mais profunda, pois ela afeta o meio da articulação, fazendo com que a sensação de incômodo chegue até a parte lateral da coxa. Dependendo do caso, ela pode causar um pequeno inchaço na lateral da coxa.

Para esse caso, utilizar compressa de água quente nas regiões pode aliviar a dor, além de ser bom realizar alguns exercícios de alongamento. Porém, por ser uma dor mais profunda, não esqueça de consultar um ortopedista e fisioterapeuta para ter as devidas recomendações para tratar a bursite.

7.  Dor Lombar

Por fim, a dor lombar é um problema de coluna que causa dores no quadril, e as mais comuns são as do nervo ciático e hérnia de disco. Em ambos os casos é necessário um médico para diagnosticar as causas e concluir se a dor tem origem na coluna ou quadril.

Para tratar, é possível utilizar alguns analgésicos, além de sessões de fisioterapia e exercícios de alongamento. Em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia, por isso é essencial ter um acompanhamento.

Como tratar a dor no quadril?

Percebeu que a dor no quadril pode ter diferentes formas e muitas causas e o principal é ter o acompanhamento médico, normalmente de um ortopedista? Não realize diagnósticos pessoais e comece um tratamento precoce com buscas pela internet. Respeite a saúde do seu corpo e busque um profissional para te auxiliar.

Sendo atleta ou não, cuidar do organismo é essencial! Lembre-se de que a dor no quadril pode aparecer em qualquer pessoa. Então faça sua parte!

Espero que tenha gostado do conteúdo. E não se esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados