Posted in:

Diferenças entre Produtos Light e Diet

Diferenças entre Produtos Light e Diet

Diferenças entre Produtos Light e Diet
Este texto te ajudou?

Muita gente se confunde com as categorias de alimento light e diet. Muitas vezes, inclusive, se compra esse tipo de produto de forma indiscriminada.

Porém, esses produtos são distintos e servem para diferentes necessidades. Nesse artigo você vai entender de uma vez por todas as diferenças entre produtos light e diet.

Produtos Light e Diet não são produtos com zero calorias.

Quem pensa em perder alguns quilos para ficar em forma geralmente consome esses tipos de produtos. Porém, é importante saber que as denominações “Ligth” e “Diet” têm significados distintos.

As duas categorias significam que nesses produtos existem diferenças nas composições nutricionais (se comparadas a versão original de cada produto), mas não necessariamente dizem respeito a alimentos sem calorias.

Essas palavras não são sinônimos e os produtos dessas categorias podem ser bem diferentes. Outra questão importante é: um produto por ser light ou diet, nem sempre apresenta uma quantidade tão reduzida assim de gordura, por isso, até mesmo o consumo desses tipos de produtos pode motivar o aumento de peso.

Produtos Diet

Os produtos Diet são alimentos que sofreram modificações em sua composição para atender a demanda de pessoas que não podem consumir algum componente em específico. Isso significa que algum tipo de nutriente foi retirado para atender a um tipo de público que verdadeiramente não pode consumi-lo.

Esses alimentos foram pensados para atender a pessoas que sofrem restrições que geralmente estão relacionadas a doenças. Por exemplo: há produtos Diet que em sua fórmula não contém o açúcar, para atender aos diabéticos ou, sem sódio, para atender àquelas pessoas que tem o colesterol alto. O mesmo vale para o glúten, no caso dos celíacos.

O que é importante saber é: existem produtos diet que não contém açúcar, por exemplo, mas devido a substituição escolhida para compensar essa ausência, esse elemento pode inclusive fornecer maior aporte calórico que os mesmos produtos desse tipo que não pertencem a essa categoria.

Produtos Light

Os alimentos Light são produtos que sofreram redução de algum ingrediente para garantir que ele contenha pelo menos 25% de calorias a menos.

Para esse tipo de produto geralmente são reduzidas as porcentagens de gorduras e açúcares e por isso eles aportam menos calorias que os demais.

Os produtos light são sim uma boa opção para as pessoas que desejam perder peso. Porém, é importante pensar que no caso dos produtos que são altamente calóricos (mesmo em sua versão light) podem fornecer aporte energético alto. Bons exemplos nesse caso são: o chocolate e a maionese.

Se seu objetivo é perder peso você pode conhecer essas 2 dietas para emagrecer.

O importante é ler o rótulo

Seja para evitar o contato com algum componente que estejamos proibidos, ou para quem deseja perder uns quilos saber o que estamos ingerindo é de fundamental importância.

Por isso, estar atento aos rótulos é a melhor maneira de sabermos o que estamos de fato comendo.

O rótulo é o único local onde seremos informado de fato os componentes daquele produto ou quanto de gordura e açúcares a menos ele terá.

De forma resumida podemos entender então que a diferença entre essas duas categorias de produtos é:  os diet não contêm algum tipo de elemento que pode ser prejudicial a algum tipo de pessoa. Já os Light tem redução no percentual calórico do produto, que pode variar entre 25% e 75%.

Gostou desse artigo? Acha que ele pode ser útil para tirar as dúvidas dos seus amigos também? Então compartilhe então nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.