Alimentação

Quais são os impactos na saúde do corpo ao adotar a dieta sem glúten?

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Quando o assunto é alimentação, muitos vilões estão presentes no senso comum. Refrigerantes, pães, doces e até algumas massas, são diversas opções consideradas negativas, pois causam o aumento de gordura no corpo. Para combater os males, a dieta sem glúten é uma das alternativas no cardápio de algumas pessoas.

Porém, ao evitar a ingestão glúten, será que realmente vai haver algum efeito positivo na qualidade de vida? Existem casos, como a doença celíaca, que a restrição é necessária, contudo, são situações isoladas e controladas com o devido apoio profissional. Para entender melhor sobre esse assunto e quais os impactos de seguir a dieta sem glúten, confira o conteúdo a seguir!

O que é glúten?

O glúten é uma proteína vegetal presente nos grãos de cevada, centeio, trigo e espelta. Quando adicionados a água, formam uma massa de boa textura e macia, assim, tem-se a composição de alimentos como biscoitos, bolachas, cervejas, bolos, macarrão e por assim em diante.

Ou seja, se ele é uma proteína, não é considerado carboidrato. As pessoas acham que, por estar presente nas massas, ambos são sinônimos, mas o glúten é uma combinação da gliadina e glutenina, dois grupos de proteínas encontrados junto com o amido.

Esse componente pode causar reações alérgicas em alguns indivíduos, conhecidos como celíacos. A doença celíaca desencadeia reações autoimunes, assim, existe um processo inflamatório e a degradação das células intestinais. Além da má absorção de nutrientes, como impacto, complicações como irritabilidade, diarreias e até erupções na pele são comuns.

O que caracteriza a dieta sem glúten?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a proteína, é interessante conhecer as características que formam a dieta sem glúten. Mesmo sendo uma necessidade alimentar para algumas pessoas, outros utilizam o cardápio personalizado para perder peso. Isso acontece porque grande parte das opções de comida, quando ingeridas em excesso ou sem balanceamento, aumentam a taxa de gordura no corpo

Desde bebidas até refeições mais elaboradas, a dieta sem glúten conta com uma restrição enorme de alimentos. Os principais são:

  • Cerveja.
  • Gin.
  • Vodca.
  • Whisky.
  • Embutidos.
  • Condimentos como ketchup e mostarda.
  • Trigo.
  • Centeio.
  • Malte.

Existem ainda os cuidados com alimentos contaminados, pois no caso dos grãos, opções como a aveia, por exemplo, podem conter vestígios de trigo, logo, é bom evitar o consumo. É possível ingressar alguns alimentos no dia a dia, desde que o rótulo seja verificado e tenha garantia de que não exista o risco de conter glúten!

Ainda em ressalva com a doença celíaca, é importante ficar atento na alimentação fora de casa, pois até utensílios podem estar contaminados com glúten, ou seja, converse com o seu nutricionista para saber quais atitudes você deve ter caso esteja com a doença. Se o objetivo é emagrecer, o controle do cardápio é diferente!

Alimentos permitidos

Calma, não é o fim do mundo! É possível ter uma alimentação saudável e prazerosa, apenas é necessário ter cuidado com algumas opções. Ainda está disponível para você uma série de alimentos que estão presentes na mesa brasileira, são eles:

  • Arroz e derivados.
  • Canjica.
  • Milho.
  • Batata.
  • Amido de milho.
  • Mandioca.
  • Temperos caseiros.
  • Sucos naturais.
  • Vinho.
  • Açúcar.
  • Entre outros.

Se você está buscando a dieta sem glúten para emagrecer ou está passando por problemas ao consumir essa proteína, busque apoio médico para realizar os exames necessários e verificar a saúde do seu corpo. Intolerantes a glúten, caso não tratem a doença, podem ter uma evolução para quadros de tumor, linfomas ou câncer intestinal.

Para ficar atento, se estiver com gases frequentes, dores abdominais fortes, vômitos, prisão de ventre, perda de apetite, dermatite, dores de cabeça, azia ou má digestão, busque um profissional qualificado o quanto antes para o problema não evoluir!

Quem pode adotar essa alimentação?

O ponto principal da dieta sem glúten é a adaptação do cardápio sem essa proteína para as pessoas celíacas, pois elas são alérgicas a esse componente. Ou seja, o foco desse ajuste é para quem realmente precisa, pois uma vez portadora da doença, a alimentação deve ser seguida rigorosamente.

Agora, se o objetivo é emagrecer, é importante passar pelo processo de reeducação alimentar e não ficar migrando entre dietas, pois não existe um resultado milagroso. O controle do glúten acontece nas dietas pois ele está presente em alimentos como pães, bolos e massas. Essas opções são regradas para a pessoa perder peso, contudo, a adaptação precisa ser feita por um profissional!

Quer emagrecer? Busque um nutricionista e faça atividade física regular, assim é possível ter corpo ativo, déficit calórico para perder peso e ainda ter uma alimentação que esteja de acordo com o seu perfil. A dieta sem glúten é direcionada especificamente para um grupo de pessoas, então não desvie esse objetivo para uso pessoal!

Quais os cuidados para seguir a dieta sem glúten?

As precauções desse tópico são direcionadas para quem é celíaco. Existe o risco de contaminação por causa de derivados do trigo e soja, ou seja, se essa é a sua realidade, leia todos os rótulos de quaisquer produtos que for consumir!

Mesmo que sejam pequenos vestígios dentro da embalagem, é possível desencadear um processo inflamatório dentro do corpo, então fique atento e busque adaptações para o cardápio. Para te ajudar a saber o que mais pode ser evitado no início, abaixo você confere outros alimentos:

  • Queijos.
  • Alimentos congelados (batata, carne e derivados).
  • Bebidas em pó.
  • Macarrão instantâneo.
  • Entre outros.

É importante evitar utensílios de cozinha que possam ter sido utilizados em alimentos com glúten, pois existe o risco de contaminação também. Sendo assim, se for beber um suco batido, mas o liquidificador já foi usado para fazer massa, não use o mesmo recipiente!

Existem benefícios desse tipo de alimentação?

Por fim, depois de todas as ressalvas fica a grande pergunta: existe algum benefício da dieta sem glúten? Sim, terão impactos positivos, porém apenas para as pessoas que necessitam regrar a alimentação para não ter consequências futuras com o corpo.

Reforçando, se o objetivo é emagrecer, o foco está em redistribuir os grupos de nutrientes dentro do cardápio alimentício, pois assim é possível chegar ao objetivo de perder peso. Não acredite em dietas ou processos milagrosos, isso te levará apenas ao efeito rebote!

Espero que tenham gostado do conteúdo!

Referência

O que é glúten e quais seus prejuízos à saúde?

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