Posted in:

Treinus ensina: 10 dicas importantes para sua dieta pré e pós treino

Treinador explicando para aluna o que comer na dieta pré-pós treino
Treinus ensina: 10 dicas importantes para sua dieta pré e pós treino
Este texto te ajudou?

Treinador explicando para aluna o que comer na dieta pré pós treino
É importante ter uma dieta equilibrada no pré e no pós treino

O que comer na dieta pré pós treino? É muito normal se você tiver feito essa pergunta em algum momento da sua vida.

O fato é: cada pessoa deve saber bem quais são seus objetivos com o treinamento para escolher o tipo de dieta e o cardápio no pré e no pós-treino.

Por isso, é muito importante ter acompanhamento de profissionais para tomar esse tipo de decisão.

Após decidir qual será seu plano esportivo do dia você pode optar por algumas sugestões saudáveis e acessíveis que ira encontrar nesse artigo.

Afinal, você já sabe que a alimentação e o esporte são princípios básicos para levar uma vida saudável. Então veja sugestões e saiba o que comer antes e depois do treino.

O que comer no pré treino?

Sucos refrescantes com verduras

Se a intenção é se encher de energia geralmente o nutricionista vão recomendar sucos de verduras.

Optar por uma vitamina de vegetais verdes no pré-treino pode ser uma fonte saudável para impulsionar sua energia. Você pode misturar verduras com alguma fruta, como por exemplo, a banana.

Essas opções de vitaminas ou sucos passarão diretamente a sua corrente sanguínea.

Os efeitos serão muito mais rápidos do que na ingestão de alimentos em estado sólido e ha muitas opções de combinações. Escolha a que você mais gostar.

Carboidratos adequados

Muita gente tem resistência a eles e por mais que possa parecer difícil de pensar  os carboidratos não são nossos inimigos.

Que fique bem explicito que não são as frituras ou as gorduras saturas, mas vale lembrar que existem alimentos com “gorduras boas”. Esses alimentos nos dão a energia necessária para suportar todo o tipo de treino, mesmo os mais pesados.

A glicose e nossa maior fonte e energia e é por isso que antes de iniciar uma atividade física que exija muito e provável que se sinta melhor quando comer uma porção de frutas (como a maça e a banana) ou mesmo aproximadamente 300ml de uma batida feita com elas.

Chia

As sementes de chia não estão na moda sem motivo. A chia contem uma quantidade muito grande de benefícios para nossa saúde e combina para ambas as dietas, ou seja,  dieta pré pós treino.

Muita gente acaba indicando porque são ricas em ômega 3, proteínas, fibras, cálcio. Além disso a chia é um alimento hidrófilo, ou seja: absorve água com facilidade, por isso, acaba mantendo nossos níveis de hidratação durante o treino.

A ingestão deve ocorrer de forma correta e não precisa comer um montão de chica em todas as refeições, adicionar um pouquinho das sementes em algumas refeições já e o suficiente.

As sementes de chia e apenas uma opção dos alimentos cheios de benefícios que estão na moda (como o açaí, o gengibre, o óleo de coco e algumas algas).

Pode ser uma boa escolha para se familiarizar com eles e se surpreender com os benefícios que são incríveis.

Couve

A couve eh um complemento perfeito e tem uma grande fama no meio fitness.

Esse alimento e uma ótima fonte de nutrientes e além disso tem baixo índice calórico, mesmo contendo clorofila, cálcio e vitamina A e K (importantes para melhorar nossas defesas e deixar os ossos fortes, já que proporcionam uma boa circulação).

Alimentos que evitem as caibras

Se você costuma ter câimbras musculares quando corre fique tranquilo, pois isso não e tão incomum.

Alimentos que sejam ricos em eletrólitos (cálcio, potássio e magnésio) podem auxiliar muito na prevenção das caibras. Paes com grãos, banana, iogurte, batata doce, aveias, nozes e germe de trigo são alguns dos alimentos que contem esses nutrientes.

Uma ótima ideia e combinar alguns desses produtos com um iogurte grego, por exemplo. Adicione também algumas frutas secas e pedaços de banana que fica uma delicia.

Abacate

O abacate e uma fruta cheia de gorduras boas, vitamina b e magnésio. Não somente a guacamole, mas também as vitaminas da gruta. Outra ótima opção e adicionar pedaços a salada que combina perfeitamente  dentro de um programa de dieta pré pós treino.

Chá verde

Uma ótima alternativa para quem tem o metabolismo mais lento.

Experimente substituir o café pelo chá verde de manha, você provavelmente vai se surpreender com os efeitos positivos que ele pode dar ao seu organismo. Ingerir chá verde não só auxiliam ao sistema imunológico, mas também acelera o metabolismo sem afetar tanto quanto o café.

O que comer no pós treino?

Não é novidade que uma boa dieta combinada com um treino eficaz formam a dupla perfeita para alcançarmos mudanças no nosso corpo e na nossa saúde.

O pós-treino também é um momento de suma importância para nossa dieta.

Pôs-treino momento fundamental da dieta pré pós treino.

Todo mundo tem um objetivo quando escolher algum tipo de treino e dependendo de cada um deles receberemos como indicação um tipo de dieta, ou outro.

No caso do pós-treino alimentar-se de forma adequada pode ser a chave quando queremos complementar adequadamente nosso plano de exercícios com a alimentação, porque trata de levar ao nosso corpo a energia e os nutrientes que ele necessita depois de um desgaste.

Além disso, é depois de malhar que nosso corpo perde liquido, minerais e eletrólitos. Por isso que é fundamental repor de maneira adequada as energias para uma recuperação eficaz.

Ganho de massa = Proteinas e carboidrátos

Para quem deseja ganhar massa muscular o mais indicado é ingerir alimentos que sejam ricos em proteínas e também que tenham um mínimo de carboidratos simples, já que após o treino é necessário proporcionar a utilização de aminoácidos por nosso corpo e também estimular a hipertrofia, ou seja: a síntese de proteínas musculares.

Para quem quer ganhar peso o mais indicado pode ser um cardápio que contenha combinações do tipo: um copo de leite e uma banana madura, suco de laranja com uma medida de pó de proteínas, um iogurte de aveia e mel ou mesmo uma porção de leite com três biscoitos integrais e refeições sólidas com combinações de boas fontes de proteínas e carboidratos, por exemplo: frango e batata doce.

Perca de peso = Hidratação

Se nosso objetivo for perder peso e queimar gorduras a melhor saída é beber muito líquidos, se preocupar com a hidratação e mais que tudo esperar no mínimo uma hora para consumir alimentos.

Quando chegar a hora de comer o melhor é optar por combinações e pratos com baixo indicie glicêmico, ou seja, alimentos que não se digerem de forma muito rápida, só assim incentivaremos nossos corpos a continuar usando as gorduras como fonte de energia por mais tempo.

Já para quem quer perder peso e queimar gordura as melhores opções podem ser: uma maça com casca, uma porção de iogurte desnatado com frutas frescas, um copo de leite desnatado com aveia e sem açúcar ou mesmo um copo de leite desnatado com uma porção de nozes ou amêndoas.

A hora que você treinar pode influenciar na dieta pré pós treino

Caso treine pela manha, a dieta pré pós treino deve consistir principalmente, no momento do almoço quando for fazer uma refeição mais pesada o melhor pode ser optar por: arroz, batatas assadas ou cozidas e uma porção de proteínas da sua preferencia (carne, peixe ou ovos).

Os carboidratos vão te dar a energia que precisa, já as proteínas contribuem no corpo para termos a estrutura necessária para reparar os danos provocados pelo exercício e para desenvolver mas massa muscular.

Mas é importante saber que fazer exercícios não significa que terá passe livre para comer de tudo e em qualquer quantidade.

Caso faça esse tipo de coisa pode acabar ingerindo uma quantidade muito maior de calorias do que acabou queimando da dieta pré pós treino. Por isso o mais importante é evitar alimentos muito gordurosos, ainda que provavelmente você possa cair em tentações.

Mas se não quiser jogar fora todo o esforço que teve no treino seja consciente  aprenda a escolher os alimentos saudáveis e com pouca gordura e pouco açúcar.

Observação importante: essas são sugestões de cardápio, não devem ser seguidas sem antes ter uma autorização dos profissionais que te acompanham no treino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.