Alimentação

Como ter uma dieta balanceada para manter resultados?

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Comer para ter qualidade de vida é um pensamento que deve ser considerado na hora de montar o cardápio alimentício, porém, as pessoas acham que receitas milagrosas serão as opções essenciais para uma rotina saudável. É importante pensar a longo prazo e a dieta balanceada é a escolha com mais vantagens para todos!

Sem prometer resultados milagrosos, a dieta balanceada é uma opção não radical que irá moldar a sua alimentação de acordo com os seus objetivos, sem nenhuma medida drástica que irá afetar o seu bem-estar em geral. Para além, é comum em alguma fase da vida cometer deslizes que afetem as refeições, seja por comer processados em excesso ou não ter opções integrais disponíveis. A dieta balanceada ajuda a compensar essas falhas na alimentação sem comprometer os ganhos!

Isso será viável, pois ela está alinhada com a reeducação alimentar, então, não precisa ter medo de comer aquilo que realmente gosta. E para saber mais sobre o que é a dieta balanceada e quais os seus efeitos, é só conferir o conteúdo abaixo!

O que é dieta balanceada?

Tudo na vida precisa de equilíbrio, e a dieta balanceada irá trabalhar exatamente com essa proposta! Ela é capaz de fornecer para o seu corpo tudo aquilo que é necessário para mantê-lo em ordem diariamente, assim, é possível que ele funcione de maneira adequada e desempenhe todas as funções, sem gerar cansaço ou problemas comuns de uma má alimentação.

Funcionamento

Cada organismo funciona de um jeito, mas em resumo, será necessário ingressar todos os grupos alimentícios para que o organismo funcione de modo otimizado e, assim, tenha redução na possibilidade de ganho de gordura e peso, além do combate de doenças crônicas. Os grupos são:

  • Gorduras saudáveis.
  • Grãos integrais.
  • Proteínas.
  • Vegetais.

Para que a dieta balanceada seja eficaz, é necessário ter um plano alimentar. Para isso, é importante ter o acompanhamento profissional de um(a) nutricionista, então não pense em pesquisar na internet um cardápio geral para seguir esse modelo de alimentação, pois as refeições devem estar de acordo com o seu organismo!

Essa observação é necessária para entender a dieta balanceada, pois os tecidos e órgãos que compõem o corpo humano precisam de uma nutrição adequada, independentemente da idade. Só assim será possível trabalhar de maneira eficaz para o resto da vida.

Benefícios

Além de manter tudo em ordem, a dieta balanceada ajuda a manter a rotina equilibrada e ainda impacta positivamente a saúde, seja ela física ou mental. Fazer a ingestão de comidas integrais, folhas verdes e demais opções que compõem esse modelo de alimentação irá ser muito bom para você. Entre os benefícios, temos:

  1. Melhora a qualidade de vida.
  2. Mais disposição e energia.
  3. Ajuda no bom desempenho das funções do corpo.
  4. Aumenta a imunidade.
  5. Ajuda a evitar gripes e resfriados.
  6. Combate a obesidade.
  7. E muito mais!

Dieta balanceada ajuda a emagrecer?

Uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é dieta balanceada é se ela ajuda a emagrecer. Se estamos falando de uma alimentação com os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o corpo, ele vai manter tudo em ordem para o seu organismo. Se você está passando por um processo de emagrecimento e começou a comer o essencial para o seu biotipo, então sim, a dieta vai te ajudar a emagrecer.

Ou seja, não ache que a dieta balanceada será milagrosa, pelo contrário, será um processo de aprendizado para adaptar as suas refeições. E isso você leva para o resto da vida. Vale ressaltar que, para ter mais resultados no que tange o emagrecimento ou a perda de gordura corporal, é necessário aliar alimentação com atividade física, então invista em alguma modalidade. Além de qualidade de vida e bem-estar, você combate o sedentarismo também!

O que comer em uma dieta balanceada?

Para manter o corpo ativo, saudável e ainda ter uma alimentação balanceada, é necessário ter todos os grupos de alimentos no dia a dia. Ou seja, nada de cortar carboidratos ou apenas comer salada. É importante achar o equilíbrio nesse caminho para comer bem e não passar necessidade.

Assim, para ter uma alimentação com fibras, nutrientes, minerais e vitaminas e manter a saúde em dia, confira abaixo as opções e alimentos que podem estar nas suas refeições:

  1. Cereais integrais: arroz, aveia, e pão. Essas opções de origem integral são extremamente importantes para uma alimentação rica em fibras. Além de ajudar na boa alimentação, são ótimos substitutos dos grãos refinados.
  2. Frutas: morango, melão, melancia, uva e assim por diante. Escolha o que goste e varie a alimentação com essas opções maravilhosas! 
  3. Gorduras saudáveis: a mais conhecida é o azeite de oliva, mas você encontra esse grupo de alimentos em algumas sementes (chia e linhaça) e peixes (atum e salmão). Deixe de lado a margarina e gordura trans!
  4. Legumes e verduras: aqui você pode escolher muitas opções para o seu bem-estar na alimentação. As opções são abóbora, acelga, agrião, batata, berinjela, brócolis, cenoura, rúcula, ervilha e demais legumes e verduras.
  5. Proteínas: carnes em geral, como frango e peixe, além de grãos (feijão) e sementes (gergelim e noz). Evite o excesso de carne vermelha e processadas!

O controle de bebidas também é importante, então consuma com moderação bebidas alcoólicas, beba muita água e tome sucos naturais ao invés dos prontos em caixinha com adição de açúcar.

Como ter uma dieta balanceada?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais os alimentos compõem a dieta balanceada, fica a seu critério se esse é o estilo de vida que deseja para você!

O processo de adaptação pode ser um pouco difícil, pois precisa ‘abrir mão’ de alguns hábitos, mas nada que seja complicado. É um trabalho que compensa a médio e longo prazo, pois a imunidade é fortalecida, o corpo estará ativo com energia e disposição, além de manter a qualidade de vida em um padrão acima da média.

Digo mais uma vez que é necessário o acompanhamento de um profissional da nutrição, então busque apoio para ter uma alimentação adequada e que esteja de acordo com o seu perfil, objetivos e necessidades!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Referência

Como manter uma dieta balanceada? Cientistas de Harvard explicam

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