Práticas esportivas

Confira o dicionário do corredor e fique por dentro dos termos que todo atleta precisa conhecer

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Palavras novas e algumas já conhecidas não faltam no cotidiano dos atletas. Se você é novo no mundo da corrida ou ainda não conhece todos os termos,  a Treinus veio te dar uma mãozinha. Para ajudar você quando estiver conversando, lendo ou mesmo recebendo instruções do seu treinador preparamos uma lista com as definições bem simples e diretas sobre alguns termos.

Longão

Maior treino de quilometragem a ser realizado na semana, com variação de tempo de realização, podendo ser de 1h ou mais.

Quebrar

Quando você não consegue segurar um ritmo em qual treinou/proposto ou não consegue terminar um treino/prova.

Pace  

Quantos minutos, em média, você demora pra concluir um km. O pace é o seu ritmo de corrida.

Lap

Volta, pode ser em km, por tiro de 200m, uma milha (1,6km)

Tiro

Correr uma distância XXX em tempo pré definido pelo seu Treinador, com ritmo que normalmente não fazemos com frequência

RP (Recorde Pessoal)

Seu melhor tempo em alguma prova, seja 5km, 10km, etc.

Sub Alguma coisa

(Ex: SUB 50 nos 10k, SUB 3:30H na Maratona)

Sair/Largar Forte

Sair em um ritmo muito acima do que você treinou/planejado.

Estouro da boiada (Largada)

Quando todo mundo larga junto

Perna Pesada

Quando a perna parece que tá com alguns quilinhos a mais.

Intervalado

Treinos que combinam grande intensidade e baixa intensidade;

Fartlek

Treino de variações de distância e velocidade das mesmas; Falamos sobre esse tipo de treino no nosso blog, confira aqui

Regenerativo

Treino de recuperação ou distância menor após treino regular/intenso pra relaxar a musculatura;

Sprint

Tiro realizado nos kms e/ou metros finais perto do pórtico de chegada

Pipoca

Corredor que não se inscreveu na prova, mas está correndo a mesma por treino sem intenção de pódio e/ou medalhas;

Coelho

Corredor que acompanha o atleta para ditar o ritmo do inscrito na prova;

Pacer

Corredor que dita o ritmo da prova para um determinado grupo que deseja finalizar em XX tempo;

Overtraining

Excesso de treinamento do atleta, sem respeitar os descansos que podem ou gerou lesão pelo não respeito das pausas;

Tempo run

Treino contínuo de velocidade, onde o atleta corre uma distância no ritmo similar ou pouco superior ao que realiza nas provas de corrida;

Trote

Ritmo de corrida leve e bem moderado sem elevação da frequência cardíaca , correr bem agradável;

Hit the wall

Bater na parede:  Gastar toda a energia/disposição levando o atleta a após uma grande distância ( geralmente depois dos 30K) a diminuir muito o ritmo;

Fundista

Atleta que corre normalmente provas mais longas e acima de 5kms

Velocista

Atleta normalmente profissional que corre focado em provas rápidas normalmente menores e/ou igual a 5kms sempre na menor velocidade;

Maratona

Distância de 42 kms e 195 metros, também chamada a distância dos loucos;

Meia Maratona

Distância de 21,097 prova bastante usual e uma das queridas dos corredores;

Ultramaratona

Nome para as corridas que tenham distância superior a 42,195km (maratona);

Cada tipo de treino possui um vocabulário específico e para isso é importante que os atletas conheçam os termos e não fiquem perdidos durante os treinos.

Você gostou? Tem mais algum tema que gostaria de saber? Conte para a gente nos comentários.

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