Qualidade de vida

Dicas sobre como aproveitar o Carnaval com saúde

single image

O feriado de carnaval já está aí batendo as nossas portas, no post de hoje vamos dar algumas dicas sobre como aproveitar bem a folia sem perder a forma física e o ritmo de treinos.

Alguns cuidados são fundamentais para garantir saúde e disposição durante os quatro dias de carnaval. Neste período, apresentamos um gasto energético elevado, permanecemos mais tempo no calor, além de consumirmos mais bebida alcoólica. Com tudo isso, estamos pré-dispostos a apresentar quadros de desidratação e fadiga. Além de perdermos muito líquido no calor, o álcool tem uma propriedade diurética, ou seja, perdemos mais líquidos com seu consumo.

Uma dica básica é consumir bebida alcoólica com moderação, intercalando sempre com água gelada. Nunca fazer uso do álcool sem se alimentar, para evitar tonturas, visão turva e mal estar.

Para melhorar a hidratação, vale também consumir sucos de frutas ricas em água, como melão, melancia e abacaxi, ou a própria fruta in natura, uma rápida fonte de energia.

Para suprir o gasto calórico elevado durante os dias de folia, é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, como massas, arroz, pães, batata e cereais, de preferência integrais, para que essa energia continue sendo fornecida ao longo do dia.

Um erro bastante comum durante o carnaval é o de pular refeições ou substituí-las por petiscos gordurosos. Nos dias de folia, também é importante ter bastante cuidado com os alimentos vendidos na rua por ambulantes. Eles podem estar fora de temperatura adequada e apresentam grande risco de contaminação.

Dê sempre preferência para sanduíches caseiros de pão integral com recheios leves, como peito de peru, frango, atum e queijos brancos. Atenção ao consumo de verduras cruas, que também apresentam grande risco de contaminação.

Algumas regras básicas para a folia:

  • Faça no mínimo três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).
  • Evite alimentos gordurosos, como salgadinhos e batata frita. Prefira carnes brancas magras, sendo grelhadas, assadas ou cozidas. Assim, elas têm menos gordura e são mais fáceis de digerir.
  • Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras para manter em dia a ingestão de vitaminas e sais minerais.
  • Uma boa opção para as sobremesas, são as mais refrescantes: gelatinas, frutas e sorvetes de frutas.
  • Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consumindo também sucos de frutas, água de coco e isotônicos. Sempre antes, durante e depois da folia.

                                

Posts relacionados