Práticas esportivas

Dicas para ter mais resultados na natação

Um nado eficiente é um nado elegante, se você nada de forma eficiente você nada, mais rápido consumindo menos energia.
Um nado eficiente é um nado elegante, se você nada de forma eficiente você nada, mais rápido consumindo menos energia.

Treine menos e nade mais rápido, parece louco isso não?

Não é, aqui está a mais pura verdade, aqui tem o conteúdo que pode te levar a ser mais rápido e produtivo treinando menos, leia o texto com atenção e desfrute das informações e seja mais rápido!

Técnica apurada

Ao contrário do censo comum, que diz que quanto mais treino é melhor, a natação seja natação em piscina, natação em lagoa, natação em rio ou natação no mar, é a modalidade que mais exige uma técnica apurada.

Outros aspectos são importantes como velocidade, força, além de toda parte fisiológica, mas sem uma excelente técnica você nada e não sai do lugar.

Pode ter toda força e velocidade do mundo com a técnica errada seu treinamento não irá render nada quando você for aplicar e mais precisar.

Saiba onde você está e aonde quer chegar

A natação é a maior seleção aos triathletas “aspirantes”, muitos começam com a corrida ou com o ciclismo e somente depois começam a nadar quando resolvem fazer triathlon, seja competitivo ou apenas como qualidade de vida.

Como na natação a técnica tem uma influencia enorme no desempenho essa entrada é muito dificultada aos novos triathletas.

A boa notícia é que tanto os nadadores desde bebê quanto alguém que começou a nadar faz pouco tempo podem nadar lado a lado, se dedicando à técnica correta.

Com uma metodologia certa e com um bom treinador e respeitando seu time.

Descubra que nadador você é

A primeira coisa a se fazer para melhorar é se auto-avaliar, você sabe nadar? Sabe nadar da forma correta? Aplicando toda a técnica?

Muitos nadadores ou triathletas experientes ou iniciantes não imaginam o que seja isso.

e nem fazem ideia de como nadam atualmente, em tudo que fazemos na vida é normal depois de aprendermos e ficarmos experiente em algo, entrarmos no “piloto automático”.

Isso é um mecanismo normal cerebral nosso, fazemos a coisa sem pensar no que estamos fazendo.

Você precisa de um treinador

Procure um treinador experiente, peça para ser avaliado e treine exaustivamente sua técnica (além de não aguentar mais realizar os educativos).

Tiros palmares, paraquedas, sem técnica vão apenas ampliar o que já está ruim, então junto com seu treinador melhore sua técnica, ela é a pessoa mais preparada com dicas para ter mais resultados na natação.

Seja Elegante

Um nado eficiente é um nado elegante, se você nada de forma eficiente você nada, mais rápido consumindo menos energia, e saindo mais inteiro.

Consequentemente nadando mais rápido no seu percurso, seja mais lento nos treinos e mais rápido nas provas.

Não adianta querer chegar logo do outro lado da piscina e jogar água para tudo quanto é lado, se você nada parecendo um passarinho tomando banho, tá errado!

Nadar muito rápido resulta em piora da técnica e estilo.

Quantas bolhas você faz nadando?

As bolhas são excelentes indicadores de que você esta nadando bem ou mal, técnica ruim ou boa.

Quanto mais bolhas você faz mais lento você está e pior está sua técnica, as bolhas mostram que você está batendo na água ao invés de encaixar as mãos e alongar os braços.

Além disso as bolhas causam redemoinhos que criam arrastos hidrodinâmicos, então imagine em uma prova de 3000m o quanto você perde se debatendo na água.

Se você faz bolhas num treino com certeza  fará muito mais numa prova!

Quanto tempo eu levo para melhorar minha técnica?

Em uma semana de educativos nadando todos os dias já é possível percebermos as mudanças.

Se forem continuados os educativos conseguimos ver esse processo acelerar, mas dependerá de diversos fatores, inclusive de seu histórico esportivo e de sua consciência corporal.

Com o tempo vai ficando mais e mais simples e fácil aplicar a técnica correta.

E o que eu ganho por fazer isso tudo?

Eficiência, esse é o grande prêmio.

Faça o seguinte, nade de forma tranquila com a melhor técnica do mundo possível que você consiga aplicar e conte suas braçadas, após isso veja onde você está nesse comparativo na piscina de 25m:

-Nadador BOM
  atravessa 25m com 18-20 braçadas;
-Nadador MUITO BOM  atravessa 25m em até 15 braçadas;
-Nadador Excelente atravessa  25m com menos de 12 braçadas;

Isso significa que:

  • Se você nada 25m com 25 braçadas seu deslocamento é de 1 metro por braçada;
  • Se você nada 25m  com 20 braçadas seu deslocamento é de 1,25m, por braçada ou seja, 25% melhor!

Eu gostaria muito de saber quantas braçadas você faz por piscina e saber também se esse artigo te ajudou a melhorar na sua técnica! Comente, Compartilhe conosco sua experiência!

Artigo escrito por Mario Jorge Hilarino, responsável pelo Otreino.

 

Posts relacionados