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Dicas para natação

Dicas para natação

Dicas para natação
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A natação é um dos esportes aeróbicos mais eficazes e completos. Além de ser uma atividade excelente para quem quer emagrecer ajuda na tonificação completa dos músculos. Mas sem dúvida ter técnica e algumas dicas são certeiras para quem deseja praticar a natação de uma maneira eficiente e profissional.

O mais importante a se fazer é ter atenção redobrada em alguns pontos caso você queira melhorar a qualidade e desempenho do seu treino com natação. A grande maioria busca melhorar a técnica na hora de nadar, porque dependemos disso para aperfeiçoar nosso uso de energia, cumprir as metas e poder avançar com os treinos, além de possibilitar o aumento das nossas marcas cada dia mais.

As principais dicas são: saber que uma das melhores coisas na hora do treino na piscina é permanecer relaxados durante todo o tempo da atividade. Mais que nada temos que desfrutar, e o relaxamento faz parte da natação como atividade física. Não vai ajudar em nada se manter tenso, pois o cansaço e a fadiga dos músculos só prejudicam o rendimento do atleta. Só assim os movimentos aconteceram de maneira natural e seu esforço será muito menor (e isso é muito melhor!). Para tal é importante adquirir um domínio do nosso corpo e principalmente não ter medo da água. Outra questão fundamental é na hora de nadar manter uma postura bem reta, que deixe nosso corpo alinhado, isso influencia inclusive no modo de como nadar mais rápido.

Para quem está começando: é bom dar inicio com dois treinos por semana, e na medida que for avançando chegar a treinar 5 dias. Mais que isso não é aconselhável para quem não seja profissional, pois pode causar perda de peso e massa muscular.

Como nadar mais rápido?

Tente nadar a cada 50 metros com uma quantidade menor de braçadas do que está acostumado. Essa força gasta melhora o poder de mover o corpo com menos movimentos. Assim, a técnica fica mais favorecida, pois conseguimos um maior apoio em cada movimento. Além disso, dê a primeira braçada que após o impulso na parede da piscina sem respirar. Isso mantém a velocidade que pegou no impulso por mais tempo.

Aceleração das mãos dentro d’gua.

Comece o percurso da mão com pouca velocidade, tente sentir nelas a maior pressão possível. De pouco em pouco comece a acelerar. A mão deve ir na velocidade máxima no final de cada braçada.

Quando nadar de costas, mantenha a cabeça firme.

O nosso corpo é que deve girar sobre a cadeira. Quando nadar de costas mantenha o seu ombro no nível do corpo. Assim você consegue evitar lesões nos tendões, por exemplo.

Nas competições trabalhe sempre com velocidade.

Mesmo se você não for uma nadador de distancias longas, ou mesmo um triatleta. Isso possibilita que seja capaz de mudar o ritmo de maneira súbita ao final de uma competição, por exemplo. Também ajuda a deixar o sistema nervoso “ligado”.

Não se esqueça que o abdômen é fundamental na hora da pratica de um esporte como a natação.

Ele que permite que o corpo se mantenha na posição horizontal, reduzindo assim a resistência ao percurso provocada naturalmente pela forma do corpo.

Tenha sempre a ajuda de um profissional.

Vale lembrar que é somente com ajuda de profissionais que podemos render o melhor possível nas atividades. Além de corrermos menores riscos de lesões, o profissional nos possibilita alcançar de maneira mais eficiente nossos objetivos.

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