Qualidade de vida

Dicas para emagrecer e manter o peso ideal

single image

Já está comprovado que a prática regular de atividades físicas também é fundamental ao emagrecimento e a manutenção do peso saudável. É importante lembrar, entretanto, que a prática de exercícios por uma ou duas horas diárias não gera um aumento tão grande do gasto energético, a ponto de dispensar a necessidade de manter um controle da alimentação.

Ou seja, a atividade física isoladamente será ineficaz para promover a redução de peso. É preciso se preocupar também com a alimentação. A soma de hábitos alimentares saudáveis e a realização de atividades físicas regulares ajudarão efetivamente a perder peso e a não recuperá-lo.

Manter o peso dentro da faixa de normalidade é um grande desafio da vida moderna não só por uma questão estética. O acumulo de gordura pode levar a doenças como diabetes, hipertensão, aumento do colesterol, infarto, sobrecarga das articulações, aumentando o risco de lesões e também de problemas gastrointestinais como intestino preso e queimação ou refluxo.

As estratégias dietéticas para redução de peso e de gordura corporal são muitas e devem ser definidas individualmente. O plano alimentar precisa levar em conta as necessidades nutricionais diárias, as preferencias alimentares e os objetivos de cada pessoa. Muitas vezes o acompanhamento médico e psicológico deve ser realizado em conjunto com o acompanhamento do nutricionista.

Mudanças na rotina alimentar são de grande valor para o processo de emagrecimento e devem ser iniciadas quanto antes. Algumas recomendações servem para todos:

  • Tome café da manhã todos os dias;
  • Não fique muitas horas sem comer. Alimente-se a cada quatro horas;
  • O jantar deve ser a refeição mais leve do dia, com menor quantidade de calorias;
  • Tome pouco (um copo) ou nenhum liquido junto com a refeição;
  • Coma devagar. Mastigue bem e sinta o sabor dos alimentos;
  • Não coma andando, assistindo TV ou realizando atividades no computador;
  • Mesmos alimentos saudáveis, quando consumidos em excesso, levam a ganho de peso;
  • O jantar deve ser uma refeição menos calórica que o almoço; por isso consuma um menor volume de alimentos;
  • Mantenha uma alimentação saudável sempre, não exagere nos finais de semana. Não faça “negociações” com sua saúde como tomar somente líquidos no dia seguinte a um churrasco.

Posts relacionados