Alimentação

Dicas importantes sobre nutrição esportiva

single image

Dando sequência a nossa série sobre nutrição esportiva, com a especialista Eunice Barros, no texto de hoje vamos trazer alguns assuntos que deixam uma interrogação na cabeça das pessoas, os temas são Suplementos, aumento do peso, alimentação ideal pré e pós treino, jejum e proteínas confira abaixo o que a especialista recomenda:

O uso indevido de suplementos pode levar a pessoa a engordar. Muitos suplementos contêm grande quantidade de calorias e/ou carboidratos, como aqueles que são recomendados a atletas que tem grande gasto energético durante os treinos. Caso um indivíduo que não tenha um grande dispêndio de energia os consuma, ele pode estar ingerindo mais calorias do que aquelas necessárias, fato que pode o levar a engordar.

Para a alimentação antes do treino o ideal é que se consuma carboidratos, que vão gerar energia durante o treino. Se a refeição pré-treino for feita até 30 minutos antes, deve-se procurar ingerir carboidratos de alto índice glicêmico que são rapidamente absorvidos, como frutas, sucos e pães. Caso ela seja feita até 60 minutos antes do treino, deve-se dar preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce. Após o treino o corpo irá precisar novamente dos carboidratos, para repor a energia gasta, além de proteínas para restaurar a massa muscular. Logo após o treino pode-se consumir alimentos como: iogurte com cereais, sanduiche de queijo, etc.

Estar de jejum significa que não haverá alimento para servir de combustível para o corpo. Quando não há alimento, como o carboidrato, para o corpo transformar em energia ele irá recorrer a suas reservas de glicogênio, gordura e a massa muscular, entretanto esses não são tão eficientes na geração de energia. Portanto o indivíduo pode se sentir fraco durante o treino, provavelmente não terá um bom rendimento e além de perder massa magra, o que o torna mais propicio a sofrer lesões.

Podemos sim emagrecer com uma dieta baseada em proteínas, entretanto na maioria das vezes, os treinos são prejudicados. Os carboidratos, encontrados nos pães, nas frutas, nos cereais e nas massas por exemplo são a fonte mais eficiente de gerar energia ao corpo, já a proteína é uma fonte secundária que não é tão eficiente, portanto o paciente provavelmente não terá a energia necessária para realizar os treinos.

Eunice Barros

Nutricionista

Especialista em Nutrição Esportiva e Oncologia

CRN: 4 03100349-9

Atleta da HF Treinamento Esportivo

Eunice Barros

Nutricionista

Especialista em Nutrição Esportiva e Oncologia

CRN: 4 03100349-9

Atleta da HF Treinamento Esportivo

– See more at: https://www.treinus.com.br/blog/?p=2300##top

Eunice Barros

Nutricionista

Especialista em Nutrição Esportiva e Oncologia

CRN: 4 03100349-9

Atleta da HF Treinamento Esportivo

– See more at: https://www.treinus.com.br/blog/?p=2300##top

Posts relacionados