Transpire | Blog Treinus

Dicas sobre treinamento esportivo, saúde, qualidade de vida e muito mais

8 dicas imperdíveis de filmes motivacionais para atletas

Existem muitas coisas que podem trabalhar a motivação de um atleta. A sétima arte é uma delas, ou seja, existem muitos filmes motivacionais para atletas.

Mudanças climáticas, alteração de rotina, desanimo. Essas são algumas das causas da falta de motivação na hora de correr.

Atualmente, somos tão influenciados pelos produtos da arte, não é mesmo?! A sétima arte nos apresenta grandes filmes que podem ser ótimos para motivar atletas. Muitas são baseadas em histórias reais, outras ficções.

Separamos 8 filmes motivacionais para atletas que podem servir de inspiração e aumentar sua motivação.

Rocky (1976)

Esse é um clássico do cinema americano. Esse filme consagrou Sylvester Stallone como ator.

Uma curiosidade: ele também foi responsável pelo roteiro desse filme. Rocky é um filme que motiva atletas porque conta a história de superação do personagem rumo a sua superação.

No filme, dirigido por John G. Avildsen. Rocky, que é pobre, tem que ser muito persistente para correr atrás do seu sonho: triunfar nos ringues de boxe.

filmes motivacionais para atletas: Cena do filme Rocky Balboa

Seja Incansável como o Rocky.

Cinderella Man (2005)

O título em português é “A luta pela esperança”.

Essa também é uma história que tem um lutador de boxe como personagem principal. A narrativa mostra a volta ao ringue do personagem na busca para ser campeão mundial dos pesos pesados, nos anos 1930.

A maior mensagem desse filme talvez seja como as dificuldades podem nos dar força para seguir em frente. vale a pena!

filmes motivacionais para atletas: Cena do filme Cindrella Man

Nunca desistir, mesmo diante dos maiores problemas.

O atleta (2009)

Esse filme, lançado em 2009 é um drama biográfico com produção é americana.

A direção é coletiva e realizada por Rasselas Lakew e Davey Frankel, o filme narra a rotina de um etíope que corre pelas ruas de Roma e surpreende o mundo ao conquistar uma medalha de ouro nos jogos olímpicos.

Bilkila, o personagem principal é sem sombra de dúvidas um grande exemplo de motivação para corredores.

filmes motivacionais para atletas: Cena do filme The Athlete

Acreditando sempre.

Paratodos

Motivação não irá faltar nesse documentário.

O filme está disponível no netflix e mostra a rotina de oito atletas paraolímpicos brasileiros durante as olimpíadas de Londres, em 2012. Os medalhistas Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina e Yohansson Nascimento são alguns dos personagens desse documentário imperdível.

From fat to finish line.

Também do netflix, esse documentários pode motivar todo mundo a se superar. O filme mostra a jornada de 12 personagens obesos que aceitam o desafio de perder peso através da corrida (e acompanhamento nutricional).

A soma dos quilos perdidos passa de 500 kg e os personagens chegam a participar de uma maratona de revezamento.

Invictus (2009)

O filme se passa na época em que Nelson Mandela foi presidente da África do sul, e o que a história mostra é o caminho para a superação do apartheid através dos jogadores de rubby.

É muito motivadora a forma que os personagens estão comprometidos em unir a nação e ganhar a copa do mundo de 1995. Esse filme fala de perdão, paz e que a mente e a alma não tem fronteiras.

filmes motivacionais para atletas: Cena do filme Invicturs com Morgan Freeman e Matt Damon

Todos somos iguais.

Senna (2010)

Esse filme mostra a gloriosa história do corredor de formula 1 Ayrton Senna. O foco do filme é contar a história do brasileiro tanto sobre a dimensão familiar e profissional do nosso tricampeão mundial.

O episódio da morte de Senna, em 1994, também é mostrado no filme. Exemplo da nossa terra para nos motivar!

 

filmes motivacionais para atletas: Cena do filme Senna

Se inspire em heróis sempre.

Los dos Escobar (2010).

Esse filme se passa nos tempos de ouro do futebol colombiano.

A seleção do pais, liderada por Valderrama, Luis Alvares e Andrés Escobar era muito respeitada pelos outros países na copa dos Estados unidos, em 1994.

Infelizmente, o contexto do narcotráfico no pais também afetava o futebol. A grande mensagem motivacional é que mesmo em um contexto de dificuldade o esporte pode unir as pessoas.

 

Gostou das dicas de filmes motivacionais para atletas? Com certeza é uma excelente lista para maratonar no final de semana! Apesar de tudo, a motivação também pode ser treinada. Para você aprender mais sobre temos esse outro artigo sobre como treinar sua motivação. É só clicar para nunca desanimar mais de fazer qualquer exercício!