Práticas esportivas

6 dicas infalíveis para ter determinação no esporte!

single image

Ser atleta de elite em alguma modalidade esportiva é um anseio para muitas pessoas, contudo, como é possível chegar nesses resultados? É esforço, dedicação, acesso às oportunidades ou apenas sorte? O nome que você está buscando é a determinação no esporte, fator que agrega muitas condições, não só físicas, mas também mentais para ajudar o atleta na sua jornada!

Por acaso você sabe como é possível ter determinação no esporte, ou melhor, está de fato determinado a conseguir os resultados que deseja? Fique aqui, pois hoje vamos conversar um pouco mais sobre esse fator que alavanca muitas carreiras no meio esportivo!

O que é a determinação no esporte?

Essa palavra é muito comum no âmbito esportivo, contudo, você já parou para pensar nos possíveis sentidos que têm por trás da determinação? Alguns pensam que é apenas o foco, outros acham que são rotinas de treino rigorosas e planejadas, porém, o sentido ainda é mais amplo. 

A determinação no esporte é o seu objetivo aliado com dedicação, treino e paixão, logo, você alcançará seus resultados dentro dos seus limites, e talvez, o mais importante, compreendendo os erros, acertos e não desistindo no primeiro problema que surgir na sua rotina esportiva.

Ou seja, a famosa determinação no esporte não é apenas o desejo de virar um atleta de alta performance, mas sim os caminhos que irá seguir para chegar nos seus objetivos. E saiba que, para isso, muita força de vontade, rotina regrada e aceitação serão necessárias para chegar nos resultados.

Afinal, se alguém coleciona medalhas, troféus e tem os objetivos certeiros, ela conseguiu achar a determinação e a cada dia está aplicando técnicas e respeitando seu corpo para manter não apenas a performance, mas também os seus resultados.

Como encontrar minha determinação no esporte?

Agora que já conhece a determinação no esporte, é importante saber como encontrar a inspiração dentro de si e trabalhar corpo e mente para alcançar os devidos resultados. Segue logo abaixo 6 fatores que vão te auxiliar com o foco na prática esportiva: 

1. Acredite em si

Pode parecer algo batido, mas é de extrema importância acreditar no próprio potencial e que irá chegar nos resultados que definiu. A determinação no esporte não é apenas uma rotina regrada e treinos frequentes, mas sim o saber que vai conseguir e não vai deixar os objetivos de lado na primeira derrota ou no primeiro problema.

Ou seja, conheça as suas capacidades e tenha fé na evolução e acredite que a cada dia você está buscando o melhor de si para se tornar o melhor atleta que conhece!

2. Tenha um treinador que te apoie

Mais um ponto importante no dia a dia é o treinador ou assessoria esportiva estar ao seu lado em cada etapa. Evolução no esporte requer acompanhamento, então invista em um profissional de qualidade, aquele que não será apenas um técnico, mas um amigo e suporte que vai te auxiliar em toda sua carreira.

Afinal, é com o apoio que as barreiras são quebradas e assim você encontra novos horizontes e não tem medo de tentar, pois sabe que tem o apoio necessário para qualquer ocasião!

3. Estabeleça objetivos pontuais

Infelizmente, vivemos em tempos que tudo precisa ser feito para ontem, então se os resultados não chegarem em até uma semana, parece que algo deu errado no caminho. Contudo, como estamos falando de uma progressão no esporte, a determinação vai auxiliar a entender melhor o fator tempo e adaptação na rotina de exercícios.

Ou seja, não busque por resultados imediatos e estabeleça objetivos pontuais. Caso não consiga desenhar as possibilidades, uma avaliação física vai ajudar a entender quais são as etapas para chegar nos resultados.

Faça coisas simples como melhorar o rendimento no dia a dia ou até realizar um exercício em tempo reduzido. Pequenos passos é que ajudam a chegar em grandes resultados. E não esqueça de praticar atenção plena, pois ela vai ajudar no controle da ansiedade e do desejo de querer tudo de forma rápida.

4. Respeite seu corpo (e seus limites)

Cuidar do corpo é uma necessidade, então, para conseguir treinar, é necessário não estar cansado, bem alimentado e com disposição para progredir diariamente, ou seja, sempre respeite o seu corpo e seus limites para conseguir manter a estabilidade e melhorar um pouco a cada dia.

Performance esportiva é um desejo que está aliado com a determinação, porém, grande parte dos atletas acabam pensando que esses resultados podem ser alcançados com excesso de treino, então não queria sobrecarregar o seu treino para ter resultados milagrosos!

5. Tenha foco

Determinação está atrelada com o foco, logo, é muito importante que você tenha um plano e saiba como colocar em prática, ou seja, não minta para si e não arrume desculpas para faltar no treino por estar sem ânimo.

Essa dica está em conjunto com a necessidade do devido acompanhamento, então o treinador será um suporte para que você não perca tempo e consiga cumprir com o seu planejamento de forma produtiva e com grandes resultados!

6. Aprenda com os erros

Por fim, vai a dica mais importante, e provavelmente a mais difícil: aprenda com os seus erros. No meio esportivo, ainda mais se deseja virar um atleta de elite, é importante entender que erros e derrotas vão acontecer, porém, você precisa transformar cada um desses acontecimentos em aprendizados.

Não crie frustrações e saiba que cada acontecimento está construindo uma melhor versão de si, então não tenha medo de falhar. As práticas são maravilhosas, mas a determinação no esporte requer um esforço para não desistir no meio do caminho.

Em busca dos resultados

Agora você já tem as dicas necessárias para ir atrás da sua determinação esportiva, então sem desculpas para alcançar os resultados!

Tenha em mente que os processos irão tomar tempo, então se deseja alcançar objetivos que irão te levar à alta performance, saiba que o esforço não virá rápido. Conheça a realidade, adquira conhecimento em cada etapa e desenvolva suas habilidades semanalmente. Assim, você vai ser o melhor atleta que já conheceu!

Espero que tenha gostado do conteúdo! 

E não se esqueça de compartilhar esse artigo com os colegas atletas e nas redes sociais!

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados