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Os 7 maiores desafios das Assessorias Esportivas

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Como ter mais tempo e melhorar a qualidade de vida, sua e de seus clientes?

Hoje, se você perguntar a um profissional de educação física, dono de uma assessoria esportiva, qual o seu maior desafio, fatalmente a resposta será: a falta de tempo. Mas como a gente sabe, o dia só tem 24 horas e daí a importância de fazer a gestão do tempo e ter uma boa ferramenta para ajudar na gestão do negócio.

Recentemente, a Treinus realizou uma pesquisa na qual identificou que, apenas 36% das assessorias esportivas do Brasil são de dedicação exclusiva ao negócio. Com isto, fica aquela sensação de que o dia deveria ter mais horas pra conseguir realizar tudo que é preciso. Mas por outro lado, precisa-se ter foco no que realmente importa para vencer os desafios do negócio.

Listamos abaixo os 7 principais desafios enfrentados pelas assessorias esportivas, mapeados ao longo dos últimos anos, através de pesquisas e avaliando o comportamento deste mercado em todo o país. Trouxemos algumas dicas que podem auxiliar na solução dos problemas e melhorar a gestão do seu negócio:

1) Acompanhar e Receber Feedbacks dos Alunos

Hoje temos várias formas de nos comunicar, não é mesmo? Podemos utilizar o telefone para uma simples ligação, e-mails, whatsapp para áudio, vídeo, imagem ou texto e diversos outros canais. Mas como registrar todas estas informações?

A comunicação com os atletas é um ponto de fundamental importância para as assessorias. Muitas delas enfrentam grandes problemas por não ter um canal definido acompanhar e receber os feedbacks dos alunos. Acaba que os dados se misturam, causam confusões e as informações ficam desencontradas.

Em tempo em que o cliente busca uma experiência inesquecível, a organização na comunicação é imprescindível.

O ideal para reduzir ao máximo esses impactos causados por essas dificuldades de comunicação é conseguir levar as comunicações dentro do grupo para um único local.

Ter um sistema para a organizar a comunicação com o atleta, fazer a gestão dos feedbacks do treinamento esportivo, auxiliará muito nessa questão.

2) Capacitar os treinadores da equipe

Manter uma equipe alinhada com o propósito da empresa é outro grande desafio. A medida que a assessoria cresce, também cresce o número de profissionais na empresa. O líder deve manter o time próximo e treinado, tanto com as metodologias de treinamento da assessoria, quanto com os procedimentos da empresa.

O papel do treinador vai além da prescrição de treinos aos alunos. É fundamental manter uma relação próxima do aluno ou atleta, afinal, antes de tudo ele é o cliente, não é mesmo?

Dentre as principais capacitações, temos:

  • Capacitar os treinadores quanto a metodologia de treino da equipe;
  • Treinar todos os colaboradores quanto a seus papéis e a forma de atendimento ao atleta, de maneira que gere uma experiência de valor e sucesso percebidos;
  • E principalmente, ensinar todo o time a utilização da plataforma de gestão, pois somente com uma ferramenta de gestão é possível medir e identificar pontos de melhoria ou cases dentro do time.

3) Crescer o número de alunos/atletas

Somente com uma estratégia bem definida, um sistema de gestão e ótimo atendimento é que uma assessoria consegue atingir o crescimento do número de alunos.

Hoje em dia, muito se confunde o papel das redes sociais na captação de alunos. Perfis de instagram, facebook ou whatsapp, não se sustentam sem uma estratégia. É preciso ter um plano de ação para cada ponto de contato com o cliente.

Uma marca reconhecida se faz com excelência no atendimento. As pessoas querem que as marcas superem suas expectativas. A jornada do cliente deve ser de encantamento.

É fundamental para as assessorias terem em seu banco de dados, as informações precisas dos atletas entrantes. Os dados corretos de cada aluno ajudam muito na organização do grupo.

4) Criação de Planilhas de Treinamento

Planilha de excel já é coisa do passado, né? Foi-se o tempo em que se usava ficha ou enviava planilha ao aluno via excel, e-mail ou de outra maneira. Nada pior do que o aluno receber uma planilha trocada, ter um feedback comentado que deveria ser de um outro atleta. É preciso acompanhar a tecnologia para permanecer no mercado, cada dia mais competitivo. 

Basicamente, toda nossa vida está no celular, app’s de banco, de lojas, supermercados, farmácia, hotéis, mobilidade, redes sociais, e-mails… Então, por que não, proporcionar que os alunos tenham acesso ao plano de treinamento esportivo personalizado com um clique?

Na plataforma Treinus, é possível criar planilhas de treino de corrida, natação, ciclismo, triathlon e de força, considerando o macrociclo, mesociclo e microciclo de forma simples e objetiva, de maneira individualizada dando o atendimento específico para cada aluno.

Do outro lado, o aluno, com o app instalado em seu celular, tem acesso aos treinos prescritos a qualquer hora e de qualquer lugar. Use a tecnologia a seu favor!

5) Inadimplência dos alunos/atletas

Provavelmente, muitos treinadores já passaram pelo constrangimento de ter que cobrar uma mensalidade atrasada de um aluno e este não gostou da abordagem. Mito ou verdade? Verdade! Mas como fugir desta situação desagradável?

Inicialmente, ter planos definidos. O recomendado é que se crie planos anuais, semestrais, trimestrais e mensais. A precificação dos planos deve ser condizente com o serviço que você presta e alinhada com o mercado. Por fim, ter alternativas automáticas de cobrança, como cartão de crédito e boleto, que tire o treinador da interlocução e profissionalize o formato de recebimento do cliente.

Diga adeus ao recebimento via dinheiro, transferência ou depósito bancário. Em pesquisa realizada pela Treinus, com alunos das assessorias esportivas de todo o Brasil, 78% dos alunos preferem utilizar o cartão de crédito como meio de pagamento de suas compras. Resta alguma dúvida de qual caminho seguir?

6) Organização/Gestão financeira

Ponto chave para superar os desafios das Assessorias Esportivas é a organização financeira. Por ser um negócio que geralmente começa pequeno, muitos gestores não separam as contas pessoais das contas da assessoria. E este é um grande risco para a saúde financeira e prosperidade do negócio.

Comece classificando os custos de maneira separada das contas pessoais. Sabemos que na rotina de uma assessoria temos custos fixos (como combustível, alimentação dos atletas, gelo, etc) e custos variáveis (confecção de uniformes, ações comemorativas, dentre outras) e a melhor maneira de gerenciar é através de um sistema que apresente o fluxo de caixa com contas a pagar e contas a receber, trazendo previsibilidade e gestão para o dia a dia.

Além disso, ter um sistema integrado é essencial. A gestão financeira dos recebíveis dos atletas fica controlada, com renovações de plano automáticas e sem dor de cabeça com inadimplência. Comodidade para o atleta, segurança para a assessoria.

7) Reter/Fidelizar os alunos/atletas

Manter seus clientes é um grande desafio das Assessorias Esportivas. Em todos os mercados as empresas buscam reter os seus clientes tendo assim uma boa receita recorrente.

No mercado das assessorias esportivas é comum ver atletas trocando de assessoria, seja por conta de valores, qualidade de serviço ou outro fator. Lembre-se que hoje, os clientes buscam marcas que estão ligadas a seus propósitos pessoais e que superem a expectativa na entrega de valor.

Ano a ano, aumenta-se a preocupação da população com qualidade de vida e bem estar e é justamente o que os clientes buscam ao contratar uma assessoria esportiva. É importante que a assessoria preze pela qualidade dos serviços prestados, tenha valores compatíveis com o mercado e trate o aluno de forma personalizada.

Não deixar o seu cliente insatisfeito nunca. Uma vez que ele fique insatisfeito não pensará duas vezes em trocar de equipe. Acompanhe sempre de perto as evoluções dos seus alunos. Acompanhar de perto não precisa ser fisicamente, mas manter uma relação estreita, com feedbacks constantes. Comunicação é a palavra de ordem!

Conseguimos ajudar com essas dicas? Acredito que com essas dicas iniciais, você já terá mais facilidade para gerenciar sua assessoria. Aproveite!

Traga sua assessoria para a Treinus.

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