Qualidade de vida

Depilação esportiva auxilia no dia a dia do atleta?

single image

Retirar os pelos do corpo é muito comum entre as mulheres e vem ganhando cada vez mais adeptos no meio masculino também. Mas para além da estética e dos padrões sociais, há outro objetivo em torno dessa prática: a depilação esportiva.

Mais difundida entre nadadores, corredores, ciclistas e outras modalidades do atletismo, esse tipo de depilação é feito em busca de trazer benefícios para a performance do atleta. É o que diz a profissional de educação física Maria Cecília: “Todo atleta, seja ele profissional ou amador, está sempre em busca de recursos que tragam benefícios para treinos e competições. A retirada de pelos não vai trazer grandes impactos, mas vai ajudar em alguns detalhes que podem fazer diferença.”, explica.

A melhora da performance, no entanto, está ligada a fatores diretos, que englobam treinos específicos e indiretos, como os recursos complementares, que somados a periodização vão auxiliar o atleta, a depilação é um deles, portanto contribui na performance.

Depilação esportiva traz mesmo benefícios?

De acordo com Maria Cecília, a depilação tem diversas vantagens, uma delas é por ser um recurso simples e prático e que pode trazer benefícios ligados ao cuidado com a pele e contribuir para os resultados. No entanto, para alcançar melhores resultados é necessário escolher qual o tipo de depilação ideal: lâmina, cera ou laser.

Para auxiliar na escolha, a personal indica procurar um profissional especializado para realizar uma avaliação e evitar possíveis problemas, como uma resposta alérgica, por exemplo. “A escolha de qual recurso utilizar vai depender muito do atleta, tipo de pele ou mesmo o que encaixa na sua rotina. Pessoas com muitos pelos são mais propensas a ter assaduras após exercícios longos e extenuantes. Os pelos provocam mais atrito com a pele, que acaba ficando vermelha e dolorida. A dor provocada pelas assaduras pode comprometer o desempenho do atleta, sendo esse mais um fato que justifica a depilação.”, recomenda Maria Cecília, enquanto ressalta que além das vantagens já citadas e de deixar o corpo leve e bem cuidado, a retirada dos pelos ajuda no bem-estar e consequentemente no rendimento. Veja alguns exemplos:

Redução do atrito

Os pelos provocam mais atrito na pele que acaba ficando vermelha e dolorida. Sem pelos, menos atrito.

Auxílio na cicatrização

A  limpeza dos ferimentos é mais simples e bem menos dolorosa quando a pele está depilada.

Ajuda na termorregulação

A transpiração é a maneira como o organismo reage ao aumento da temperatura corporal. Ela vai umidificar e deixar a pele mais fresca, impedindo o mal-estar provocado pela alta temperatura e desidratação. A pele depilada tem mais facilidade em evaporar o suor, o que contribui para que esse processo ocorra com mais rapidez.

Melhora no aproveitamento de massagem

Os benefícios da prática são potencializados quando o corpo está depilado. A pele lisa facilita a aplicação e manuseio dos produtos no corpo, tornando os movimentos mais precisos e eficientes. 

Melhora do bem-estar e liberdade de movimento

Algumas mulheres também se sentem incomodadas com a presença de pelos e acabam evitando exercícios ou movimentos que exigem mais amplitude de movimento, isso pode gerar tensão e redução de qualidade do gesto motor e acabar comprometendo o rendimento. Segundo a profissional, atletas relatam se sentir mais confortáveis e livres com a pele depilada.

A depilação esportiva em cada modalidade

Existem diferentes motivos para a remoção dos pelos do corpo de acordo com cada esporte. Para Maria Cecília, três modalidades se destacam na depilação esportiva:

Nadadores

Os nadadores de competição costumam depilar todo o corpo e há uma boa razão para isso. Maria ressalta que estudos mostram que a remoção dos pelos do corpo tem um impacto direto e significativo no desempenho. Segundo ela, um estudo conduzido pelo American College of Sports Medicine comparou nadadores recém depilados com um grupo de controle na piscina. Enquanto realizavam a braçada de 400 jardas (≈366m) com 90 % de esforço, os atletas sem pelos tiveram uma redução no lactato sanguíneo, uma diminuição do VO2 e um aumento no comprimento da braçada.

Corredores

Os segundos contam muito nesse esporte e a pesquisa aponta o benefício para esse recurso na corrida. “Um artigo no Journal of Medicine and Science in Sports and Exercise demonstrou que uma economia de tempo de 0,01 segundo nos 100 m e 5,7 segundos ao longo de uma maratona pode ser alcançada pela remoção de pelos.”, explica Maria.

Ciclistas e outros esportistas

Já para os demais esportes depilar pode ser uma medida preventiva para tratar ou diminuir assaduras e erupções cutâneas, por atritos peculiares de cada esporte e até mesmo tratamento de feridas e escoriações (lesões) causadas por acidentes. Os ferimentos podem acontecer e uma pele sem pelos é mais fácil de higienizar e tratar. Além disso, a pele lisa auxilia no melhor aproveitamento de massagem, que está ligada a boa recuperação do sistema músculo esquelético e vascular.

Por fim, a educadora física também ressalta que não há contraindicação para a depilação, a menos que haja algum histórico de enfermidades na pele. Nesses casos, deve-se procurar um dermatologista para avaliação diagnóstica. Quanto à indicação sobre a depilação esportiva, Maria dá a dica: “Procure fazer aquilo que lhe dê maior conforto, teste e perceba se muda algo para você. Se não fizer diferença, tudo bem. Mas se perceber algum desses benefícios, é mais um recurso em busca dos seus objetivos.”, finaliza.

Sobre a profissional

treinadora Maria CecíliaMaria Cecília tem 32 anos e é natural de Carmópolis de Minas. É Profissional de Educação Física Licenciado/Bacharel pela Faculdade Presbiteriana Gammon (Lavras-MG). O esporte sempre esteve presente em sua vida, desde o começo quando jogava futebol. Hoje em dia busca incentivar e ajudar pessoas a mudarem sua vida através do exercício físico e esporte.

Maria Cecília também é Treinadora de Corrida, Atleta amadora de Corrida de Rua e Cicloturista e Proprietária da Fit Studio – Treinamento Personalizado Localizado em Cachoeira do Campo Distrito de Ouro Preto – MG.

Referências

Vilas-Boas (2001). Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, vol 1, pp 65-72

Why Atheletes Remove Body Hair

Deixar um comentário

Fique tranquilo que não publicamos o seu endereço de email.

Posts relacionados