Práticas esportivas

Cuidados com as atividades físicas no verão

single image

O mês de dezembro vai chegando ao final e com ele inicia-se um forte calor em decorrência da entrada da estação mais quente do ano, o verão. A alta temperatura característica desse período surge como mais um obstáculo para a prática de atividades físicas. Mas o calor não deve ser encarado como uma barreira para realização dos exercícios, basta que se tome alguns cuidados que será muito prazeroso o seu treinamento.

Um dos principais cuidados que se deve tomar para a realização de atividades físicas, isso não somente no verão, mas no ano todo é sempre ter a sua atividade  acompanhada por um profissional de educação física.

O uso de roupas mais leves ajuda a diminuir a sensação de calor. O horário de treino também de deve ser levado em consideração, os especialistas recomendam que o treino deve ser realizado antes das 09:30 ou após às 16:30.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), que para se garantir um treino seguro a umidade relativa do ar deve estar entre 45% e 50% e a temperatura ambiente não deve passar dos 29º.

Com relação a hidratação, os especialistas aconselham a ingestão de 200ml de água 40 minutos antes da atividade e mais 200ml a cada 20 minutos de prática. Atividades com duração acima de 90 minutos é aconselhável a hidratação com bebidas esportivas ou água de coco.

Bons treinos!

Henrique Souza
Treinus

Posts relacionados