Práticas esportivas

Crossfit é para todos? Confira as características da prática e quais as condições para começar!

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Uma nova opção popular nas academias são os treinos de crossfit. Caracterizado por ser um programa de treinamento para melhorar o condicionamento físico, a prática é feita com exercícios funcionais para que seja possível alcançar o objetivo.

Ou seja, se você está buscando melhorar resistência cardiorrespiratória e muscular, ou apenas aprender (e otimizar) habilidades de força, flexibilidade, agilidade, precisão, coordenação e equilíbrio, o crossfit é a prática ideal para a sua rotina!

Quer conhecer um pouco mais sobre essa modalidade, características de prática, benefícios e para quem é indicado? Confira abaixo todas as informações!

O que é crossfit?

Originado nos Estados Unidos, a prática de crossfit foi desenvolvida por Greg Glassman, ex-ginasta que estava insatisfeito com os métodos de treinamentos físicos. O novo esporte é caracterizado pela mescla de treinamentos funcionais, ginástica, atletismo e levantamento de peso, tudo isso em nível intenso para alcançar os objetivos propostos.

O propósito em desenvolver o condicionamento físico é um ponto relevante do crossfit, pois não existem focos em regiões específicas, o treino atua no corpo de forma geral, por isso chama atenção de muitos praticantes.

Inicialmente, os treinos tinham como público as forças armadas americanas (policiais) e, logo depois, foi para bombeiros e militares. Com o crescimento ao longo dos anos, hoje o crossfit é uma modalidade de cunho popular para quem deseja combater o sedentarismo e definir a musculatura corporal.

Características do crossfit

Como dito anteriormente, o crossfit é um treinamento com foco em melhorar o condicionamento físico, ou seja, ele é pensado para trabalhar de forma geral todos os grupos musculares do corpo para que tenha harmonia como um todo. Além de atingir um estado físico completo, é possível, através do crossfit, preparar o corpo para qualquer outro tipo de atividade ou esporte.

Para além disso, ele possui características específicas que compõem os treinos. São três etapas para compreender a cadência dos exercícios, e você confere um pouco mais sobre cada uma a seguir:

1. Aquecimento

Parte inicial de qualquer tipo de treino, o aquecimento serve justamente para preparar o corpo para o circuito do dia. Além de diminuir o risco de lesão, é possível gerar ânimo e ter o gás inicial para as atividades.

2. Técnica

Antes de ir para o circuito de fato, é importante conhecer a técnica, sendo assim, a segunda etapa serve para aprender ou aperfeiçoar alguns exercícios que serão praticados em seguida. Ou seja, existe fundamento e preocupação com os praticantes para que a aula seja eficiente e não feita de qualquer jeito!

3. Treino do dia (WOD)

Traduzido do inglês Work of Day, o treino do dia é o circuito a ser executado. O WOD será o momento para executar as técnicas aprendidas de forma intensa, com bastante repetição e tempo contado. Dependendo do dia, o descanso é ativo, então nada de ficar parado durante a recuperação!

O crossfit é um grande compilado de diversas técnicas e modalidades, sendo assim, cada dia terá um treino diferente, mas todas as aulas terão o objetivo de trabalhar o condicionamento e levar o praticante a superar seus limites.

Quais são os benefícios do crossfit?

Praticar crossfit não irá apenas definir a musculatura do corpo e ajudar a emagrecer, é possível ter uma série de benefícios ao inserir essa modalidade na sua rotina esportiva. É comum associar a prática a atletas fortes e com alto rendimento, mas saiba que para aproveitar, basta começar e perceber os impactos positivos na sua vida. Os mais comuns são:

  1. Resultados rápidos e eficazes.
  2. Ganho de massa magra e redução da gordura corporal.
  3. Construção e tonificação de músculos.
  4. Queda de estresse, ansiedade e outros problemas mentais.
  5. Trabalho de várias aptidões físicas.
  6. Consciência corporal.
  7. Melhor relação com a autoconfiança e autoestima.
  8. Maior disposição para as tarefas do dia a dia.
  9. Mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
  10. Te incentiva a ser uma pessoa melhor.

Crossfit é para todos!

Ao se deparar com as características e benefícios do crossfit, algumas pessoas podem ter medo de começar, pois acham que a prática é para um grupo específico de atletas. Mas saiba que, independentemente de sexo, idade ou porte físico, o crossfit é bem-vindo na rotina esportiva de todos!

No percorrer dos treinos, será possível desenvolver todas as capacidades físicas necessárias para executar os exercícios, então, se você tem desejo e força de vontade de estar nessa modalidade, você consegue se adaptar e ter os devidos resultados!

Todas essas características são consequências de um planejamento bem executado e que conquistou muitos adeptos ao longo dos anos. A popularidade fez com que muitas academias ingressassem com essa modalidade, então também pode ser uma prática acessível no seu bairro ou cidade!

Vale ressaltar que para fins de cuidado e evolução de acordo com o seu perfil, tenha o devido acompanhamento profissional!

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