Práticas esportivas

Conheça o Cross Pilates, modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos

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Uma modalidade que trabalha com padrões de movimentos funcionais e fortalecimento dos músculos mais profundos está em alta no mundo esportivo. Conhecido como Cross Pilates, a prática une o Pilates Clássico e o Treinamento Funcional. O crescimento desta prática vem sendo tão expressivamente que fez o Clube de Regatas Flamengo implantá-la com o objetivo de acelerar a reabilitação e melhorar o desempenho dos seus atletas.

Diante dessa nova tendência, conversamos com a fisioterapeuta e sócia de um estúdio de Cross Pilates, Tatiana Tramontina, para conhecermos a fundo a modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos. “O Cross Pilates se tornou o complemento que faltava nas minhas aulas, consegui avançar mais os meus alunos e reabilitar mais rápido meus pacientes de pós-operatório. Isso porque com o treinamento funcional aliado a base do Pilates, consigo agregar valor funcional a vida de quem atendo, melhorando as dores e a postura. Vejo como eles estão realizados com o avanço que cada um tem na sua proporção e limitação”, conta Tramontina.

Mas afinal, o que é Cross Pilates?

Como dito anteriormente, a prática de Cross Pilates é a junção entre o Pilates clássico e o treinamento funcional. As aulas têm duração de 45 minutos e podem ser feitas até cinco vezes por semana. Se você é aquela pessoa que foge de exercícios monótonos, então tem tudo para gostar dessa prática. “A cada aula tem mudança de treino, o aluno nunca sabe qual aparelho e/ou exercício vai praticar no dia. Tem pessoas que trocam a musculação e mantém somente o Cross Pilates por ser um método completo”, explica a fisioterapeuta.

No decorrer das aulas são utilizados aparelhos específicos, semelhantes aos usados no Pilates Convencional. Porém, são feitos de aço, mais robustos e fortes, em decorrência da intensidade dos exercícios. Também são utilizadas cargas externas como kettlebell, anilhas, pesos, corda naval e TRX. Além dos acessórios mais conhecidos como as bolas e as faixas elásticas.

“No Cross Pilates, por ter como complemento o treinamento funcional, são trabalhadas mais repetições e variações dos exercícios, sempre respeitando a base e a especificidade de ambos, aplicando cargas externas e exercícios mais avançados”, ressalta a profissional. Ainda de acordo com Tramontina, não existe contraindicação para a atividade, contanto que não haja nenhum impedimento médico. Seja criança, idoso ou pessoas com alguma patologia que não possa ter impacto.

Quais os benefícios do Cross Pilates?

São diversos os impactos positivos que o Cross Pilates promove na vida de um atleta. A seguir, a fisioterapeuta Tatiana Tramontina listou os principais benefícios. Confira!

Infográfico contendo os benefícios do cross pilates

1.    Emagrecimento

Devido a intensidade diferenciada do método e a colaboração do praticante com outros hábitos saudáveis, um dos benefícios para aqueles que estão acima do peso é o emagrecimento.

2.    Conexão de mente e corpo

O Cross Pilates gera no praticante uma consciência corporal diferenciada, pois os comandos verbais durante a sessão facilitam na percepção do próprio corpo.

3.    Fortalecimento Muscular

A modalidade trabalha os músculos mais profundos, prevenindo possíveis lesões, melhorando assim o tônus muscular.

4.    Melhora da Postura

Com a evolução e fortalecimento da consciência corporal, a postura do aluno melhora consideravelmente. Ele consegue ter força para sustentar sua postura durante o período de trabalho, por exemplo.

5.    Ganho de Mobilidade e Flexibilidade

O Cross Pilates trabalha com exercícios que visam o ganho de mobilidade articular, para que o praticante consiga se movimentar melhor e com mais amplitude. Também há ganho de flexibilidade devido aos alongamentos dinâmicos e estáticos, produzindo no indivíduo melhora dos encurtamentos musculares.

6.    Redução de dores  

O método é ideal para pessoas com problemas de coluna devido à falta de impacto. É possível fortalecer músculos específicos e consequentemente reduzir as dores causadas pelos problemas na coluna, bem como ajuda na redução de dor muscular e articular.

7.    Resistência Cardiorrespiratória

A respiração é bastante trabalhada no Cross Pilates. Isso faz com que o praticante consiga melhorar a resistência e performance cardiorrespiratória para determinados esportes e algumas patologias específicas.

Como o Cross Pilates auxilia os atletas de alto rendimento?

A trajetória de um atleta profissional é acompanhada por lesões musculares, articulares, ósseas e ligamentares. É difícil encontrar um esportista que não sinta uma dor sequer. Na verdade, a maioria tem diversas histórias nesse sentido. Mas o que fazer quando isso acontece? E, pior ainda, quando isso acontece às vésperas de uma competição ou de uma partida decisiva?

O jogador de futebol Ederson Honorato e o ginasta Ramirez Pala já recorreram ao Cross Pilates para acelerar o processo de reabilitação do joelho e do tornozelo, respectivamente. “Por se tratar de um método que respeita os padrões funcionais, conseguimos trabalhar durante o processo de reabilitação a estabilização muscular e a mobilidade das articulações específicas. Fazendo a reabilitação se tornar mais rápida e menos desconfortável, pois será tratado olhando o paciente como um todo e não somente a lesão específica”, esclarece a fisioterapeuta Tramontina.

O que muita gente ainda não sabe sobre o Cross Pilates?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge cerca de 35% das mulheres com mais de 40 anos e 40% das gestantes. Isso leva a concluir que essa condição se trata de um problema de saúde pública. O Cross Pilates é uma excelente ferramenta tanto para a prevenção da incontinência urinária quanto na fase de tratamento. “O método fortalece a região do CORE, o centro do nosso corpo, incluindo também os músculos do assoalho pélvico. Quem começa a praticar sem nenhum problema relacionado a incontinência, realiza um trabalho preventivo, mas quem inicia com essa questão sente muita diferença a curto prazo, melhorando a qualidade de vida de ambos os sexos”, pontua a profissional.

Segundo a fisioterapeuta, outro ponto que a prática de Cross Pilates pode ajudar diz respeito à sexualidade. Isso porque o trabalho de mudança postural, fortalecimento muscular, ganho de mobilidade e melhora do corpo como um todo, inclui melhora na autoestima, aumento da libido e da força nos músculos do assoalho pélvico, o que reflete em maior disposição e energia.

A prática do Cross Pilates pode mudar vidas?

Um jovem de 25 anos que sofria de severas dores na coluna viu sua vida mudar após buscar atendimento no estúdio, no qual Tatiana é sócia. “Ele sofreu vários traumas na coluna vertebral, desde a cervical até a lombar, estava com hérnia de disco, protusão discal e muita dor. Com quatro meses de tratamento com o Cross Pilates ele voltou a uma consulta médica de rotina e o que parecia impossível, pelo grau de lesão, aconteceu. Ele não sentia mais dor e nunca mais havia tido crises de travar a coluna. Só quem sabe o tamanho de uma dor de coluna consegue mensurar como ele estava feliz. Chegou abraçando a mim e meu sócio, com tanta gratidão e felicidade. São em casos assim que percebo cada dia mais como o Cross Pilates é um caso de amor e qualidade de vida para quem começa a praticar”, relata emocionada.

E não para por aí! O Cross Pilates também pode ajudar nos cuidados com a saúde mental. Pessoas que sofrem com ansiedade, depressão, compulsão alimentar, hiperatividade, entre outros problemas que não sejam síndromes que afetam a capacidade de raciocínio, também se beneficiam com a modalidade. “Isso acontece devido a conexão entre mente e corpo, a liberação de hormônios do bem-estar e a interação com outras pessoas”, explica ela.

Para quem ainda não conhece o método, o ideal é experimentar uma aula. Os exercícios praticados seguindo a orientação do profissional e respeitando os padrões de movimento farão com que o praticante sinta melhora em vários aspectos da vida!

Sobre a profissional

Fisioterapeuta Tatiana TramontinaTatiana Tramontina ou simplesmente Tati, como é carinhosamente conhecida é formada em Fisioterapia e sócia de um estúdio de Cross Pilates, localizado em Caçador (SC). Ela também se dedica ao programa “Destrava Mulher” que consiste em potencializar a performance sexual feminina. No tempo livre, Tati gosta de ler e assistir séries sobre relacionamentos, mas também adora entrar em contato com a natureza, não é à toa que ela é apaixonada pelo pôr do sol e pela lua. Siga @tati_tramontina e amplie seus horizontes!

Referência

Incontinência urinária afeta a vida de mais de 10 milhões de pessoas no País

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